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Escapamento 4x1

Escapamento do motor boxer

Escapamento do Motor Boxer

Muitos gostam do barulho do motor boxer, outros querem abafar aquela “máquina de costura”, mas todos querem ter um som presente no seu buggy. Respeitados os gostos de cada um, algumas coisas devem ser  observadas, quando se coloca um coletor de descarga e os abafadores.

Por Que o 4×1?

Bruce Meyers dizia que as descargas tipo 4×2, utilizadas originalmente no Manx e, aqui no Brasil, no Gurgel e em alguns buggies, roubam potência do motor, embora possam ter um som bonito. Para ter o equilíbrio perfeito entre todos os cilindros, é preciso que o coletor de descarga seja do tipo 4×1. Todos os cilindros levando a um único lugar. Este é o primeiro ponto.

O segundo ponto, é que todos os tubos devem ter o mesmo comprimento e, se possível, as mesmas curvas. Isso é complicado no motor boxer,  mas os melhores fabricantes chegam muito perto disso.

No ponto de encontro dos quatro tubos, cada um de um cilindro, deve existir um coletor de todos os tubos, que organize os gazes para sua trajetória final. A saída deste coletor deve ter um tubo cuja área é o dobro da área de cada tubo individual, para não causar restrição no fluxo dos gases.  Atenção, dobro da área, não do diâmetro! 

Na figura a seguir, uma peça da Magnaflow para este tipo de coletor. Neste caso, cada um dos tubos mede 1,75″ de diâmetro e o de saída mede 3″. Internamente, tem uma espécie de pirâmide para que os gases tenham um caminho mais fluído.

Como há uma ordem na explosão e consequente da exaustão dos cilindros, o fluxo de cada coletor acaba auxiliando a “puxar” o fluxo do seguinte, desde que haja aquela pirâmide ali dentro e não haja colisão dos gases.

Misturador de coletor 4x1 Magnaflow
Misturador Magnaflow

O primeiro fabricante brasileiro a usar o 4×1, foi a Puma, com um coletor que fazia uma volta grande na lateral do motor, para acomodar um silencioso (abafador). Até hoje existe este tipo de coletor com abafador, conhecido como “escapamento  Puma”, “escapamento dimensionado”, “escape esportivo”…. Segundo o Nil, este é um tipo muito silencioso e nos buggies nordestinos é utilizado um similar, um pouco mais livre e mais elevado em relação ao solo.

No Velho’73, foi colocado um coletor da Truck, fabricante de escapamentos para a Divisão 3 (quer saber um pouco mais sobre o que foi a Divisão 3? – neste link um resumo.),  A corneta original usei apenas em um encontro de buggies, mas era exagerada demais… A saída tinha sido fazer uma curva e colocar um silencioso no caminho. Mas, ainda assim, ficava muito para trás do buggy. A solução definitiva foi alterar o ponto de encontro dos gases, colocando-o para cima e fazer um caminho um pouco maior, colocando a mesma corneta original, agora com um miolo de fibra de vidro para amaciar um pouco o barulho. Ficou muito bom!

E os 4×2?

Ok, não é um pecado mortal manter o escapamento do motor boxer 4×2 em buggies, embora, como já comentamos, haja uma pequena perda de potência com o uso deste tipo de escapamento.

O que precisamos levar em conta, principalmente em buggies que andam em trilhas e dunas, é a distância do solo. 

Originalmente, o Fusca tem o coletor dos cilindros 1 e 3 passando por baixo do motor. Claro que, em um buggy, isso vai criar uma redução do vão livre, além de ser mais fácil de danificá-los.

A Gurgel colocou em seus veículos com motor boxer, um coletor onde estes tubos saíam na lateral do motor, como eram os primeiros Dune Buggy Meyers Manx. Ok, não é exatamente pela lateral, pois poderia atrapalhar na hora de tirar a tampa para regulagem de válvulas. Mas não passa sob o motor.

Coletor de Escapamento de Kombi

Aqui falamos do motor boxer injetado. Como tem a presença  da sonda lambda, tornou-se necessário fazer um coletor 4×1 e aumentar o tubo de saída.

Este aumento deu-se com uma volta por trás do motor até chegar onde fica o catalisador. Claro, não temos o boxer injetado (na maioria das vezes) então não precisamos da sonda e podemos colocar o escapamento por ali mesmo. Ou colocar direto na lateral. A criatividade manda.

Na imagem a seguir, mostramos o escapamento do motor boxer do Buggy Farina 1600 com o coletor da Kombi injetada. Repare que não há comprometimento do vão livre e ele ficou muito bem instalado, com um pequeno e eficiente silencioso.

A propósito, este é um dos mais bem fabricados buggies que o Planeta viu pessoalmente.

Em Fusca Baja ou Gaiolas

Neste dois tipos de veículos, o espaço superior no motor é mais livre, normalmente, que em um buggy. 

Então, dá para colocar um escape para cima, criando um visual bem diferente, como o que podemos ver no baja abaixo, cuja construção está mostrada nesta página.

Outras Coisas a Considerar

Se estás reformando o buggy e tens intenção de fazer um novo parachoque traseiro, por exemplo, é bom fazer a instalação do coletor e silencioso antes disso, para saber exatamente qual o espaço disponível.

Assim, uma gaiola para o motor, que é muito utilizada atualmente, pode ser feita sem problemas.

E os Suportes?

Normalmente, os suportes do sistema de descarga do boxer é totalmente feito no próprio sistema. Ou seja, ele apoia-se apenas no motor e nele mesmo.

Isso pode trazer alguns inconvenientes ao uso em trilhas muito pesadas, forçando estes pontos.

A solução é apoiar a parte final no chassi (caso dos buggies com chassi tubular) ou na gaiola de proteção do motor. Será necessária a instalação de uma secção flexível para que não seja transmitida a vibração do motor para a estrutura do buggy e para que não ocorram quebras indesejadas.

Quer Saber Outras Coisas Sobre Mecânica?

O Planeta Buggy tem uma compilação interessantes de dicas e informações sobre mecânica de buggies, principalmente sobre o motor boxer.

Dá uma olhada nesta página! Tem apostila em pdf sobre o motor boxer, dicas para deixar o buggy parado no inverno, polir rodas e muito, muito mais.

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Este post tem 4 comentários

  1. Chevas

    Quando eu estava projetando o meu buggy, cheguei a este modelo abaixo, caso ele fosse motor boxer:
    https://i.imgur.com/U8SijXp.jpg

    Era o mais acessível e que me satisfazia em aparência. Não sei como é o barulho dele, mas não deve ser muito silencioso. Agora, o ideal seria isso:

    https://i.imgur.com/Gbw3ggd.jpg

    Bonito e eficiente, porém caro. Mas existem muitos outros tipos:
    https://i.imgur.com/kgU7Rhg.jpg

    Um pouco depois, descobri este estilo, que me agradou muito:
    https://i.imgur.com/6dtObkq.jpg

    É um 4×1, mas depois esse “1” se divide em 2 saídas. Ficou muito bonito e deve ter um barulho muito legal, sem ser alto.
    []’s

    1. Beco

      por enquanto, este post está privado só para administradores e moderadores. Não quero deixar só o motor boxer neste post. Manda alguma foto detalhada do teu escapamento!

      1. Chevas

        Respondendo a sua pergunta no e-mail que recebi, o meu é amarelo, sim, mas não é este da última foto. O meu não tem motor boxer. Vou ver as melhores fotos que eu tiver do escapamento e posto aqui.
        [] ‘s

        1. Chevas

          Então, seguem umas fotos do meu escapamento. Pra quem não sabe, o meu motor não é boxer, mas um EA111 1.4L flex, da última Kombi ou do Fox. Nesta primeira foto, com o motor fora, dá pra ver todo ele:
          https://imgur.com/HoGIo1z.jpg
          Ele veio assim , menos este elemento que imita um catalisador. Eu que mandei colocar para tentar diminuir o barulho:
          https://imgur.com/qi5aJlV.jpg
          Este era o silencioso que veio nele, era praticamente um tubo reto por dentro:
          https://imgur.com/MmRnuXU.jpg
          Coloquei este genérico lá na Guarany Escapamentos, para substituir, pois tem câmaras por dentro, e uma curva toda nova:
          https://imgur.com/x4Azwau.jpg
          Pintado:
          https://imgur.com/MvsXl7X.jpg
          Colocado:
          https://imgur.com/WLGgdqb.jpg

          Por enquanto está bom.
          []’s

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