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Elétrica em Buggy – Conceitos e Esquemas

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Elétrica em Buggy – Um Pouco de “História”

No final dos anos 80, já cansado dos problemas elétricos do Glaspac e as dificuldades de fazer a manutenção na parte dianteira dele, tendo que cortar fios cada vez que tinha que tirar o capô, resolvi fazer uma fiação elétrica toda nova.

Naquela época não existiam chicotes customizados prontos para vender e a solução foi partir do zero.

Com o auxílio de um eletricista recém saído da Escola Técnica (os velhos não queriam fazer), fizemos o serviço, incluindo soquetes para liberar toda a parte que fica presa ao painel (que faz parte do capô) e facilitar a manutenção.

A caixa de fusíveis original do Fusca, abriga apenas oito fusíveis e são de cerâmica, muito ruins e com contatos pobres. A solução mais adequada, na época, foi usar uma caixa de fusíveis de Chevette, com dez fusíveis.

Todas as ligações da caixa de fusíveis do Chevette são feitas pelas laterais, então não precisa ter acesso na parte de trás da caixa. Isso possibilitou a fixação direta dela na parede “corta fogo” do Glaspac, tendo todo o acesso embaixo do painel. 

Fixação da Caixa de Fusíveis

A melhor maneira de fixar uma caixa de fusíveis é com parafuso e porca, auxiliado por arruelas de pressão (como todos os parafusos de um buggy). Prefira os de aço inoxidável, por motivos óbvios ou, pelo menos, zincados.

Caso não seja possível a utilização de porca/parafuso, use um auto-atarrachante ou cole uma peça de madeira de tamanho adequado na fibra, com cola epóxi e aparafuse a caixa de fusíveis nela (para colar peças com epóxi sobre fibra de vidro é recomendável a raspagem do local, para permitir uma união perfeita).

Atualmente existem porcas especiais que podem ser fixadas com um rebitador especial em furos feitos na fibra.

Os fios são levados aos pontos onde energizarão os componentes do buggy, através de condutores plásticos (“espaguetes”) devidamente fixados em alguma parte da carroceria com abraçadeiras plásticas. Tente mantê-los escondidos, mas acessíveis para manutenção.

Os fios (bitola) devem ser escolhidos de acordo com sua utilização. As cores são por sua conta, mas identifique sempre as extremidades com algum tipo de etiqueta, para facilitar seu trabalho, já que os fios estarão dentro dos condutores. Eu utilizei fio preto para aterramentos.

Se pretender utilizar faróis auxiliares ou mesmo os principais biiodo, ou buzinas não originais do fusca, é preciso a colocação de relés específicos para estes equipamentos, sob pena de derreter a caixa de fusíveis ou o botão da buzina (por esta eu já passei!).

Coloque uma Chave Geral

A concepção da instalação elétrica em buggy, é extremamente simples, mas exige cuidados especiais.

Como é um veículo aberto, bastante atraente para crianças, tenha sempre uma chave geral de sua instalação, sob pena de ficar sem bateria, quando descobrir que ficou toda a noite com os faróis ligados.

No Glaspac, decidi colocar toda a instalação, inclusive as sinaleiras, no contato de ignição da chave, somente permitindo qualquer ligação com o veículo ligado – solução extrema, mas funciona – na última reforma, coloquei uma chave geral na bateria, que é mais prático).

Espero que estas pequenas dicas de elétrica em buggy sejam de algum auxílio. 🙂

Esquemas Elétricos

Os desenhos esquemáticos mostrados a seguir, foram “extraídos” de um site muito interessante: dune-buggy.com. Mostram o circuito básico e os outros de um fusca com 12 fusíveis. O meu tem só 10, mas as luzes alta e baixa ocupam somente dois fusíveis, enquanto este esquema tem um fusível para cada luz baixa e um para cada luz alta, totalizando quatro. 

Isto pode ser interessante para buggies que costumam andar fora de estrada, ou viajar à noite, uma vez que duplica a segurança quanto à parte elétrica de iluminação.

Alternador

Se teu buggy tem alternador, a ligação elétrica é um pouco diferente,  já que não temos aquela infame caixa de relé.

Elétrica em Buggy
Elétrica em Buggy - alternador

Chicotes Prontos

Hoje em dia, este serviço está muito facilitado com a existência de chicotes prontos sob medida para buggies (e Fuscas). Além de ter todos os terminais colocados, a caixa de fusíveis. e tudo mais, também vêm com explicações de como instalar.

Ok, Tu Nunca Farias Algo Assim

Mas lembre-se que vais ficar nas mãos de um (bom ou mau) profissional. Se souber um pouco como a coisa funciona, dá para acompanhar o serviço e não correr risco de ser enrolado.

E também dá um bom assunto de conversa nos encontros de buggistas…

Quer Saber um Pouco mais Sobre “Mão na Graxa”?

O Planeta Buggy compilou algumas informações interessantes que o aficionado pode fazer em casa ou acompanhar o mecânico no serviço.

Visita a página “Mão na Graxa” para conhecer estas coisas! E, se achar algum erro, tiver alguma sugestão a dar, coloca ali embaixo nos comentários ou lá na página do Grupo do Facebook.

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