Compartilhar:
Notifications
Clear all

Cilindro Mestre Simples - Problema!

11 Posts
5 Usuários
1 Likes
2,075 Visualizações
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
Topic starter  

O Velho'73 foi para a oficina para limpar carburador e mais algumas coisinhas (o velho, dono dele, não faz mais muito esforço!) e, dentro da oficina, ao manobrar, ficou sem freios! Não causou nenhum estrago, pois foi devagar, apenas encostou em outro buggy. Mas alertou para um problema que pode acontecer com qualquer um que tenha o antigo sistema de freios do Fusca, com cilindro mestre simples. Se estourar alguma coisa, todo o freio fica inativo.

Então, alerto aos amigos que tem este tipo de freio em seus buggies e vou montar um novo sistema cruzado, com cilindro duplo. Ainda estudando as possibilidades e aceitando sugestões.


   
Citar (Quote)
Tags do Tópico
(@paulinhogti)
New Member
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 1
 

No meu Galgo e no meu Fusca usei o cilindro mestre da kombi de 24 mm, ele é maior, que faz com que precise pisar menos no pedal para freiar. O site adaptafuscas.com.br tinha o cilindro ja adaptado para colocar no fusca, porem agora a pouco olhei e nao tem mais anunciado, da pra comprar o da kombi e fazer algumas adaptaçoes pois ele tem 4 saidas para os canos de freio, e no fusca sao apenas 3 canos pois para as rodas trazeiras vai apenas um que depois se divide, e também porque na kombi utilizaria um servofreio, que no fusca nao tem, entao precisa uma pequena adaptação onde entra o pino do pedal, que aciona o freio. Mas antes de tudo isso precisa ver se tem espaço para o cilindro, pois em alguns cabeçotes de chassi nao entra. Até entra, mas precisa fazer umas adaptaçoes. No Galgo fiz um corte e soldei um "canto" pra dentro do cabeçote, para encaixar o cilindro mestre maior. 

 

 

 


   
Beco reacted
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
 

Bah, o meu andou na oficina ultimamente, mexendo justamente nos freios... Até tivemos que trocar o cilindro por um especifico para discos, e me arrependo de não ter pedido pro mecânico colocar um sistema duplo. Fica pra próxima...

[] 's


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
 

Bom, conforme comentei no meu tópico abaixo, eu andei com problemas no freio. Devia ter colocado um cilindro-mestre duplo, mas acabou que fiquei com o simples mesmo. O que eu quero realmente dizer é que o problema que ocorreu mais de uma vez nos cilindros de freio "novos" era que eles eram novos, mas de estoque antigo. Fabricação 1991. Aqui só se acha da marca Controil, e 2 apresentaram o problema. Segundo o mecânico, que abriu os cilindros para verificar, a superfície interna dos mesmos estava com rugosidades, provavelmente por corrosão, e essas imperfeições na superfície deviam estar permitindo vazamento interno, o que simplesmente deixa a peça imprestável.

Por isso tudo, recomendo que quem for comprar um novo cilindro mestre de Fusca,  que peça ao mecânico comprar e verificar tanto a data de fabricação quanto as condições da peça. Eles muitas vezes têm facilidades nas lojas e podem devolver acaso aconteça algum problema, sem envolver o proprietário. Foi o que o meu mecânico fez. 

Fico pensando também se não é possível adaptar cilindros de outros carros mais modernos, com o Gol, tudo para ter uma peça mais moderna e segura.

http://planetabuggy.com.br/community/garagem/fercar-naja-one-sumaya/paged/10/

[]'s


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
Topic starter  

Amanhã pergunto para meu mecânico favorito. Mas acho que se conseguir espaço, não há problema em usar de outro carro. Mas tem que cuidar, os carros com sapata não podem usar (não devem) cilindro mestre de carros com freios a disco.

 


   
ResponderCitar (Quote)
Sidney
(@sidney)
Eminent Member
Entrou: 4 anos atrás
Posts: 24
 

Essa dica da data de fabricação da peça é uma das joias raras que só se encontra em fóruns! Obrigado, vai me ser MUITO útil.

Falando em freios do Buggy, como o meu apresenta o problema de puxar forte para um lado quando freia e utiliza tambores, imaginei que seria melhor instalar logo um kit pra transformar as dianteiras em disco, pensando que resolveria o problema. Conversando com uma pessoa ela disse que o Buggy dela é disco na dianteira e que também puxa. Então, parece mesmo que o melhor no meu caso (que não conheço o carro pois acabei de comprar) é verificar o funcionamento do sistema de freio seguindo a série de sete vídeos do Tonella sobre o assunto e DEPOIS que o carro estiver freando bem, se desejar, trocar o tambor pelo disco.

Segue o link para o vídeo 1/7 do Tonella.

https://www.youtube.com/watch?v=aRhIM4D7hDw

Um cara tentando ser buggueiro.


   
ResponderCitar (Quote)
Sidney
(@sidney)
Eminent Member
Entrou: 4 anos atrás
Posts: 24
 

Mandei pro mecânico verificar o freio. Ele disse que estava montado errado e que também deu uma espécie de lixada nas lonas que aparentavam ter grudado. Me entregou o carro com os freios em perfeito funcionamento. Na manhã seguinte... adivinhem... puxando forte para o mesmo lado. Só que depois de alguns km normalizou! Voltei na oficina e ele pediu pra eu andar um pouco mais com o carro pra ver se normalizou mesmo ou se persiste o problema. Não entendo porque esse mecânico reluta em trocar as peças como eu pedi. Por mim teria trocado logo todas as lonas, burrinhos de freio, mangueiras, passado logo o sistema de simples pra duplo... enfim, teríamos feito uma verdadeira revisão geral no sistema de freios, com upgrade pra sistema duplo. Como ele trabalha sozinho, acho que está sem tempo pra focar em um carro só.

Um cara tentando ser buggueiro.


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
Topic starter  

Uma vez, eu tive um problema de freios e, mesmo trocando quase tudo, ele seguia puxando para um lado. O fato é que um dos patins estava levemente empenado e fazia a coisa toda... e com freio não se brinca!


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
 

O meu tinha este problema também, alipas foi o que me fez ir no mecânico. Hoje está bem melhor, se puxa é muito pouco e não percebo. mas tivemos que fazer quase tudo: limpar e regular as pinças, trocar os flexíveis, e finalmente, depois de 2 trocas, o que resolveu definitivamente foi trocar o cilindro-mestre por um novo.

[]'s


   
ResponderCitar (Quote)
Torres
(@torres)
Active Member
Entrou: 4 anos atrás
Posts: 9
 

Bom dia Carlão e demais amigos. Estou voltando depois de um tempo parado. O casamento com meu Abais ainda continua, já são 16 anos. 

Mas vamos aos freios. O meu usa um cilindro mestre duplo e freios a dico na dianteira. A um bom tempo eu tive o mesmo problema, ao acionar o pedal com força, o carro puxava para a direita. O problema foi resolvido com a troca das pinças e disco de freio dianteiros. Coloque tudo novo, da marca ATE, salvo engano.

Mas depois de alguns anos, o problema voltou, e justamente pelo pouco uso. Uma das pinças voltou a dar problema, está com um cilindro quase travado, ficando com o acionamento mais lento.

É um serviço bem chato de fazer para limpar tudo e colocar em funcionamento novamente, mas importante.

Se quiserem testar, podem fazer o seguinte. Fiz muito isso em minha infância quando auxiliava meu pai na oficina.

Freios a disco : Tirem as rodas e visualmente observem o acionamento das pinças ao pisar no freio, um de casa vez. Os dois pistões devem se movimentar ao mesmo tempo. Caso estejam com problema, pode soltar a pinça de freio e tentar movimentar os pistões com o auxílio de uma barra.

Freios a Tambor : Remover o cubo e tomar o cuidado de com o uso de duas chaves de fenda grandes tentar segurar as lonas, e pressionar o freio levemente. Os dois lados devem se mover igualmente e com a mesma força. Mas cuidado. Se pressionar forte, o pistão irá se deslocar muito e explodir, vazando todo o óleo. 

Em ambos os casos se o movimento dos pistões não for uniforme, cabe uma avaliação ou substituição.  

Grande abraço.


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
Topic starter  

Boas dicas, Torres. Ressalto a de segurar bem as lonas e pedir para quem for apertar o pedal, que seja muito sutil!

O fluido de freio é muito higroscópico e acaba capturando água nestes pontos, causando a ferrugem. Se usado, nem se nota, mas ficando parado... nosso caso, Torres! O meu também fica tempo demais na garagem.


   
ResponderCitar (Quote)