Atualizando. Está quase no fim. O mecânico descobriu por que o freio traseiro está desequilibrado : o prato ou espelho da roda traseira direita está torto, de modo que as sapatas não pegam em toda a superfície do tambor. Logicamente essa roda freia menos. Depois de arrumar isso, é só fazer uns testes e acho que estará pronto. No aguardo...
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O mecânico é o Mazini? Bom achado dos parafusos. Acho que aqui em Pelotas também se acha este parafuso avulso.
Como todo buggy, o meu sempre tem algo a fazer. Arrebentou a borracha que faz o fechamento da tampinha do motor. Uma ideia bem bolada do fabricante, usar a "lagartixa" do banco traseiro do Fusca por dentro da tampa, para fechar. Não aparece nada por fora. Já tinha arrebentado a bolinha tempos atrás. Agora tive que comprar uma nova, estou aguardando chegar. Pra quem não sabe o que é:
Isso é usado para prender o encosto do banco traseiro do Fusca, uma de cada lado. O conjunto completo vem com um gancho, uma arruela quadrada e parafusos, mas vende também só a borracha. Essa era a antiga:
A minha era presa com um rebite que fica atrás da placa. Tirei e coloquei um parafuso, ficará mais fácil de trocar da próxima vez que arrebentar:
E a foto prometida da pedaleira:
Não sei se dá pra ver, mas a posição onde a haste do cilindro-mestre é presa no pedal foi alterada, para não ficar torto.
É isso por enquanto.
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Bom, como podem ver na foto do post anterior, ele esqueceu de colocar a borracha que protege a haste do cilindro-mestre de poeira e água. Eu mesmo só reparei nessa foto, então na terça passada fui lá pegar a borracha, pois eu iria mesmo retirar a pedaleira para pintar e aproveitaria pra colocar. Para minha grata surpresa ele disse para levar o buggy lá, que ele realmente esqueceu de colocar e de pintar. Tem outro buggy lá (um Baby), que ele está fazendo um monte de coisas inclusive pintar a pedaleira, e pensou que fosse a minha 🤨 .
Um dos empregados dele está ajudando nos trabalhos dos bugguies e pelo jeito se atrapalharam. Deixei o buggy lá na terça mesmo e passei hoje lá pra ver, mas ele ainda não terminou, inclusive nem foi trabalhar hoje por motivos pessoais. Seguem as fotos:
Pedaleira pintada, outra coisa:
Borracha no lugar:
Aguardando, espero que amanhã eu consiga trazer pra casa. Só falta regular o freio de mão, que eu tinha pedido também.
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os pequenos detalhes é que dão uma cara muito boa para o buggy!
O buggy ficou pronto ontem e ontem mesmo trouxe para casa. Acho que ficou bom, nada com andar nele "com os parafusos reapertados", como gosto de dizer. Hoje consegui dar uma volta (vide tópico próprio) e deu até pra testar bem o freio, em uma situação de emergência por falta de atenção minha: estava saindo do trevo, com um caminhão na minha frente. Ele deixou passar outro caminhão e uma moto, então resolvi tentar ultrapassar também, mas tinha um estreitamento de pista à direita, ele deu sinal e começou a vir pra esquerda, não ia dar pra passar! Fritei os pneus até sentir cheiro de borracha queimada! (já tinha passado meio caminhão, mas não ia dar!). E até que o buggy se comportou bem, sem puxar pra esquerda. Foi arrastando os pneus em linha reta (ainda bem, pois era eu entre a mureta e o caminhão! Na verdade, até puxa um pouco, mas nada que se compare à como era antes. Freio aprovado! 👍
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Hoje o tempo estava meio instável, nublado...ia lavar o carro mas desisti. Então dei uma melhorada nos fios embaixo da coluna de direção.
Antes (essa foto eu tirei quando estava trocando a chave de seta uns tempos atrás, mas a fiação ali embaixo estava assim mesmo, aparente):
Depois:
Sei que ainda dá pra melhorar mais, aliás essa é uma parte que eu ainda quero mexer. A fiação dos instrumentos está muito ruim, preciso organizar e colocar conectores. Como está, não dá pra tirar os instrumentos, muitos fios estão simplesmente soldados e não têm folga. Hoje mesmo fui arrumar um dos leds de iluminação do painel e foi um saco trabalhar enfiado dentro do porta-malas. Hoje está assim:
Um dia vou desmontar tudo e fazer um serviço "artístico".
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Olá, vi que seu pedal de acelerador é diferenciado, eu estive pensando se teria como adaptar algo diferente no meu bugyy e agora tenho certeza que pode ser feito.
É que meu buggy tem motor moderno (EA111, do Fox e da Kombi flex). Mas para motores a ar existem modelos suspensos. Só verifique o modelo do carburador e o curso necessário para o cabo do acelerador.
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Eba. Hoje consegui colocar um acessório que eu queria há tempos: uma tomada 12V.
Comprei no ML esta, que vem com um adaptador USB para o celular, que era o que eu realmente queria, pois às vezes a gente fica sem bateria:
Escolhi o local no painel e marquei com lápis. Ali ficou bom, não atrapalha em nada e ainda fica fácil de puxar a alimentação do botão das luzes:
Como eu não queria ir lá no meu pai pedir emprestado a serra-copo, nem estava a fim de tirar o volante e a chave de seta para poder usar uma furadeira, fiz uns furos com uma furadeira manual mesmo, depois aumentei com uma grosa redonda:
Depois de lixado, até que o buraco ficou razoável:
Tirei o botão das luzes para pegar a alimentação:
E pronto:
Tem a tampinha:
E o adaptador sai, ficando uma tomada 12V automotiva normal:
Liguei meu radinho-mp3 recarregável pra testar:
É isso. Gostei do resultado. Agora tenho como carregar o celular caso fique sem bateria num passeio, ou ligar algum acessório. Futuramente devo colocar um fusível no fio positivo por segurança, embora eu quase nunca deva usar nada mais potente do que um celular.
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É, estou achando que a minha história com o buggy não é muito feliz. Hoje fui dar uma volta e tive que voltar em seguida que saí : ele está praticamente sem freio! O pedal vai até o final do curso e quase não faz efeito. Detalhe, não vazou fluído. Pra completar, quando cheguei em casa o motor não parava na lenta, tinha que ficar acelerando senão apagava...desanimador. 😥
Passei uma mensagem pro mecânico pra agendar um horário assim que possível. Nem sei se vou conseguir levar assim, acho que vou chamar um guincho.
Já andava chateado com outras coisas e agora mais essa...
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teu freio não é com duplo circuito? pode ter entrado ar no sistema, mas não é normal, claro. quanto à lenta, pode ser sujeira no carburador (gasolina ruim) com injetor de lenta entupido. Não lembro que motor tem teu buggy... é carburador?
Oi Carlão. É circuito simples e o motor é o EA111 1.4 flex, da última Kombi. Quanto ao freio, como não houve vazamento, pode ser ar, mas estou achando que é problema no cilindro mestre, pois o pedal vai até o final do curso e nem bombando o freio pega melhor. Já o motor, pode ser algum sensor. Só passando o scanner pra saber.
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