já é o cilindro mestre duplo, né? O meu é simples e quando estourou um dos caninhos, a coisa ficou sem freio. Ainda bem que foi dentro do galpão da oficina. Sem risco, mas poderia ter sido em uma sinaleira vermelha, em uma faixa de segurança... Complicado! Cilindro tem que ser duplo!
Pior que não, é o simples mesmo... 🙄 . Sei desse problema, mas há limitações ali no local, conforme comentei anteriormente. Para o futuro, quem sabe, junto com um par de discos traseiros...
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será que não cabe? a diferença de tamanho é muito pequena! Quanto aos discos, se eu fosse colocar, colocaria apenas na traseira. o meu é tambor nas quatro e, se não molhar, é melhor que o disco.
Ele veio com disco na frente e tambor atrás. É uma idéia colocar discos na traseira, para o futuro, assim como um cilindro duplo. Sobre o cilindro-mestre, do jeito que fizeram o suporte da pedaleira não tem como colocar o cilindro próprio para disco, pelo menos não sem mexer em muita coisa, segundo o mecânico. Ele tinha um lá e pôde experimentar. Abaixo segue uma foto de terça-feira. Mas hoje o serviço está mais adiantado: ele já acertou a fixação da haste do êmbolo do cilindro mestre com o pedal do freio, cortando e soldando uma das "chapas" que compõem o pedal. Também já passou o reservatório do fluido de freio para o porta-malas, facilitando (e muito) o acesso. Agora falta terminar de ajustar e montar a pedaleira e fazer testes. Ele também andou mexendo manualmente no alinhamento e notou que melhorou bastante a questão de "puxar" para o lado quando freia. Segundo ele, é a causa principal do problema. Só que ele não tem como fazer o alinhamento bem feito porque não tem as máquinas pra isso, então vamos ter que levar em outra oficina. Detalhe: ele vai colocar as rodas do Fusca dele, pra poder fazer o alinhamento com as 4 rodas iguais. Vou ver se consigo tirar umas fotos, vai ficar muito estranho! 😀
Boa tarde, Chevas!
Viste a página da Garagem do Planeta? Quero colocar teu Naja One nela. Se puderes, faz um resumo da história e escolhe as melhores fotos para a gente montar a página. Acho que fica melhor se tu mesmo escolheres as fotos e o texto. eu dou uma ajustada para ficar sensível aos mecanismos de busca.
Pode mandar por MP no messenger.
Bom. Novidades da oficina. Ele conseguiu colocar um cilindro-mestre próprio para freios a disco, com uma pequena adaptação. Sabem quando um parafuso fica muito longo e colocamos arruelas para poder apertar? É mais ou menos isso que ele fez, mas com pedaços de chapa pra compensar a diferença de tamanho do cilindro. Não deu pra tirar fotos porque o tanque de gasolina já estava no lugar, mas depois eu tento. Segundo ele, o freio ficou muito melhor. Agora só falta o alinhamento. Devido ao mau tempo ele ainda não levou lá. Aguardando...
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provavelmente, um pequeno erro na montagem. Mas parece que as rodas estão alinhadas, ou seja, o defeito é sentido na direção do buggy, com ela um pouco para a esquerda para compensar este desvio. Parece ser muito pouca coisa, pois não tinhas notado ao dirigir, né? Pede para alguém te seguir e ver se é visível o desvio.
O alinhador deve ter medido o desvio das rodas. Se o ângulo for o mesmo dos dois lados e tu não notas nada na direção do buggy, melhor deixar como está. Talvez uma arruela no parafuso direito do suporte da caixa... coloca uma arruela de 2mm e volta lá para medir.
Pois é, eu pensei nisso. Se o chassi está torto de modo que o eixo traseiro ficou desalinhado, por que não se mexe na fixação do conjunto todo, ou seja da caixa, ao invés de tentar desentortar o chassi? Talvez assim endireite a posição das rodas. O problema é que os parafusos do suporte da caixa estão soldados:
Ele sempre puxava um pouco pra esquerda quando freava, mas ultimamente ficou bem forte a "puxada". O freio e a geometria do eixo dianteiro devem ter contribuído, com certeza, mas não é só isso. Vou ver com ele essa semana.
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Soldaram os parafusos????? bah, que coisa. Mas acho que dá pra tirar com uma esmerilhadeira e muito cuidado.
Atualizando...
Alinhamento da dianteira feito, segundo ele (eu não andei ainda) ficou bem melhor. Entretanto, ele notou um problema no freio traseiro, a pressão está desigual, fazendo que uma roda trave antes do que a outra. Agora o buggy está na primeira oficina pra ver isso, mas o dono está viajando e só volta na segunda. Só ele é que vai mexer no freio, então terei que esperar mais um pouco....
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eu tive um problema desses. E, depois de verificar o tambor e tudo mais, o culpado era o patim do freio, levemente abaulado, não pegava parelho e causava este efeito. Pede para passar o tambor no torno, para ver se está ovalizado.