chevas escreveu:...
Pelo menos ficou tudo funcionando, menos o lampejador, mas não lembro se antes funcionava...Como tem um fio sobrando na chave e um faltando num dos conectores, talvez seja isso, vou ter que descobrir outra hora.
...
Estou com uma dúvida meio idiota, mas...
Todo carro tem que ter o relé do farol alto e da buzina, certo? Pois então, não achei! Na caixa de fusíveis tem dois e eu sei o que são: um é da seta e outro é da bomba elétrica de combustível. E cadê o relé do farol e da buzina?! Não acho em lugar nenhum. Pode isso, farol e buzina sem relé??? Ou será que eles estão escondidos em algum lugar?! Algum palpite?
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Chevas
Resolvi fazer o mapeamento dos fusíveis. Descobri que a maioria está no lugar certo, de acordo com o símbolo da caixa de fusíveis. Uns poucos eu não sei pra que servem, mas devem ser relacionados com a injeção. Descobri também que o farol baixo não está funcionando (acho que nunca funcionou, pois sempre achei ele fraco). Os meus faróis usam uma lâmpada T4W (69) para a lanterna e uma H4 para alto e baixo. Antes de levar em algum auto-elétrico, vou olhar melhor nos próximos dias, quem sabe resolvo isso também. Depois conto o resultado. Mas meu sonho mesmo é arrumar aquele emaranhado de fios atrás da caixa de fusíveis, além dos fios dos instrumentos do painel...quem sabe antes do verão eu consiga.
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Última edição por chevas em Sab Out 06, 2018 5:19 pm, editado 1 vez(es)
Chevas
A marca dela é Brite, e pelo jeito é ruim (assim como muitas peças genéricas que vieram no buggy...)
Eu comprei duas Philips H4 tradicionais, devem durar bastante:
É isso!
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Chevas
LED é legal, mas é ilegal! De qualquer maneira, acho que vale a pena, sim, desde que tenhas as lâmpadas originais no buggy para trocar no caso de cair em alguma blitz e o cara se invocar com elas. Se tiver como trocar, não tem retenção do veículo.
Gostei desta resenha da tua reforma do Naja. Agora tens que atualizar estas informações, com dados de hoje!
Na verdade não foi reforma, e sim correções e consertos no buggy, que veio cheio de problemas. Depois vou tentar transferir a história dele pra explicar, mas como isso está num tópico grande, com postagens de vários membros do fórum, não sei se é viável ou mesmo correto eu transferir textos de terceiros. Por isso, talvez eu crie um tópico novo somente com as minhas postagens.
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boa idéia! Se tiver que montar um forum novo, manda por aqui mesmo, que eu abro nova página.
isso! é que o sistema fala em forum para cada assunto e eu acabei assumindo a terminologia. Mas é um tópico, claro
Buenas. Buggy na oficina esta semana, mas apenas para manutenção: troca de óleo e filtro, troca do fluido de freio, verificação e regulagem dos freios, limpeza do sistema de arrefecimento com troca do fluido (que estava muito sujo), scanner e verificação da direção. Infelizmente um problema permaneceu, e terei que levar lá de novo: quando se freia forte, ele puxa para a esquerda, e bem forte...não sei se é freio ou outra coisa, vamos ver. Agora acho que só semana que vem. O tempo tá ruim mesmo...
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Deixei o buggy na oficina de novo, pra investigar por que ele puxa pra esquerda quando freia mais forte...vamos ver o que vai aparecer. Quando tiver novidades eu aviso aqui.
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Era pinça de freio. Pelo menos o mecânico disse que "suavizou" a esquerda (estava meio travada) , aí o buggy passou a puxar para a direita. Iria fazer o mesmo com a pinça direita, verificar os flexíveis e devia ficar bom. Também pedi pra tirar a enorme folga que o pedal do freio tem até o freio "pegar". Segundo ele é uma regulagem na haste do cilindro-mestre. Já a folga do embuchamento da pedaleira vou deixar pra outra hora. Amanhã deve ficar pronto.
Bom, como o buggy estava na oficina há mais de 10 dias e o mecânico não me ligava, resolvi passar lá. Da série: "Quem procura acha" ou "Faz parte de ter um buggy", encontrei o buggy sem as 4 rodas, sem o tanque e o sistema de freio desmontado! O resumo da ópera é que ele ainda está investigando o problema do freio, mas já projeta uma série de coisas:
- pode ser que uma das pinças esteja ruim ou mesmo as duas;
- pode ser que a tubulação esteja com algum entupimento;
- o cilindro mestre pode estar com problema devido ao desalinho com a haste e a pedaleira.
Essa última hipótese é devido à má montagem: o cilindro-mestre não está alinhado com a haste do êmbolo, e por isso a haste está torta; a furação dos parafusos que prendem o cilindro-mestre estão numa posição muito ruim, por isso ele teve que tirar o tanque pra poder mexer, e mesmo assim será muito difícil mexer ali por causa da suspensão dianteira. A solução por enquanto é mexer na fixação da haste no pedal do freio, para que ela fique reta.
Ainda não se sabe se vai ter que trocar o cilindro, pois trabalhar daquela maneira pode ter estragado o mesmo; também as pinças, que são recondicionados, não parecem estar funcionando direito. Além disso ele fará uma revisão em todas as linhas de freio. Segundo ele, este cilindro-mestre é de Fusca com freio a tambor, e não dá pra colocar um específico para freio a disco porque são diferentes e porque a forma como o buggy foi construído (posição da pedaleira) não permite esta substituição, pelo menos não sem ter que mudar muita coisa. Mas também não há muito problema em manter esse tipo de cilindro, segundo ele...
E mais: quando foi tirar uma das rodas traseiras, um parafuso não saía: rosca espanada. teve que tirar a porca do eixo e tirar todo o cubo, que terá que ser substituído por causa da rosca, assim como o parafuso. Ufa!
Agora só no aguardo da finalização do serviço (e da conta...). Pelo menos deu pra tirar umas fotos boas da parte dianteira:
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Bom. Fui lá na oficina hoje de novo. Ele trocou o cilindro-mestre e agora falta alinhar a posição com a pedaleira. Ele está vendo o que é mais fácil: mexer na fixação do cilindro-mestre ou na pedaleira. E claro, achou mais coisas:
Primeiro, a roda traseira direita deve ter caído no carro original (sim, descobrimos que o sistema de freio que veio nele é usado... 😥 ) e o "prato", ou "espelho do freio traseiro" raspou bastante no chão a ponto de notar a falta de um pedaço. A peça é a assinalada na foto abaixo, fica atrás do tambor. Na outra vez que fizemos revisão ele não reparou nisso, e eu nunca tinha visto também, pois é na parte de baixo e o tambor cobre essa parte. Então, além do cilindro-mestre, do cubo da roda traseira que perdeu a rosca e de 2 parafusos de roda, esse prato é mais uma peça a substituir. E aproveitando que está tudo desmontado, vamos fazer mais uma alteração: passar o reservatório do fluido de freio para dentro do porta-malas, porque a posição em que ele está agora é terrível (embaixo do tanque, vejam nas fotos do post anterior). Sobre as pinças, estão boas, ele desmontou, fez uma boa limpeza, remontou e já estão de volta no lugar.
Segundo, as rodas dianteiras estão bem desalinhadas, uma delas com cambagem positiva: olhando o carro com atenção de frente, pode-se perceber uma boa diferença. Ele vai arrumar isso também, pois deve interferir na frenagem e na direção.
Agora só no aguardo. Vou colocando as novidades, mas acho que semana que vem estará pronto.
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