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Fercar Naja One Sumaya 2015

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 Qui Dez 29, 2016 9:08 am

Vou tentar, Mad. Hoje de manhã cedo peguei o buggy, não sei se era saudade, mas ele tá muito bom de andar e teve uma boa melhora no barulho do escapamento. Foi feita a retífica no coletor e trocada a junta. Mesmo assim, ainda vou mexer mais nesse escapamento, vou inventar uma outra forma de abafar um pouco mais o ruído. Se der certo eu posto aqui. Sobre a 2a marcha, ela ainda escapa se não ficar segurando. O estranho é que não é sempre, por isso ainda vou tentar regular mais um pouco...e quem sabe trocar a chapinha da ré, não sei o estado dela.
Além disso, foi consertado o vazamento de óleo na ponta de eixo traseira direita. Segundo o mecânico, era uma bucha metálica que fica encostada no retentor e no rolamento, bucha essa que veio com a caixa que compramos.
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Sex Dez 30, 2016 8:49 am

Ontem dei um jeito no escapamento. Desta vez foi "gambi" mesmo, mas como não aparece nem compromete nada fiz assim mesmo. Sabem aquele elemento de absorção (foto abaixo) que coloquei tempos atrás com o intuito de diminuir o barulho? Pois bem, ele tem 2 ou 3 câmaras dentro, e a última é bem grande, uns 12cm de comprimento. O que eu fiz foi aumentar o enchimento dele. Abri o flange para ter acesso à câmara e coloquei 3 latas de alumínio lá dentro da seguinte forma: 3 fundos de lata furados, e depois 3 laterais de lata enroladas, uma dentro da outra, com alguns amassados para formar barreiras para o som. Fechei tudo e...não é que deu certo? Não ficou igual a um carro moderno, mas ficou bem melhor do que antes. No final de semana vou testar mais. O que eu levei em conta pra fazer isso é que este motor foi projetado para ter 2 abafadores grandes e mais o catalisador, que geram uma restrição considerável aos gases. Como está agora, ainda não chega perto disso, ou seja, não haverá prejuízos ao funcionamento do motor, pelo contrário, deve até ajudar com mais contra-pressão.
Oficina... - Página 2 NZrUxe4
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 Sab Dez 31, 2016 12:52 pm

Caros, hoje dei uma volta com o buggy, ele está muito bom de andar. Diminuiu o barulho do escapamento e os barulhos em geral ( a frente fazia muito barulho, o capô, principalmente, mas fiz uma regulagem na fechadura). Não pinga óleo, a suspensão está muito boa, macia na medida certa, ele é bem esperto na cidade, enfim, tirando o problema da 2a que escapa ele tá jóia! Fiz uma nova regulagem na alavanca de câmbio, verifiquei a chapinha da ré (está boa) e as marchas entram bem. Quando fizer uns passeios legais eu coloco mais fotos. Bom final de ano a todos.
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por jperson em Dom Jan 01, 2017 4:02 pm

Gostei da gambiarra, mas ela não vai provocar ruidos de metal solto com o tempo?

   
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Dom Jan 01, 2017 5:52 pm

Acho que não, as peças entraram bem apertadas...mas se for o caso, tiro e coloco outras 'novas'.
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Ter Mar 21, 2017 11:31 am

chevas escreveu:Acho que não, as peças entraram bem apertadas...mas se for o caso, tiro e coloco outras 'novas'.
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Bah, o jperson acertou, os pedaços de lata de alumínio que eu coloquei começaram a fazer barulho. No mês passado abri de novo o flange e descobri que alguns estavam meio chamuscados, outros meio derretidos e alguns sumiram (!). Devem ter subido e ficado perto do abafador principal. Coloquei mais uns pedaços e observei. Por algum tempo ficou bom, mas depois voltou ao "normal". Desta vez coloquei 3 fundos de lata furados e uma lata sem o fundo mas com a tampa, que é bem resistente por causa do recravado. Já saí algumas vezes assim e por enquanto tudo certo. Barulho do escapamento razoável e sem problemas aparentes no funcionamento do motor.  
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 por jperson em Qua Mar 22, 2017 8:41 am

Se voce tem abafador com lã de vidro dentro, faz um furo na carcaça coloca lã(consegue em geladeiras velhas) e solda novamente a carcaça. Fiz isso e funcionou por anos.

   
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Qua Mar 22, 2017 11:18 am

Valeu jperson, mas o meu silencioso só tem câmaras. Não tem lã de vidro.
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Qui Mar 30, 2017 11:28 am

Sabem meu sistema de fixação do radiador? São duas pranchetas de inox com hastes rosqueadas nas extremidades. Segue uma foto:
Oficina... - Página 3 Img_2010

Pois então, ontem, passando pela garagem, notei que a traseira tinha sumido...deve ter afrouxado e caído no final de semana. Como eu tive que tirar umas duas ou três vezes, devia ter trocado as porcas auto-travantes. Elas devem ter perdido o travamento e afrouxado. Já comprei uma haste e porcas novas e hoje devo colocar. Desta vez vou colocar 2 porcas, uma por cima e outra por baixo da prancheta. Talvez solde a de baixo...aí é menos uma porca pra afrouxar.

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 por jperson em Qui Mar 30, 2017 7:11 pm

Coloque porca e contra-porca, aí não cai mais.

   
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Dom Abr 02, 2017 11:14 am

Agora sim:
Oficina... - Página 3 Img_2011
Tanto em baixo quanto em cima da prancheta, nas duas extremidades da barra rosqueada. Quero ver cair agora.

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Última edição por chevas em Seg Abr 17, 2017 6:31 pm, editado 1 vez(es)

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Seg Abr 03, 2017 9:50 am

chevas escreveu:

chevas escreveu:Acho que não, as peças entraram bem apertadas...mas se for o caso, tiro e coloco outras 'novas'.
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Bah, o jperson acertou, os pedaços de lata de alumínio que eu coloquei começaram a fazer barulho. No mês passado abri de novo o flange e descobri que alguns estavam meio chamuscados, outros meio derretidos e alguns sumiram (!). Devem ter subido e ficado perto do abafador principal. Coloquei mais uns pedaços e observei. Por algum tempo ficou bom, mas depois voltou ao "normal". Desta vez coloquei 3 fundos de lata furados e uma lata sem o fundo mas com a tampa, que é bem resistente por causa do recravado. Já saí algumas vezes assim e por enquanto tudo certo. Barulho do escapamento razoável e sem problemas aparentes no funcionamento do motor.  

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Adivinhem: todos os pedaços de latinha que eu coloquei subiram para o abafador principal e estão lá dentro fazendo barulho!  Sad 
E olha que estava bem apertado, tive que martelar pra eles entrarem. O alumínio fino quando aquecido deve ficar bem maleável e a pressão dos gases deve ser suficiente para acontecer isso. Só que no abafador principal já não é tão quente, aí os pedaços ficam ali. Alguns até apareceram na última câmara do abafador, antes da ponteira, consigo ver. Vou tentar tirar ou amassar com um pedaço de vergalhão de ferro ou sei lá. Bem feito, quis fazer gambi me dei mal...
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Ter Abr 25, 2017 9:28 am

Bom, ainda nem mexi no escapamento, mas parece que o barulho de metal parou...os pedaços de alumínio devem ter se ajeitado, menos mal. Outra coisa que consegui fazer foi eliminar um barulho na dianteira do buggy que eu nem sabia de onde vinha: descobri que era a caixa de fusíveis (que é presa só com um parafuso num suporte em 'L') que batia no painel de fibra dentro do capô, painel esse que separa o porta-malas do interior do carro. Colei uma espuma rígida entre a caixa e o painel e pronto. Um barulho a menos. Era muito irritante.
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Qui Maio 18, 2017 8:36 pm

Não é bem oficina, mas tá valendo. Hoje troquei o esguicho. Sei que muita gente acha bobagem, mas além de ser obrigatório para os carros mais novos, eu já precisei e foi bem útil. O que veio nele era aquele de plástico preto. Troquei pelo cromado clássico em formato de gota, do Fusca. Ficou bem legal e funciona bem. O único porém é que não tem regulagem...
Antigo (estava meio solto):
Oficina... - Página 3 G28M2JG

Novo:
Oficina... - Página 3 821ZpGt
Oficina... - Página 3 BvipkBx

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Dom Jun 25, 2017 7:17 pm

Bom, hoje o dia estava bem bonito e com temperatura agradável, mas não deu pra sair de novo...tinha muitas coisas pra fazer em casa. Mesmo assim, deu pra dar uma mexida numa parte do buggy que eu nem gosto de olhar muito: a caixa de fusíveis, por causa da bagunça dos fios atrás dela. Mas consegui arrumar umas coisas que ficam junto dela:
- Refiz o isolamento, troquei os leds e prendi o chicote das luzes "EPC" e da injeção, que tem no painel dos carros com este motor. O chicote estava solto, deixando sempre as conexões dos leds frouxas. Os leds eram iguais, azuis.  Nos carros da VW, essas 2 luzes são laranja, mas eu troquei por um vermelho e um laranja, pra identificar quem é quem;
- Coloquei uns fusíveis sobressalentes nos locais próprios que esta caixa de fusíveis (Uno) tem;
- Arrumei a posição e prendi melhor a saída OBD2 e o imobilizador do motor;
Oficina... - Página 3 LW8nEBX
Ficou melhor do que antes, o que já é ótimo.
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PS: ainda não parei de mexer nessa parte...vou melhorar isso.

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