Fercar Naja One Sum...
 
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Fercar Naja One Sumaya 2015

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 por jperson em Ter Nov 01, 2016 4:01 pm

Existiam brasilias 1300 a alcool, os primeiros motores a alcool a ar, pode ser de uma dessas.

   
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Ter Nov 01, 2016 6:12 pm

Boas notícias! A caixa parece estar em bom estado e não parece estar vazando, inclusive tem borrachas, calços e até a cebolinha da ré originais. Não tem indícios de que foi mexida. Tomara que na vida do Fusquinha doador ela tenha sido bem tratada...
Oficina... TeHlQUk

Oficina... 37RhZME

No aguardo...mas continuo com a pergunta: se essa agora é 8x31 e a minha anterior era 8x33 (ou 9x43??) o que será que vou sentir de diferença? Talvez um pouco de perda de torque na saída, mas acho que pelo fato do meu motor ser mais potente que um boxer, não devo sentir muito, e ainda por cima ganhar na velocidade final e economia...
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Qui Nov 03, 2016 6:48 pm

 
Hoje eles iam montar a caixa. Iam. Porque a caixa que veio no buggy é de Brasília, e a "nova" é de Fusca. Há uma diferença no comprimento da haste seletora que se acopla ao varão. Na Brasília é mais comprida, uns bons centímetros. Teremos que trocar a rabeta das duas... Rolling Eyes
Oficina... RHDwD3E
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Ter Nov 08, 2016 7:31 am

Ontem estive na oficina, poucas novidades. A caixa está colocada, mas ainda faltam vários detalhes. Nem valia a pena tirar fotos. Hoje ao final da tarde espero um pouco mais de evolução. 
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Qua Nov 09, 2016 12:51 pm

Relato de ontem ao final da tarde...ainda está nos detalhes...agora está colocando as pontas de eixo e o sistema de freios traseiros. No motor, o óleo já foi esgotado. Estava muito sujo, segundo o mecânico, assim como o óleo da caixa. Vamos trocar todos os dois mais o filtro de óleo. O retentor traseiro do motor e os amortecedores já chegaram. Amanhã, espero poder relatar mais avanços.
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Qui Nov 10, 2016 7:19 am

Bem, ontem, alguns avanços e novas descobertas. Os avanços são: câmbio, amortecedores, coifas, pontas de eixo traseiras e freios/rodas colocados. No motor foi retirado o cárter, está escorrendo o resto do óleo para depois trocar o retentor e montar tudo.
As descobertas: não tinha sido trocado o retentor do eixo piloto do câmbio antigo. Tinham passado cola! E o cárter simplesmente caiu depois do último parafuso: estava sem cola (este cárter usa cola e não junta). Por isso (também) vazava óleo. E mais: quando estava escorrendo o óleo, eles ouviram barulhos de pequenas peças metálicas caindo. Para a surpresa de todos, encontraram dentro do cárter algumas partes de rolamentos de agulha e um eixo de balancim. Neste motor, os balancins são roletados. Deve ter dado algum problema e trocaram um ou mais, não se sabe. Só que nesse processo caíram pedaços dentro do motor e não viram ou simplesmente deixaram lá. Incrível. Ainda bem que não quebrou nada.  Para ter uma idéia, o comprimento das peças é de aproximadamente 1cm.
Shocked 

Cárter aberto.
Oficina... 0NEmNzO

Pecinhas encontradas dentro do cárter:
Oficina... L38np7A

Câmbio e outras peças montadas:
Oficina... 1Uw6K1d
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Sex Nov 11, 2016 7:39 am

Ontem o único avanço no serviço foi a colocação do novo retentor traseiro do motor. Ele me mostrou a ferramenta que se usa pra colocar esse retentor:

Oficina... ZkeH3Cf
(Detalhe: ele tinha emprestado para outro mecânico, e roubaram...por isso demorou a mexer nessa parte)
Ele me mostrou também que o outro retentor tinha sido colocado sem a ferramenta (batendo com martelo) e usando cola...triste isso...
Aproveitei para tirar uma foto das pecinhas que encontraram dentro do cárter, para atualizar a postagem anterior...

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Seg Nov 14, 2016 9:30 pm

Tá quase...
Oficina... OEtmdeP

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Última edição por chevas em Qui Jun 06, 2019 9:15 pm, editado 1 vez(es)

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Ter Nov 22, 2016 4:15 pm

Bom. Atualizando: acharam mais um detalhe na montagem: o conector do sensor de fase do comando foi adaptado, não se sabe por quê. Ele foi cortado e os fios soldados, ao invés de ter um conector no chicote, que aliás está muito curto. Estamos procurando um conjunto de sensor + conector com fios em desmanches para substituir. Do jeito que estava não dá... Hoje vou lá ver se ele já conseguiu.
Oficina... P1B4rCD

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Nov 25, 2016 10:21 pm

Bom, gente, peguei o buggy hoje à tardinha e vim direto pra casa, mas deu pra perceber que a caixa está bem boa, só preciso regular melhor a alavanca do câmbio e o acoplamento do varão. Também notei que a luz de ré não está ligando, deve ser a cebolinha que não foi trocada. Amanhã vou ver isso tudo e dar uma limpada nele. Também não achamos o sensor de fase, então ele refez a fiação, soldou e isolou com silicone. Ainda vou procurar um melhor para trocar. Já a suspensão dianteira, que mandei engraxar, ficou muito boa, bem macia. Cada vez mais lembro do que o Reinaldo diz: " não existe buggy ruim, existe buggy mal ajustado", pois cada vez que mexemos ele fica melhor. Smile
Amanhã terei mais informações e talvez algumas fotos.

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por Reinaldo em Sab Nov 26, 2016 11:37 am

Chevas, você está sofrendo mais do que o normal... Rrsrsrsrrs!!!
Sempre tem o que melhorar...
Parabéns pela paciência e determinação!
Boa diversão!
 
Reinaldo

   
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Sab Nov 26, 2016 9:55 pm

Bah, nem conto pra vcs...
Hoje dei uma limpada nele, regulei a alavanca de câmbio e à tardinha fui testar... Depois de algumas quadras, fiquei no meio da rua, não conseguia engatar nenhuma marcha...de repente entrou a 1a e estacionei. A alavanca do câmbio estava meio solta. Fiquei tentado regular, mas o problema era que o varão tinha se soltado do acoplamento! A muito custo consegui trazer o buggy pra casa. Aí não teve jeito, pra consertar tive que tirar os bancos pra acessar o acoplamento. Na verdade era o eixo da caixa que se soltou do acoplamento. Aproveitei que os parafusos do acoplamento têm um furo na cabeça e passei  um arame nos 2, de modo que eles não afrouxem. Depois, montei tudo de novo. Testar, só amanhã. Que trabalheira...
[]'s

Oficina... - Página 2 HozCzX1

Oficina... - Página 2 MtiDTuj

Oficina... - Página 2 G0DDPD6

PS: esses mecânicos... Rolling Eyes

PS2: como choveu todo o domingo, só vou poder testar no próximo fim de semana... Crying or Very sad

Última edição por chevas em Ter Nov 29, 2016 9:04 am, editado 2 vez(es)

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 por Bugólatra em Sab Nov 26, 2016 10:19 pm

Não pode ter esse arame entre os dois parafusos do trambulador não porque as duas partes se movem independentemente durante o acionamento das marchas.
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cheers Evilasio cheers

   
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Dom Nov 27, 2016 9:24 am

Bugólatra escreveu:Não pode ter esse arame entre os dois parafusos do trambulador não porque as duas partes se movem independentemente durante o acionamento das marchas.

Acho que não, Bugólatra. Elas tem uma borracha entre elas para amenizar a vibração e ruídos, só isso, mas não se movem significamente entre si. Inclusive os acoplamentos da Empi são de uma peça única de uretano, mais rígido que borracha, para melhorar a precisão em detrimento da maciez das trocas. Mas a título de curiosidade, por que será que os parafusos têm esse furo na cabeça?
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Ter Nov 29, 2016 9:01 am

chevas escreveu:

Bugólatra escreveu:Não pode ter esse arame entre os dois parafusos do trambulador não porque as duas partes se movem independentemente durante o acionamento das marchas.

Acho que não, Bugólatra. Elas tem uma borracha entre elas para amenizar a vibração e ruídos, só isso, mas não se movem significamente entre si. Inclusive os acoplamentos da Empi são de uma peça única de uretano, mais rígido que borracha, para melhorar a precisão em detrimento da maciez das trocas. Mas a título de curiosidade, por que será que os parafusos têm esse furo na cabeça?
[]'s

Descobri! Os Fuscas vinham de fábrica com um lacre de arame, tipo os lacres de placa de carro, nos 2 parafusos do acoplamento, um preso no outro como eu fiz, justamente para não afrouxar e/ou não perdê-los dentro do túnel se por acaso um cair.  Very Happy

O arame até aparece neste esquema das peças, nº 11A
Oficina... - Página 2 OCnnbot
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Última edição por chevas em Qua Maio 17, 2017 5:03 pm, editado 2 vez(es)

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