Boa tarde à todos !
Venho através dessa mensagem solicitar ajuda dos profissionais gabaritados que se encontram aqui.
Estou montando um buggy com motor 1600 da variant ll, com cambio de gol BX no qual tive que inverter o lado da coroa .
No cambio troquei as tulipas também pois os braços são da Kombi.
Observações :
1- Tive que encurtar o garfo do cambio devido a posição da fibra do buggy que não aceitou a haste grande, ou seja, ficou um garfo bem curto. ( fotos anexo).
2- O curso do garfo ( com o cabo da embreagem esticado) movimenta mais ou menos 2,5 cm ao apertar o pedal da embreagem no ultimo.
3-O varão do cambio que tive que encurtar também não ficou totalmente no centro da chapa do alojamento do cachimbo do varão, acredito que uns 4 mm de diferença.( menos de meio centímetro)
Dúvida e pergunta:
Após regular o trambulador da alavanca, levantei um lado somente da traseira do buggy ( roda esquerda lado motorista) no macaco para fazer o teste, sendo que dei partida em ponto morto, posteriormente pisei na embreagem e coloquei primeira, um pouco de dificuldade mas a marcha entrou e a roda virou, porém ao colocar segunda o buggy tripidou e não entrou a marcha, ou entrou marcha ré.
Qual será o problema ?
1- A roda levantada de um lado somente, tenho que levantar a traseira toda ?
2- A haste da alavanca da embreagem do cambio ficou curta ?
3- Regulagem do trambulador ?
4- O cachimbo do varão não ficou totalmente no meio ?
Alguém teria uma dica por gentileza ?
Obrigado!!
Boa tarde.
Tem alguns profissionais por aqui, espero que eles possam te ajudar. Mas, para clarear, diga como ficou o cabo da embreagem, deixastes ele com folga, não reto (a capa)? Com a haste normal da caixa, não deveria ter problema. Se alongar, vai ficar ainda mais longo o curso do pedal e, não tendo espaço, não vai acionar direito.
Quanto a não engatar, a chance de ser na regulagem na alavanca é grande. Toda haste de buggy é encurtada, então o problema não é aí. Talvez, na hora de soldar, tenham deixado um pouco fora do alinhamento, mas não deve ser isso. Tenta regular novamente a alavanca, soltando-a e ajustando. Isso é uma das regulagens mais chatas do Fusca.
A alavanca da embreagem do BX é a mesma do Fusca? Dá uma olhada para comparar. Talvez sejam diferentes, pela disposição invertida da caixa.
Olá Beco, primeiramente obrigado por responder!
Considerações :
1- O cabo da embreagem tive que aumentar o flexivel de borracha devido a posição e distancia entre os suportes ( cabo embreagem fusca ) e a haste do cambio ( que gerlmente é grande) que encaixa o cabo tive que encurtar bastante pois a fibra do buggy quase que encosta no cambio.
2- O cabo estiquei bem, e o pedal esta muito mole para pisar, ai pela sua resposta me preocupa se esta acionando a embreagem direito, ou seja, essa haste ao pisar movimenta somente 2,5 cm mais ou menos.
3- A alavanca que usei é a mesma do fusca, e o cambio do Gol BX. ( Só inverti o lado da coroa )
4- O varão tive que encurtar, pois é um buggy, cortamos e o cachimbo ficou na mesma direção do furo do conector que parafusa no eixo do cambio. Mas como o cambio esta mais alto que o tunel que fica a alavanca do cambio, tivemos que fazer uma barriga para baixo direcionando para o trambulador.
Se tivesse como colocar fotos aqui eu colocaria.
Mas irei tentar a sugestão do senhor em tentar regular novamente.
Muito obrigado.
Rigo, fiquei intrigado com a redução da haste do câmbio. É a alavanca onde se encaixa o cabo? Quanto mais curta, mais pesada fica a embreagem e tu dizes que ela ficou mole. E o cabo, também dizes que está bem esticado. Segundo especialistas, é preciso deixar uma "barriga" no cabo, ele não pode ficar esticado, senão vai trepidar quando o carro arrancar em primeira.
Vamos ver se aparece alguém para dar uma luz nesta situação!
Bom dia
Percebi que não tinha um tópico específico para embreagem e criei por aqui, trazendo o tópico para cá. Para ficar mais fácil de encontrar no futuro.
Então, sempre que precisarem colocar alguma dúvida e não encontrarem o local correto, pode colocar lá no início, que algum moderador poderá criar um novo espaço adequado.
Exatamente Beco, era para ficar mais dura pois encurtei, mas o pedal esta bem mole mesmo. Estiquei mas tem a curva do flexível.
Você acha que pode não ter encaixado o eixo piloto correto? Também acho difícil isso pois uma vez que prende o motor ele automaticamente vai até o fim, ou de repente o rolamento da embreagem não estar acionando, mas também acho improvável pois a primeira marcha engatou e não raspou, mas como estiquei muito e a haste ficou até um pouco adiantada, tentarei soltar um pouco o cabo pois na marcha 2 "que não entrou" trepidou o motor. O que você acha ?
Outra situação achei aquela chapinha do trambulador muito fina, não é original, e verifiquei um vídeo onde o encosto da alavanca corre na lateral da chapinha e se estiver muito fina o encosto da chapinha, a marcha 2 corre para ré. Verifiquei a chapinha original é bem mais grossa que a que tenho.
Forte abraço!
Chutando um pouco... se tua embreagem for tipo "chapéu chinês", ela pode ter gasto as pontas e estar acionando menos. Se for com molas, pode ser que tenha cansado... Mas isso não impediria o engate da marcha, apenas poderia causar alguma dificuldade de engatar e tiraria o curso, talvez até deixando mole.
Olá Beco, ela é chapéu chines, mas foi trocada toda nova, rolamento tudo novo, pois montei o buggy com todas peças novas, e nem usei o carro ainda. Irei tentar fazer o que voce falou abaular o cabo e retornar um pouco a haste no qual esta um pouco avançada. abraços!!
Boas. Eu trocaria a chapa-trava da ré por uma mais forte, colocando arruelas grossas nos parafusos para reforçar ainda mais. Depois faria novamente a regulagem, mas com o carro no chão. Pouca coisa de diferença e as marchas não entram direito. Também poderia verificar o acoplamento do varão com o eixo piloto da caixa, muitas vezes o acoplamento está solto ou em mau estado e influencia bastante na precisão dos engates. Outra coisa que reparei no teu relato é o encurtamento do varão. Mesmo que pouco, isso pode ter deslocado e centro de gravidade dele, pois ele não é reto, tem um desnível que serve justamente para facilitar o rolamento do varão quando a alavanca é acionada para os lados pela conexão do cachimbo. Não mencionaste se ele tem a bucha do varão, se ela estiver em mau estado também pode influenciar bastante nos engates. Boa sorte.
[]'s
PS: para colocar fotos, suba a foto para um servidor de hospedagem como por exemplo o Imgur ou o Servimg, e depois basta colar o link na mensagem. Por exemplo:
https://servimg.com/view/19659328/537
Assim o pessoal já pode clicar no link e ver a foto. Se quiser inserir a foto diretamente no corpo da mensagem, abra a figura clicando no link, depois clique com o botão direito do mouse na figura e escolha "copiar imagem" e cole no corpo da mensagem. Aí a foto vai aparecer como abaixo.
Chevas, estou preparando uma postagem sobre cabos e as gambiarras para acomodá-los. No caso do freio de mão, a posição que está no teu buggy, à frente da alavanca de marchas, mantém os cabos no tamanho original do Fusca?
E na embreagem, como a fábrica solucionou? Cabo específico ou um adaptador? Acho até que tu já comentou isso por aqui...