Buggy no inverno
Para a grande maioria dos buguistas do Sul, está chegando a hora de parar com o buggy e deixá-lo descansando até o próximo verão. E, como qualquer equipamento mecânico, parar o buggy no inverno exige alguns cuidados para chegar até lá inteiro e pronto para mais diversão.
Limpeza geral
Em primeiro lugar, uma lavagem completa, incluindo engraxar a suspensão dianteira. Se tiver algo para fazer na instalação elétrica ou na mecânica, este é o momento certo. E uma camadinha de cera ajuda bastante a não deixar o pó grudar na carroceria. Aliás, se vai ficar sem capota, é interessante colocar uma toalha de praia ou um lençol velho sobre os bancos.
Troca de óleo e filtros
O óleo se degrada, acumula sujeira (é o trabalho dele) e também é consumido. Trocar o óleo neste momento é uma boa opção, pois vai permitir uma melhor conservação do motor enquanto ele está parado. Limpar a telinha do óleo é uma necessidade eventual, tirando não só o bujão, mas a peça que segura esta tela. Não é trabalho realizado em trocas de óleo normais, então compra o kit para isso. No kit já vem nova tampa, junta de papel, junta metálica e um novo bujão.
A inspeção dos filtros de ar e combustível é importante. Durante a lavagem, verifica a parte inferior do buggy quanto à vazamentos e corrosão. Coifas da caixa de marchas, pivôs, conexão da direção (“bolacha”), tubos de freios, estas coisas básicas.
Combustível
Neste tópico, há muita controvérsia. Gasolina é orgânica, apodrece, então muitos dizem para não deixar o tanque cheio. Mas, tanque vazio favorece a corrosão (se não for de plástico, claro), mas em pouco mais de seis meses, não vai acontecer nada de ruim. Particularmente, não deixo o tanque cheio, mas não sei realmente o que é melhor.
Além disso, tens que ligar o buggy algumas vezes durante este período de hibernação, pelo menos uma vez por mês. Ainda vou colocar um registro de combustível na linha para secar o carburador quando ficar parado. Sempre preciso limpar a borra que se forma. Com o registro, deixa funcionar até apagar sozinho. Depois, é só bombear com nossa bomba de borracha, quando der a partida novamente
Pneus
O melhor seria colocar o buggy sobre suportes (preguiças), mas a tecnologia de hoje não é tão ruim e os pneus aguentam estes seis meses sem problemas. Mas convém colocar uma pressão bem maior que o usual. 32 psi são suficientes. O pneu vai ficar “redondinho” e não vai se deformar. E, naquelas ligadas eventuais do motor, movimenta ele um pouco para frente e para trás e não deixa exatamente na mesma posição. Buggy no inverno dá trabalho…
Na garagem
Feito tudo isso, encosta o buggy na garagem. ATENÇÃO: Não aciona o freio de mão! Mas o trabalho ainda não terminou! Um pequeno calço sob os limpadores de parabrisa (papelão, isopor), para afastá-los um pouco do vidro. Isso vai impedir a deformação da borracha.
Se tiver capota de lona (“de inverno”) coloca, que vai permitir uma melhor conservação dela, além de deixar o buggy pronto para, eventualmente, usar o buggy no inverno… Se for colocar uma capa sobre o buggy, prefira uma de tecido não impermeável, para não acumular umidade. Claro, se o buggy ficar em uma garagem fechada, ao abrigo do tempo. Se ficar na rua, convém retirar esta capa em dias de sol, para arejar.
Desligar a bateria
Se não tens uma chave geral (se não tiver, providencia!), retira o capo positivo da bateria. Se houver algum problema na parte elétrica, fica protegido. Se tiver crianças na casa ou condomínio, não vai esgotar tua bateria, depois que uma destas gracinhas deixar os faróis ligados. É interessante a colocação de um terminal tipo quick release, que pode ser retirado sem auxílio de chaves. E é interessante que, quando for trocar tua bateria, escolha uma com alça, pois facilita muito a vida para carregar (no duplo sentido!) a coisa!
Pra saber um pouco mais sobre como fazer esta instalação, tem muitos vídeos no Youtube. Encontrei este aqui, bem direto e sem firulas. Apenas um registro, feito por ele mesmo em outro vídeo, se tiver uma injeção Fuelltech, a chave tem que ser ligada no positivo e não no negativo, como é feita normalmente.
E para ligar, depois de algum tempo parado?
Bem, se tudo tiver certo, é só ligar a bateria, encher o carburador de gasolina e dar a partida. Com paciência, como um motor de fusca precisa. Nada de acelerar demais antes de esquentar um pouco. Vamos deixar o óleo circular, que está tudo seco com este tempo parado.
Para colocar gasolina no carburador, é só retirar o filtro e colocar um pouco de gasolina. Este serviço vai ter que ser feito mais de uma vez, para dar tempo da bomba de combustível enviar o suficiente para encher a cuba. Se esta é uma situação recorrente, experimenta colocar uma bomba manual de borracha na linha de combustível, como mostrado aqui, nesta página do Planeta.
Pensamentos finais
Bem, isto não é um “credo”, apenas sugestões para ter seu buggy em forma, sem passar muito trabalho quando o verão chegar. Eu mesmo não faço isso sempre. Mas sempre que não faço, me arrependo! Tem mais alguma sugestão interessante? Coloca aí nos comentários! Afinal, buggy no inverno não deve ser motivo de preocupação!
Quer saber mais sobre manutenção e mecânica de buggies? Clica neste link!
Recados do Buggyman
Recados são postagens sem um assunto específico, podendo ser ou não sobre buggies. Esta falou sobre como manter o buggy no inverno, no sul do Brasil. Nordeste é outro mundo!
Clica na imagem da Expedição Nirvana para ver a listagem dos “Recados” já publicados. É, dá pra andar de buggy no inverno, afinal.