no site em agosto de 2007
Buggy Menon do Amadeu Zulllino (Capitão Gottlieb)
Meu Buggy passou por alguns melhoramentos inclusive o cambão. Este é dobrável e está preso nesta posição por uma corda de nylon forte e também por um sistema de parafuso e borboleta. Nunca escapou e nem vai escapar. É realmente muito seguro.
Atualmente puxo meu Buggy com uma Toyota Hillux. Não tenho tido problemas para tracionar meu Buggy e nem para descer ladeiras ou serras, mas é claro que eu vou sempre dirigindo com prudência. Adoro meu Buggy. É o melhor relax que eu conheço.
Tenho meu Buggy há quase 10 anos. Bem, antes disso, eu tive uma moto XLX-250 Honda, mas por pouco tempo porque embora fosse agradável eu achei que motocicleta era uma coisa muito perigosa e preferi trocar por um Jeep Willys Overland 1968. Mas a manutenção do Jeep era complicada, cara e as peças precisavam ser compradas em São Paulo (por um preço nada agradável) ou então garimpadas em ferro-velho (uma tarefa difícil, demorada e sem muita garantia de qualidade). Algumas oficinas achavam que, por ser Jeep velho, o serviço poderia ser feito de qualquer jeito! Além disso, o Jeep era guloso demais por gasolina, muito duro de direção, câmbio e suspensão e eu e minha esposa estávamos pouco confortáveis com ele (ela é ótima motorista).
Após tres anos de dificuldades, aborrecimentos, despesas e pouco lazer nós decidimos nos desfazer do out-to-date Jeep. Mas eu devo reconhecer que não dá para comparar Jeep com Buggy, mesmo sendo um MudBuggy. Afinal o Jeep tem uma capacidade de tração muito grande e o Buggy nem chega perto.
Porém para vencer atoleiros eu acho que meu MudBuggy é melhor. Mesmo por que, se você encalhar o Buggy é só puxar com uma corda, um carro ou 2-3 pessoas. Se o Jeep encalhar é uma barra. É muito pesado e precisa tracionar com um caminhão, ou trator e muita gente para lhe ajudar.
Jeep moderno é realmente bom, embora seja muito caro e eu penso que deve ser usado por quem necessita de um veículo valente para off-road e com grande capacidade de tração. Para quem deseja apenas um carrinho para se divertir o Buggy é mil vezes melhor, mais prático e muito mais barato.
Por acaso minha esposa viu num estacionamento o Buggy Menon e me avisou. Fomos juntos até lá e logo percebemos que era o veículo que precisávamos, de fácil manutenção (VW) e realmente prazeroso . Desde então recomendo o Buggy para todos os meus amigos.
Meu Buggy foi montado em 1988 sob um chassis de VW 68. Tem motor 1300 e mecânica VW convencional. A suspensão está um pouco elevada e uso 2 pneus Scorpion nas rodas traseiras (aro 15) e 2 pneus contry&town na frente (aro 14). Isto confere ao meu Buggy uma boa performance no barro, mas na areia fofa o seu desempenho é sofrível.
Como moro numa região montanhosa optei por ter um Buggy apto para vencer as trilhas de minha terra.
Atualmente ele está com uma pequena capota de chapa, que protege bastante do sol, mas não da chuva. Tem o cambão na frente, engate na traseira, estepe e caixa de ferramentas sobre a capota, um jogo de correntes para os pneus traseiros (só para vencer atoleiros bravos), 2 extintores de incêndio, 50 metros de corda de nylon, pá, machado, etc. Já sou homem de meia idade (53) e não me aventuro mais como antes, mas meu Buggy nunca me deixou na mão.
Às vezes ele puxa uma carreta Karman-Ghia. Os tubos de sustentação da capota (Santo Antonio) estão reforçados por dentro com vergalhões de aço, aparafusados na suspensão dianteira e traseira .
Raramente viajo a mais de 80-90 km/h porque como o parabrisa é muito alto e quase perpendicular, o vento faz vibrar o carrinho e me incomoda. No meu Buggy tudo funciona: limpador de parabrisa, faróis, lanternas, setas, marcador de gasolina, etc.
Tem macaco, chaves, triângulo, extintor (2), luz de emergência, ferramentas, etc. Não vendo, não dou e não empresto, mas deixo os amigos darem uma boa volta. Você está convidado. (OBA!)
As fotos acima mostram o Mudbuggy, o Buggy Menon do Amadeu com as tralhas para trilha. Quer saber um pouco mais sobre tralhas na trilha? Visita nossa página, aqui no Planeta Buggy
Reforma
Em 2007, ele mandou mais algumas fotos com a nova “cara” do buggy. Ficou muito bom, mesmo! Parabéns, Amadeu!
Baja Bug
O Capitão Gottlieb trocou seu buggy (do qual já sente saudade) por um baja bug. Coisas da idade… hehehehe. Pelo passado de oficial da Marinha e médico, está em muito melhor forma que eu, além de ser mais jovem. Mas não consigo me ver sem o Velho’73. Troquei a coluna de direção por uma de Santana escamoteável, para poder subir e entrar sem grandes dificuldades. E coloquei um enorme volante para reduzir a força necessária nas manobras dentro da garagem. Talvez tenha que cortar a lateral daqui algum tempo…
Mas entendo, já que o Amadeu, ao contrário de mim, usa seu carro em trilhas semanalmente e mora (afortunado!) em uma chácara.
Mas vejam aí o baja bug do Amadeu.
O Engate e a Carretinha
Em conversas com parceiros jipeiros, o Amadeu ficou com uma dúvida, sobre a qual trocamos ideias.
Qual a legalidade de usar o engate e tracionar alguma coisa com ele.
Bem, a Resolução 197 fala no assunto e deixa claro que veículos fabricados antes de 2006 (inlcusive) podem ter os engates instalados com algumas regras. A partir dali, tem que seguir regras bem mais rigorosas e atender à CMT que tem no documento do veículo.
Um pouco mais sobre este assunto, nesta página do Planeta.
Buggy Gaiola VW
Parece que Amadeu ficou com tanta saudade do buggy, que acabou comprando uma gaiola para as trilhas. Olha só como é esta belezinha:
Gaiola Buggy ASA/CAUYPE SPORT (2012). Tipo Cronos Crotalus (sou o 2º dono).
Baixa quilometragem; 2 lugares.
Veículo muito manobrável (distancia entre-eixos 1,80 m). Ótimo para off-road (trilhas) ou praia.
Motor 1600. Chapa de aço 3 mm protegendo o cárter, um Carburador H30 Pic; ignição eletrônica moderna, filtro de ar da Kombi.
Câmbio – Diferencial (8×35). Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor. Suspensão dianteira VW com dispositivo para acoplar tow-bar. Tem chicote elétrico e plug.
Suspensão traseira com molas helicoidais do UNO e tirantes reguláveis. Tanque de gasolina 30 litros (aço inox 2 mm – Barril).
Pneus dianteiros Pirelli 185 R14 C 102/100 (bom estado), Pneus traseiros town-country 205x70x R15 (novos) e Genius tyres 205x75xR15. Rodas traseiras tala 8”; offset = – 25 mm. Estepe na capota e em bom estado (aro 14)
Capota para sol. Bagageiro traseiro. Caixa de ferramentas de peroba, com cadeado
Bancos concha e cintos de 4 pontos. Engate e tomada elétrica.
Contagiros Guster. Termômetro do óleo do motor (Cronomac).
Documentos como Gaiola Buggy. Tem todos os itens obrigatórios para circular na cidade e na estrada e vários opcionais.
Nas viagens é puxado com towbar, mas também puxa uma carretinha Karman-Ghia, que pesa 150 Kg e carrega até 350 Kg (total 500 Kg).
Um Cara que Gosta de Liberdade e Natureza!
Amadeu Zulino, o Capt Gottlieb, é um dos colaboradores do Planeta, com boas informações e detalhes. Esta é uma página com muita informação, que pode inspirar outros buggistas Brasil afora!
Obrigado por ser um dos nossos, Capitão!
Conheça outros Buggies Menon
Os outros buggies Menon, que fazem parte do acervo virtual do Planeta Buggy, estão nesta página.
Saiba um Pouco Mais Sobre Baja Bug
O Planeta também dedicou um espaço para Bajas Bug. Dá uma olhada lá!
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