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Bomba utilizada para a linha de combustível

Bomba de combustível manual

Dê Adeus aos “Tragos” no Carburador!

Já passou pela situação de ter que colocar gasolina diretamente no carburador para fazer o motor funcionar?

Estes antigos motores boxer, sem bomba de combustível elétrica e que ficam parados muito tempo, caso dos buggies, sofrem com esta condição.

Às vezes, até mesmo o acesso ao carburador, retirar o filtro de ar e colocar um “gole” de gasolina ali, dá um trabalhão. 

Siga na leitura para conhecer um pouco mais sobre este tipo de bomba.

O problema – O motor do buggy parou.

Esta semana, pifou a bomba de combustível do Velho’73. Carro que fica parado muito tempo, acaba tendo problemas de toda ordem. Quando foi sair, funcionou um pouco e apagou o motor, dando sinais de falta de gasolina. Mas estava com meio tanque. Logo, deveria ser a bomba. Em situação normal, é fácil saber se foi a bomba. É só tirar o cainho do carburador, virar o motor de arranque e observar. Se sair combustível, a bomba está boa, caso contrário, ela é o problema, desde que tenha combustível no tanque.

A Solução – Uma bomba de combustível manual

Felizmente, desta vez foi ainda mais fácil identificar o problema. Ano passado, foi instalada uma bomba manual de borracha na linha de combustível do boxer. A coisa funciona apenas em um sentido (a flexa indica) e não oferece resistência à passagem do combustível quando não é acionada. Este tipo de bomba é também chamado de “pera” ou”bulbo” e é utilizada em barcos com motor de popa.

O que se faz normalmente, em um motor parado muito tempo?

Acontece que, com o buggy parado muito tempo, a cuba do carburador acaba ficando vazia e a linha de combustível também. Então, para ligar o buggy, era preciso tirar o filtro de ar e colocar um pouco de gasolina no carburador (o célebre “traguinho”). Uma mão de obra grande, que acabava fazendo com que ele ficasse ainda mais tempo parado! Claro que nunca tinha gasolina em uma garrafa por perto, então tinha que retirar do tanque…

Então, com esta bomba de borracha – facilmente encontrada em lojas náuticas – o problema está superado. É só bombear até a cuba ficar cheia, até encontrar resistência. Desta forma, foi possível bombear o suficiente para manobrar dentro da garagem, depois de arrastá-lo com outro carro. E confirmar que o problema era mesma a bomba de combustível (a “oficial”).

Fica a dica para os que não fazem uso diário do buggy. Antes disso, a ideia era colocar um reservatório com bomba elétrica, do tipo que é usado em veículos flex. Um investimento maior e uma instalação bem mais complicada que esta. Por enquanto, está bem, sem demonstrar ressecamento ou dificuldades de operar.

A propósito, foi trocada a tal bomba de combustível (a oficial) e foi um serviço muito simples, já que ela é presa apenas por dois parafusos. Único cuidado que o Planeta recomenda em qualquer troca de peça que exige a retirada de parafusos, é que tanto no soltar quanto no apertar, a coisa seja feita de maneira gradativa, alternada, para não causar empenamentos na peça. E sempre troque a junta.

Onde Encontrar

Este tipo de bomba é possível encontrar em lojas de manutenção de barcos, já que é usada em motores de popa. Esta que está no Velho’73 foi comprada no AliExpress. Mas pode ser encontrada também no Mercado Livre. Apenas atente para o diâmetro, que deve ser compatível com tua linha de combustível, normalmente 6mm.

Este post tem 3 comentários

  1. Carlos Kadron Seixas

    Excelente dica, obrigado!

  2. Filipe

    Bom dia. Como faço pra adquirir este produto. Meu wpp 32 984888383

    1. Beco

      encontras em lojas náuticas ou pelo Mercado Livre. A que uso no meu buggy é de 6mm.

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