O que é uma suspensão IRS?
IRS é a sigla para “Independent Rear Suspension” ou, em português, “Suspensão Traseira Independente”, que foi utilizada no Brasil pela Variant II e pela Kombi.
Claro que a suspensão tradicional dos nossos buggies (derivados de Fuscas) é a “Swing Axle”, que significa algo como “Eixo em Balanço” ou eixo flutuante. O diferencial é fixo e os semi-eixos flutuam. Também é independente, mas como tem articulação apenas no lado da caixa, as rodas acompanham o movimento “swing”, que faz com que elas se mostrem “abertas” ou “fechadas”, de acordo com a posição do sistema. Se você quiser um buggy alto, com o sistema “swing axle”, vai ficar com um aspecto feito e com a estabilidade comprometida, além do desgaste irregular dos pneus.
Ou seja, o conceito de suspensão independente serve para os dois tipos de eixos, mas a diferenciação é feita para que se saiba a qual estamos nos referindo. Swing Axle pivota apenas no lado do diferencial, enquanto a IRS tem duas articulações, uma do lado do diferencial (caixa) e outra no lado da roda, Um braço auxiliar mantém o eixo alinhado e permite a movimentação da suspensão, mantendo a roda quase sem alteração no câmber.
Como se instala uma suspensão IRS em um Fusca ou Buggy?
A maneira mais simples, é colocando uma suspensão original da Variant II, ou da Kombi mais recente que usa este sistema, no Buggy. Vai exigir a troca de todo o trem posterior do carro.
Dificuldades a serem resolvidas
A Kombi é um veículo feito para carregar uma tonelada de carga. Logo, a suspensão dela é feita para isso e, portanto, muito dura para um buggy.
Uma das soluções encontradas, é tirar totalmente a pressão da barra de torção e colocar molas helicoidais para fazer o trabalho.
A Variant II é tida como uma suspensão um pouco fraca para uso em trilhas ou dunas. Informação do Nil, que não confirmamos com alguém que tenha a mesma instalada em um buggy.
E a suspensão dianteira?
O Planeta também tem postagens tratando da suspensão dianteira, principalmente no que se refere à barra antirrolagem e à correção do cáster. Dá uma olhada lá também!
É possível instalar uma IRS em um Buggy ou Fusca, sem colocar a da Kombi ou da Variant II?
É exatamente isso que o Planeta encontrou há alguns anos, em um site gringo, o Blind Chicken Racing, que autorizou a adaptação e publicação no Planeta Buggy. Está lá na página antiga, mas aqui, como a página é responsiva, dá para ver no celular também.
A tradução e uso das fotos foi autorizada pelo webmaster, Mark Johnson, através de mail. Mas vamos aos fatos: como o site explica duas alterações (gaiola e fusca), julgamos que para nosso caso brasileiro, apenas uma seria suficiente, então fizemos uma pequena junção das duas soluções. Não se trata de uma tradução literal, portanto, mas respeitamos a sequência e a fabricação do autor.
Começando o trabalho
A primeira coisa que precisamos fazer é um gabarito. O site mostra como fazer este gabarito, para que não se perca o alinhamento das peças. O mesmo gabarito servirá para os dois lados. E é necessário ter este gabarito, pois o eixo IRS é articulado nas duas extremidades.
Também é importante salientar que será necessária uma alteração na caixa do Fusca/buggy, pois o semi-eixo é diferente na IRS. Se encontrar uma caixa de Kombi ou Variant II, pode ser a melhor solução.
As peças que você precisará para fazer seu gabarito, são:
- Uma suspensão com o tubo onde se aloja a barra de torção e o braço-pivô no lugar – poderá ser comprado em um ferro-velho ou, quem sabe, usar a suspensão IRS de um amigo. Ela vai ser usada para montar nosso gabarito e transferir a posição para nossa própria suspensão;
- Um pivô IRS. Esta é uma peça que se encontra para venda nos EUA, mas que aqui vamos ter que fabricar;
- As três buchas centrais do pivô – espaçadores;
uma peça metálica de 5×7″ (aproximadamente 12,7cmx17,7cm), com 1/4″ de espessura mínima; - Um pedaço de tubo de 1″ ou uma cantoneira metálica (alguma coisa que não flexione ou entorte facilmente);
A chapa metálica de 5″x7″ é cortada e furada, para poder ser aparafusada na extremidade do tubo onde fica a cobertura da barra de torção (fotos abaixo), soldando-se o pequeno pedaço de tubo ou cantoneira. Dá para usar a própria tampa do tubo da barra de torção como gabarito para fazer a furação nela.
A galeria a seguir mostra a sequência da fabricação do gabarito, que irá mostrar exatamente o local da colocação do pivô IRS na suspensão normal do Fusca/Buggy.
O ponto onde se encontra os três espaçadores utilizados neste gabarito, é exatamente o local onde se localiza o pivô que articula o braço auxiliar da IRS. Estes espaçadores simulam o pivô que será instalado ali.
A parte mais complicada para a instalação de uma suspensão IRS, é que a parte interna do pivô fica exatamente dentro do garfo que sustenta o conjunto motor/caixa.
Cortando o garfo da caixa para encaixar o pivô
Não queremos tirar material excessivamente ou vamos enfraquecer o garfo. Portanto, vamos iniciar um trabalho que vai consumir muito tempo, para fixar o pivô no garfo.
Começamos com um molde básico, feito em cartão, transferido para o local e cortado com o plasma corte. Então, fizemos um teste de fixação, cortanto, testando, martelo, limando, testando, martelo, coçando a cabeça, limando, martelo… Pode tomar muito tempo, mas uma boa fixação, irá evitar muito trabalho posterior!
A idéia é colocar o suporte do pivô facilmente, portanto ele não pode ficar frouxo e ainda permitir que possa ser soldado em todo seu contorno. Se ficar alguns buracos, deverá ser colocado material para preenchimento e torná-lo rígido novamente.
Soldando o pivô no local definitivo
Depois de todo o espaço preparado, é hora de colocar o gabarito com a peça que vai suportar o pivô do braço articulado.
O produto final apresenta-se muito limpo, como pode ser visto na galeria a seguir, sem um monte de furos e remendos. Somente tem uma pequena área (a primeira que foi cortada), que teve que ser preenchida ao final.
O pivô que será soldado na suspensão do Buggy
A peça que o Mark usou para soldar na suspensão do Fusca, é esta, mostrada na foto abaixo. É fácil de conseguir nos EUA, mas por aqui não é tão simples. Acho que não há grande dificuldade de fazer uma dessas, com aquela mesma suspensão de Kombi que foi utilizada para fazer o gabarito.
Vamos esperar que alguém faça e dê alguma dica interessante sobre isso.
Enquanto isso, é possível comprar no eBay gringo, mas com o dólar nas alturas, não é a coisa mais barata do mundo… em setembro de 2020, quando esta página foi inserida no site, estava mais de oitocentos reais, com frete! Por uma pecinha de metal…
NOVIDADE!!!
Um planetário mandou a informação de que uma empresa brasileira está fazendo esta peça e vende já com a bucha de PU. O preço parece salgado, mas é muito menor que este dos gringos.
E compara os produtos. À esquerda o gringo e à direita o brasileiro. No visual, pequena diferença e acredito na capacidade de produção do nosso povo ligado aos carros. Além disso, pode ser que a Variant II tenha o tubo um pouco diferente do Fusca mexicano.
Tem alguma empresa ou profissional que faça este serviço?
Sim, tem muita gente que faz este tipo de serviço. Mas tenha cuidado, acompanhe de perto e procure se informar sobre a capacidade técnica do profissional que irá mexer na suspensão do teu carro!
O Planeta recomenda dois profissionais na página dos Mestres do Planeta Buggy, o Dane Caetano em Pelotas-RS e o Plínio Dal Pino, em Rio Claro-SP
Não esqueça!
Traseira mais alta que a dianteira, cria problemas no cáster dos buggies. Quanto maior esta diferença, maior o erro, que pode ser corrigido relativamente fácil.
Dá uma olhada nesta página e neste vídeo para saber o que é e como corrigir o erro de cáster.
Já assisti várias vídeos dessa adaptação IRS no chassi do Fusca, mas nem um me transmitiu segurança.
Pois todo mundo no final fala a mesma coisa: é trabalhoso e não dá o alinhamento correto…. 😏
Eu tenho um Fusca 1969 todo certinho, mas tenho um sonho de colocar o motor AP e câmbio da Kombi diesel, inclusive já tenho tudo, até o chassi da Variant eu comprei rss
Bom dia, alguém sabe o site que vende esses suportes ?
Há algum tempo, era possível encontrar no Mercado Livre. O anúncio está pausado neste momento. Mas, quem sabe, um contato com o vendedor não pode dar um caminho?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1369832831-suporte-braco-suspenso-variant-2-adaptaco-fusca-gaiola-_JM
Quantos graus se pode levantar o facão do Fusca sem que as rodas fiquem arqueadas. E nesta regulagem, qual será o ganho real de aumento da suspensão?
Seria possível fazer a adaptação da suspensão IRS da kombi em um GURGEL X12 TR ?
Possível, é. Mas a adaptação é um pouco mais complicada, pois o Gurgel não tem a barra de torção e teria que ser feito um agregado para soldar ao chassi. O melhor é fazer colocando o braço auxiliar com o suporte da bucha soldado ao chassi e mantendo o braço principal original. Vi um assim e ficou muito bom. Não esqueça que os semi-eixos também precisam ser trocados (não precisa trocar a caixa toda), já que eles tem duas articulações, uma em cada extremidade, enquanto o fusca tem apenas uma articulação na caixa.
Fala Beco, estou para instalar a IRS no meu Fusca. Eu gostaria de saber se tem um ângulo certo para soldar esses suportes dos braços IRS, eu comprei no ebay, eles ficam retos, mais apontados para baixo ou mais apontados para cima? Ou é o próprio gabarito que determina o ângulo do suporte no tubo?
Oi Marcus,
Eu nunca fiz no meu buggy, mas vi alguns feitos sem o gabarito, na base do acerto e erro (às vezes funciona!). Eu usaria o gabarito, pois é o mesmo para os dois lados e fica equilibrado.
Acho que o ângulo vai ser ditado pelo gabarito, sim. Nos que vi, foi preciso cortar um pedaço do garfo da caixa, para o braço auxiliar ter espaço.
Quando fizer, mostra pra gente!
Vou conversar com o Dane Caetano amanhã para saber mais detalhes e te passo por aqui.