Keep Calm

Keep Calm

Keep Calm e Lave as Mãos!

Keep Calm and Carry On, foi um cartaz motivacional criado pela governo inglês em 1939, para preparar o povo para os duros dias que viriam. Atualmente, ele e suas variações são utilizados em campanhas de empresas, em decorações, em palestras motivacionais, mas o significado é muito maior que isso. Aliás, um brasileiro “vivo”, registrou o texto e o burocrata de plantão não viu nada de errado nisso…

Dias Complicados

Nos meus 70 anos, nunca passei por algo similar. Enchentes, bloqueio de estradas, planos econômicos, nada disso se compara ao que estamos enfrentando hoje.

Mas, como todas as outras crises, esta também passará. Se vai deixar algo positivo na mente das pessoas, só o tempo dirá. Acho que, de maneira geral, não fará absolutamente nada. Os políticos continuarão os mesmos, a safadeza continuará a mesma e tudo voltará ao normal, se é que o que temos é normal.

O que mais me deixa triste (brabo, chateado) é que tem muita gente se aproveitando da situação. Comerciantes cobrando mais caro por itens banais, pastores querendo manter seus cultos e, quando proibidos, fazem apelos para pagarem seus dízimos por home banking, gente que espalha notícias falsas e por aí vai.

Fontes de Notícias

Ok, podem falar mal da Globo, da Band, da JP, do SBT, da Folha, do Estadão, mas estas são empresas jornalísticas que ainda têm alguma credibilidade. Avaliem bem as notícias que estão consumindo e espalhando. Se foi aquele amigo do WhatsApp que mandou uma história, sem citar a fonte para conferir, melhor não espalhar. Ou pesquisar nas fontes sérias que, nesta hora, não correrão o risco de falar bobagem.

E, mesmo não concordando com o governo atual, a melhor fonte para esta crise ainda é o Ministério da Saúde, cujo site tem estado instável por conta dos muitos acessos.

Fiquem em Casa

Muita gente precisa sair, fazer sua parte na sociedade, mas aqueles que não precisam, fiquem em casa, pois não estarão correndo o risco de se contaminarem ou espalharem o vírus no condomínio ou na própria casa. O cuidado com o que se coloca dentro de casa deve ser redobrado. Um cantinho da entrada deve ser colocado para a quarentena das roupas e objetos que estiveram na rua. Como o vírus tem algumas horas de vida em superfícies diversas, é boa tática deixar as compras por ali e movê-las para a cozinha só no dia seguinte. Ou lavar todas as embalagens com água e sabão.

Na minha casa, improvisei um pedilúvio, que nada mais é que um pano embebido em uma solução de água sanitária a 10%, colocado sobre o capacho na porta de entrada. Limpar os pés ali, antes de entrar em casa, ajuda. Para quem tem cães, esta é uma providência interessante, já que eles não usam sapatos…

Aliás, por falar em cães, eles precisam sair, sim, mas cuide para que não cheirem coisas pelo caminho, procurem um trajeto sem outras pessoas e seja o mais breve possível. Ah, e recolha os dejetos dele. E lave as “mãos” dele ao chegar em casa.

E os Buggies?

Deixa ele quietinho lá na garagem, se moras em um condomínio. Garagens são locais insalubres por natureza, melhor não arriscar.

Mas, se tens a sorte de morar em uma casa, esta é uma grande oportunidade de fazer alguma coisa nele, aquela luz de ré que está guardada, só esperando para ser instalada, aquele retoquezinho no polimento das rodas, aquele ajuste nas válvulas com motor frio, aqueles parafusos de inox que estão há meses lá na gaveta…

A Foto Verão 2020

Outra coisa que pode ser feita, é vasculhar a galeria do teu celular e achar aquela foto fantástica para o Concurso de Fotografia do Planeta Buggy. Junta a família e façam uma votação para saber qual a melhor.

Prudência e Caldo de Galinha…

…nunca fizeram mal à ninguém. Este momento é sério, mas nem por isso devemos parar de viver, brincar, ler novos livros, desenhar, escrever.

Aproveita este tempo com tua família e… divirta-se, aprenda com eles e ensine alguma coisa para eles.

E, principalmente nas redes sociais, evita a política, não é o momento. Converse coisas positivas, passe adiante boas energias, pois muitos estão precisando, neste momento. Eventualmente, serão atingidas pessoas próximas de nós e todos precisam de alto astral.

O Outro Vírus

Cuida do que espalhas na rede. Como o Corona Vírus, notícias falsas espalham-se rapidamente e não é possível a contenção, a não ser com a sabedoria de não as espalhar. Confira duas vezes, em fontes sérias e seguras. Até alguns jornalistas precisam ser filtrados!

E, antes de responder a alguém, releia o que escreveu, conte até dez e, só então, clica em enviar, se teu senso de responsabilidade disse que está tudo bem. Não chame alguém de burro ou estúpido, apenas por não concordar com ele. Mantenha este vírus longe das tuas redes e será muito mais fácil enfrentar esta reclusão forçada.

As Coisas Boas, a Humanidade se Apoiando

Nem tudo é coisa ruim nesta crise. Vemos iniciativas louváveis, gente fazendo compras para os idosos de seu condomínio, E tem algumas iniciativas incríveis, que passam despercebidas no nosso dia a dia e que estão sempre trabalhando pelos grupos mais sensíveis. O Banho Solidário, de Porto Alegre, por exemplo, sempre fez seu trabalho, agora ainda mais importante. Assim como a Amica, de Pelotas, que serve comida nas ruas aos desabrigados de sempre. Mais que nunca, estas entidades precisam de apoio para dar proteção e apoio aos desvalidos.

Este povo, que merece todos os nossos aplausos, faz um trabalho praticamente anônimo e sempre esteve e estará lá para apoiar os menos favorecidos. Faz tua parte, também, procura estas entidades da tua cidade, junta os buggistas, jipeiros e gente que gosta de carros e faz uma campanha de apoio a estas entidades. Sei que muitos já fazem isso, mas nunca é demais.

Keep Calm - Cartaz original
O cartaz original

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Lee

Compartilhando ou copiando e colando. Parabéns, amo este grupo! #RLee2020 🙂

Roberto Lee

Faço parte deste grupo (PLANETA BUGGY) e depois que entrei neste grupo, minha vida mudou, me tornei mais responsável, mais família, mais amigo, mais tudo!
Fiz milhares de amigos, conversamos sobre buggys, automobilismo e nos amigos adicionados aqui no facebook, falamos de tudo. Meu leque de amigos aumentou consideravelmente!
O grupo é de simpatizantes de buggy, é um grupo democrático e convido à todos à participarem. Eu andava triste, meio no “tédio”, sabe? Agora tô feliz, sempre tem algum amigo querendo papear e não é “papo furado” não! São ALTOS PAPOS! Obrigado Carlos Silva, (como sempre brinco:> “Meu chefe”) #RLee2020

Roberto Lee

“Daqui não saio, daqui ninguém me tira” ♫ ♫ ♫ ♫ (risos)

Petrônio Marques

Texto excelente. Parabéns por tamanha dedicação.

Chevas

Muito bom o texto. Acredito que é exatamente o que muitas pessoas pensam.

RICARDO FRANCO

Sou novo no Planeta como inscrito, mas acompanho esse grupo já tem tempos…..além da paixão pelo buggy, o que move idéias em comum esse pessoal é de um excelente nível cultural e de simpatia ímpar….