Como identificar o motor boxer

Por curiosidade ou por necessidade, às vezes precisamos saber qual a origem do boxer que equipa o carro. A numeração do bloco tem números e letras que podem identificar o ano e o modelo originais.

O texto ainda está um pouco confuso, mas dá para iniciar uma pesquisa. O Planeta espera sugestões para melhorar estas informações.

A numeração do motor boxer, em fuscas e kombis, está na parte traseira do motor, entre as duas polias, exatamente na base da bomba de combustível. No entanto, na Brasília este local foi alterado, pela diferença do acesso ao compartimento do motor. Nestes motores, a numeração está na parte superior, entre o alternador e a capelinha. Um pequeno problema para buggies que usam motor de Brasília, pois o acesso é mais complicado. Mas é bom saber para o caso de alguma blitz querer ver o motor e não encontrar. Hoje em dia, com um celular com flash, é fácil ver e fotografar esta numeração.

Saiba mais sobre o motor boxer, na apostila da fábrica que está neste link.

TIPO: 1 E 2 – 1200 Fusca e Kombi um carburador
Prefixo: B, fabricação até dezembro de 1966 
Diâmetro do pistão: 77mm, Curso do virabrequim: 64mm, Potência: 36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN) 
cilindrada: 1192CC, Taxa de compressão: 6,6 

TIPO: 1 – 1300 Fusca
Prefixos: BF (é o que equipa o Velho’73, ampliado para 1500), BJ, BY gasolina e BK, BM (Gol) álcool.
Fabricação de janeiro de 1967 até dezembro de 1983
Diâmetro do pistão: 77mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK Fusca 1980-83 Alcool dois carburadores
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Cilindrada: 1285CC, Taxa de compressão: 6,6

TIPO: 1 E 2 – 1500 um carburador
Prefixo: BH 
Fabricação de janeiro de janeiro de 1967 até outubro de 1975
Diâmetro do pistão: 83mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Cilindrada: 1493CC, Taxa de compressão: 6,6

TIPO: 1 – 1600 4 portas (Zé do Caixão) – um carburador
Prefixo: BB
Fabricação a partir de janeiro de 1969 
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN)
Cilindrada: 1584CC, Taxa de compressão: 7,2 

TIPO: 1 – 1600 Brasília
Prefixo: BA
Fabricação a partir de junho de 1973
Diâmetro do pistão: 85,5mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN)
Cilindrada: 1584CC, Taxa de compressão: 7,2

TIPO: 1 – 1600 Fusca
Prefixo: BD
Fabricação de outubro de 1974 até maio de 1975
Diâmetro do pistão: 85,5mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) : 1584CC 
Taxa de compressão: 7,2 

TIPO: 1 – 1600 Variant (dois carburadores)
Prefixo: BV 
Fabricação de novembro de 1969 a dezembro de 1978
Potência: 67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV
Cilindrada: 1584CC  Taxa de compressão: 7,2 

TIPO: 1 – 1700 SP2 (dois carburadores)
Prefixo: BL 
Fabricação a partir de junho de 1972
Cilindrada:1678cm3, Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Taxa de compressão: 7,5 

TIPO: 2 – 1600 Kombi
LETRA: BZ
FABRICAÇÃO: DESDE OUT/75 
CILINDRADA: 1584CC 
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2 

TIPO: 2 – 1600 – Kombi dois carburadores 
LETRA: BG
FABRICAÇÃO: DESDE JUL/78 
CILINDRADA: 1584CC 
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2 

TIPO: 10 – 1600 
LETRA: BN
FABRICAÇÃO: DESDE ABR/75 
CILINDRADA: 1584CC 
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2 

TIPO: 11 – 1300 gasolina
LETRA: BJ
FABRICAÇÃO: DESDE DEZ/75 
CILINDRADA: 1285CC 
TAXA DE COMPRESSÃO:6,8 

TIPO: 30 – 1600 Variant II (dois carburadores)
Prefixo: BV 
Fabricação a partir de novembro de 1977 até 1980
Cilindrada: 1584cc Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN)
Taxa de compressão: 7,2 

GAS-Gasolina / ALC- Alcool 

BA – 1600 – BRASILIA (1976) 
BD – 1600 GAS FUSCA 
BG – 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP 
BJ – 1300 GAS FUSCA 
BK – 1300 ALC FUSCA BRASILIA 
BM – 1300 ALC GOL 
BN – 1600 GAS BRASILIA 
BV – 1600 GAS VARIANT 
BX – 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP 
BY – 1300 GAS GOL 
BZ – 1600 GAS KOMBI 
UF – 1600 GAS FUSCA 
UG – 1600 GAS KOMBI 
UJ – 1600 ALC FUSCA 
UK – 1600 ALC KOMBI 
UFA – 1600 GAS FUSCA 
UJA – 1600 ALC FUSCA 
UGA – 1600 GAS KOMBI CARAT

Dados de potência, diâmetro de cilindros e curso do virabrequim, conseguidos no Blogo do Jovino.

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Marlon Rohrbach

Muito bom, obrigado!

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