As várias faces do Planeta
Areia na Veia - Slogan de 2001

As várias faces do Planeta

As Várias Faces do Planeta

Nestes quase 20 anos de estrada, as várias faces do Planeta enfeitaram o site. Algumas delas estão aí a seguir, mostrando que estamos sempre renovando!

Para os saudosistas se lembrarem.

Estas não são todas, que algumas se perderam na poeira do espaço virtual. Se achares alguma por aí, manda para o Planeta!

Algumas explicações. O logo, de 2002, foi montado pelo Buggyman (óbvio, pois não é nada técnico). Mostra um planeta, com o Velho’73 em “órbita”. No segundo, uma nave desenhada pelo Diego Floor, físico, artista e filho do Buggyman, inspirada, claro, no Velho’73. O seguinte, mostrava um slogam da época “Buggy é estado de espírito” e o logo original da Glaspac.

Na busca por algo original, o Buggyman criou o slogam “Areia na Veia” e utilizou uma imagem de trânsito, que identifica região de vento (praia, claro). Como este slogam foi também utilizado por um clube, acabou descontinuado no site. A seguinte, com um logo mais elaborado, letras envolvendo um planeta, foi feita por um amigo do Buggyman que estava fazendo um TCC e usou o site do Planeta como base. Por último, uma caveira “Farroupilha”, com a bandeira revolucionária ao fundo, as lanças tradicionais dos farrapos e uma caveira com o lenço farroupilha na testa. Cheia de significados, desenhada por outro filho do Buggyman.

Senta a Púa

Um desenho inspirado no famoso “Senta a Púa” do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na II Gerra Mundial. Desenho da Samanta Floor, filha… do Buggyman. Ter filhos artistas é ótimo quando não se tem talento!

Senta a púa - avestruz em um buggy

Conhecer a história do 1º GACB, é importante e interessante. Existe um DVD à venda (http://loja.sentandoapua.com.br/dvd.html), baseado no livro do Tenente Aviador, Rui Barbosa Moreira Lima, infelizmente esgotado. Mas é possível encontrar usado no site estante virtual. Orgulhe-se da nossa história!

A foto abaixo mostra um verdadeiro herói brasileiro, Tenente Aviador Rui Barbosa Moreira Lima, com reconhecimento internacional. Quando faleceu, em 2013, a FAB soltou nota que colocava Moreira Lima na condição de “mito grandioso, magnânimo, extraordinário”, um “guerreiro da nação” que será lembrado “indefinidamente”.

Uma nação que não cultua seus heróis não tem história.

Moreira Lima um herói brasileiro

O logo original do 1º GAvCa é este aí abaixo. Estava na lateral de todos os 48 aviões P-47D THUNDERBOLT usados em combate pelo grupo, na Segunda Guerra. Foi criado pelo capitão-aviador Fortunato Câmara de Oliveira, e teriam alguns significados: o grito de guerra “Senta a Pua!”, usado pelos aviadores, a avestruz, para simbolizar que tinham um estômago que digeria qualquer coisa (alusão à pessima comida servida no Panamá, onde foram treinados), a pistola, que representava a defesa do avião, o Cruzeiro do Sul e até as garras do avestruz “travando” nas nuvens.

Nesta época em que a ética brasileira está sendo tão questionada, é importante saber que nem sempre foi assim…

logo Senta a Púa original

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of