Tecno M73 na 4Rodas
A Tecnofibras, empresa carioca fabricante de veículos especiais, iniciou fazendo o PlayBug, evoluiu para o Tecno-M73 e finalmente produziu o Buggy Bravo, com as mesmas linhas do Tecno, mas sem as portas.
É possível que tenha sido uma decisão empresarial de fazer um veículo mais barato e mais simples de fabricar.
A reportagem sobre o Tecno M73 na 4Rodas nº150 de janeiro de 1973, está no site Bravo-PlayBug, mantido por Rodrigo Pinheiro, filho do projetista e construtor do carro. Agradecemos a autorização para copiá-la para cá. Infelizmente, faltou a última página, mas o principal está aí.
Transcrição da Reportagem Tecno M73 na 4Rodas
Como em um celular, é impossível ler a matéria do Tecno M73 na 4Rodas, pelas imagens, o Planeta fez a transcrição, que segue abaixo.
TECNO M-73: MAIS SPIDER DO QUE BUG
Reportagem de Roberto Manera
Fotos de Fernando Abrunhosa
Suas linhas são as de um carro esporte e seu desempenho também: chegamos a mais de 150km/h, com o protótipo no autódromo do Rio.
O sucesso do Play-Bug, lançado no fim de 1971 (quarenta unidades vendidas nos últimos quatro meses), mostrou ao seu fabricante – Tecnofibra, Rio de Janeiro – que há um bom mercado no Brasil para carrocerias especiais bem construídas.
Fernando Pinheiro dos Santos, um dos donos da Tecnofibra e projetista do carro, acha que ele só é aceito por uma faixa específica de compradores: os jovens que não se importam em fazer a ginástica necessária para entrar num carro sem portas com a capota colocada.
Assim, em busca da grande faixa dos que preferem carros esportivos mais cômodos, Fernando começou – há seis meses – a trabalhar no projeto de um novo automóvel.
A partir das linhas essenciais do Play-Bug, também moldado em fibra de vidro mas comportas, painel mais sofisticado, maior área carenada e vários opcionais (entre os quais, dois tipos de capota), será lançado neste mês o modelo Tecno M-73.
Testamos o primeiro protótipo (o segundo e último estava em fase de acabamento) e a impressão que nos deu é de que esse novo agradará bastante a quem estiver disposto a sacrificar o espaço interno e de bagagem de um sedã comum em favor do desempenho mais esportivo.
O Tecno destina-se aos que querem um automóvel jovem, de linhas e de comportamento. Seu preço (Cr$ 9.250,00 o kit completo, para montar sobre plataforma Volkswagen, e Cr$ 19.000,00 o carro já montado sobre mecânica renovada e garantida pela fábrica) justifica a ausência do luxo oferecido por outros carros mais caros.
O motor e as rodas
Em alguns carros de pequena série – como é o caso do Tecno -, a mecânica Volkswagen atingiu o seu melhor nível de desenvolvimento. E as rodas largas (7,5 polegadas na frente e 8,5 atrás) dão ao carro um ótimo índice de aderência, mesmo nas curvas mais violentas. Os aros 13 e o rebaixamento de toda a suspensão reforçam sua boa estabilidade.
O protótipo que testamos estava equipamento com um motor 1.600 que a Tecnofibra oferece como opcional, aumentando em Cr$ 2.500,00 o preço do carro montado. O standard tem um motor 1.300 sem qualquer modificação. O motor opcional, além da maior cilindrada, tem comando de válvulas Silpo (um pouco mais bravo que o Isenderian 10/10), nacional, dupla carburação Silpo (uma cópia da Webner 40/44 sem o mecanismo de regulagem não fixa) e diferencial um pouco mais longo que o original da linha Volkswagen 1.600. Com esse motor conseguimos, sem muito esforço, ultrapassar os 150km/h, notando apenas alguma vibração depois dos 130km/h, por falta de balanceamento das rodas.
As rodas Mangels, aro 13 e talas de 7,5 polegadas (dianteiras) e 8,5 polegadas (traseiras) vêm com o kit completo e calçam pneus especiais Maggion Selvaggio (brasileiros). O conjunto – além de dar boa contribuição à linha do Tecno, com seu desenho esportivo – é bastante eficiente; as rodas, que oferecem pouca resistência às torções (o projetista leva em conta que num caso de batida na guia é preferível entortar uma roda a ofender peças mais delicadas), ainda tem a vantagem de pesar apenas um pouco mais da metade das rodas inteiriças. O aço empregado é o mesmo, mas as pequenas superfícies deixadas pelos recortes diminuem bastante o peso.
Os pneus Maggion são fornecidos por uma fábrica paulista que incorpora seu know-how às experiências feitas em testes por várias fábricas de bugs. O Selvaggio foi desenvolvido especialmente para o Tecno M-73 (o kit inclui quatro desses pneus). Tem desenho esportivo, embora a altura das bandas laterais seja um pouco grande, e mostrou-se bastante eficiente quanto à aderência sobre piso seco. Não tivemos oportunidade de experimentar-lo na chuva.
Estilo
O Tecno é quase um spider, embora conserve algumas características de bug. Os para-lamas são mais envolventes e os faróis – dois de cada lado – são os da Variant colocados como os do Play-Bug, na linha baixa dianteira, protegidos por duas placas de acrílico transparente.
A linha dianteira (capô do porta-malas) ganhou mais 10 centímetros de comprimento, e o para-brisa com moldura integral, moldada em fibra de vidro junto com a carroceria, é mais inclinado que no bug. Essa modificação deixa o Tecno com um perfil mais penetrante, mas o vento passou a incomodar os motoristas mais altos, coisa que não acontece no Play-Bug. O vidro utilizado é o traseiro do antigo Volkswagen 1.600 de quatro portas.
A traseira ganhou uma carenagem bem equilibrada, sendo arrematada por um modesty-panel (saia) em fibra de vidro frisada, cobrindo a parte inferior do motor como nos Volkswagen SP. As lanternas traseiras são as mesmas dos caminhões Mercedes-Benz, incluindo num só corpo as lanternas constantes, o pisca-pisca direcional e as luzes de freio.
O interior do kit completo standard vem pintado de preto-fosco. As portas têm, na própria estrutura de fibra, porta-luvas adicionais, ficando o pequeno compartimento colocado à direita do painel apenas para documento e objetos maleáveis, como mapas e flanelas. O protótipo ainda não havia recebido o novo painel e utilizava um de Play-Bug. O novo terá os instrumento da versão standard (os mesmos dos Volkswagen 1500), mas a fábrica …
Obs: Faltou o final da reportagem sobre o Tecno M73 na 4Rodas. Se tiveres esta revista, manda esta página para o Planeta!
Comentários do Planeta Buggy
As revistas especializadas em automóveis, no Brasil, nunca dedicaram muito esforço em fazer matérias sobre buggies e, muitas vezes, o faziam com um pouco de preconceito contra o carro.
Nesta reportagem do Tecno M73 na 4Rodas, o jornalista dedicou-se um pouco mais.
A matéria do Tecno M73 na 4Rodas é bastante completa e mostra todos os detalhes que o carro apresentava, em sua versão de protótipo.
O Tecno M73 na 4Rodas era um protótipo, que não chegou a entrar em produção. Também não se sabe se houve a fabricação de mais uma unidade, além daqueles dois citados na matéria.
Saiba Mais Sobre o Buggy Bravo e o Tecno M-73
Dia desses, no Grupo do Planeta no Facebook, o Mad Well mostrou algumas fotos de várias carcaças de buggy em um terreno. Um cemitério, segundo o Nil.
Entre estas carcaças estava um que chamou a atenção dele e que parecia um Buggy Bravo. Mas, depois de pesquisar e ver fotos do buggy Bravo e do Tecno, deu para ver que a carcaça não era de um buggy Bravo, mas outro dos muitos que ainda precisam ser resgatados na história do Planeta Buggy.
Mas esta curiosidade do Mad levou-me a pesquisar e descobri que no site antigo tinha um carro parecido, mas com portas. Não estava ainda aqui no Acervo Virtual do Planeta, pois estava na pasta “desconhecidos”, embora depois tenha sido classificado, erroneamente, como um buggy Bravo.
Em contato com o atual proprietário, ele voltou para as páginas do Planeta, devidamente classificado e com novas fotos. Provavelmente, um dos dois protótipos referidos nesta matéria do Tecno M73 na 4Rodas.
O Buggy na Imprensa – Tecno M73 na 4Rodas
O Planeta Buggy tem coletado algumas matérias que saíram na imprensa brasileira e internacional sobre buggies, além dessa sobre o Tecno M73 na 4Rodas.
Todas foram colocadas em uma página mestre, onde tem links para todas as matérias.
Se tens alguma revista ou jornal com material interessante sobre buggies, escaneia e manda para nós! Pode ser pelo email beco@planetabuggy.com.br ou pelo Grupo do Planeta no Facebook.
Muito lindo esse buggy!!!
logo, logo, vai estar aqui também! Belíssimo (e único) Tecno M73, Por onde andará o outro?
restaurei um Tecno M 73.