You are currently viewing Sul do Pantanal de Buggy – 2002
Sul do Pantanal de Buggy

Sul do Pantanal de Buggy – 2002

Sul do Pantanal de Buggy

Originalmente publicada em 2002, esta trilha no sul do Pantanal de Buggy foi documentada pelo Marcelo  e enviada para o Planeta.

Um relato mostrando que podemos, sim, fazer trilhas sozinhos mas o Planeta sempre recomenda pelo menos dois buggies para ajudar a sair de situações mais complicadas. Mas, quando se é jovem… 

O Planeta tem muitas aventuras e passeios no acervo antigo. Aos poucos, vamos recolocando as antigas postagens. Se tiveres alguma, manda pra gente, para o email beco@planetabuggy.com.br.

Sul do Pantanal de Buggy

Marcelo Silva de Oliveira

É um passeio inesquecível, visitar o Sul do Pantanal de Buggy! Partindo de Campo Grande/MS, são 194 km até Miranda, onde se deve abastecer e com certeza comprar aquilo que você se esqueceu (verifica, aqui no Planeta, quais são as tralhas mais importantes a levar em uma trilha). Mais 108 km até um posto da Polícia Florestal e entrar a direita, uma estrada gostosa de areia, pois o terreno varia até Corumbá, começa com areia batida, argila (se seco é poeira, se molhado é um sabão – pneus dune buggy só no areão ) e um pouco de cascalho.

Existem várias pousadas nos primeiros 50 km de estrada e um trânsito de fazendeiros e pescadores que não te deixarão na mão, caso ocorra qualquer incidente.

Ao todo são 127 km de belíssimas paisagens, 85 pontes de madeira, uma travessia de balsa no porto da Manga e uma subida de serra na segunda maior reserva de minério de ferro do país.

Sul do Pantanal de Buggy
Mapa da Estrada do Parque

A minha programação foi a seguinte:

    • Saí de Campo Grande as 9:30 h, velocidade de cruzeiro 70 a 80 km/h;
    • Abasteci em Miranda e entrei na Estrada do Parque as 13:30 h;
    • Fui parando e fotografando a todo momento, tem muito bicho;
    • Almocei no buggy debaixo de uma chuva torrencial, que entrava água em todo lado, mas a fome era tanta;
    • Foi aí que começou o baile. Pneu Dune Buggy e barro não combinam! Não afunda, mas também não traciona, só dançava…
    • Saindo do trecho molhado, tudo OK, continuei fotogrando até o pôr-do-sol, quando lembrei que tinha que armar a barraca p/ dormir.
    • Barrada armada, cadeira de campanha e isopor cheio de latinhas, era um gole e uma tapão no mosquito, dá pra perceber que pela quantidade de mosquito o porre que tomei;
    • Acordei muito cedo fotografei, desarmei a barraca e segui no mesmo ritmo até o Porto da Manga;
    • Travessia de balsa, estrada com cascalho, subida de serra e finalmente (infelizmente) Corumbá as 13:00 h;
    • Abastecido, vim apagando o rastro, sozinho e feliz da vida prometendo um dia voltar.

Comentário do Planeta

Um passeio incrível! Visitei o Pantanal a serviço com a ideia de voltar para conhecer mais profundamente. Infelizmente, nunca voltei, mas a imagem daquela região absolutamente plana, com uma fauna e uma flora fantásticas, ficou na minha memória.

Conhecer o Sul do Pantanal de Buggy deve ser uma experiência e tanto! Conta para o Planeta tuas aventuras e passeios com buggy!

Espero que o Marcelo tenha retornado várias vezes lá, nestes 20 anos que nos separam desta primeira avnetura. Se conheces o Marcelo, pede para ele comentar aqui na página! Infelizmente, perdi o contato. E conhece o BRM dele em mais detalhes, aqui no Planeta!

Saiba Mais Sobre o Pantanal

Existem muitas entidades que trabalham na preservação do Pantanal. Uma delas, a WWF tem um trabalho interessante, pois apoia a produção sustentável, demonstrando que é possível unir a ação humana à preservação. Visita o site deles

Ao contrário de muitos, acredito na produção sustentável, aliada à preservação das áreas, que não precisam ficar intocadas, apenas respeitadas, estudadas e ter suas riquezas aproveitadas para o bem da sociedade. Legislações extremamente duras e inflexíveis, normalmente têm o efeito contrário ao pretendido, pois as áreas acabam sendo exploradas por gente sem escrúpulos e com a corrupção garantindo a impunidade.

Conheça Outros Passeios com Buggies, Aqui no Planeta

Aos poucos estamos trazendo as antigas postagens de trilhas e passeios do antigo site.

Seria ótimo se colocássemos algumas trilhas mais recentes! Manda a tua, com fotos e detalhes!

Clica na imagem a seguir para conhecer o que já temos por aqui.

Deixe um comentário