Quem Faz o Planeta Buggy? Recados do Buggyman #38
Eu poderia começar com algo assim: “sempre perguntam sobre quem faz o Planeta Buggy”. Mas a verdade é que ninguém nunca perguntou isso para mim. Ou para o Planeta…
Já devo ter escrito sobre isso em outros lugares, mas permitam-me esta catarse.
O Planeta “reside” em um velho (não poderia ser diferente) MacBook Pro, onde tudo é feito pelo Velhomaster.
Solitário? Podemos dizer que sim, é um tempinho do dia que tiro para buscar informações interessantes, escrever e também responder algumas demandas que aparecem. Uma higiene mental, longe dos problemas do dia-a-dia.
Por Outro Lado…
Mas…
…não tem nada de solitária uma atividade que envolve dezenas, talvez centenas, de pessoas que buscam algum tipo de informação no site.
Agora, em fevereiro de 2023, são mais de 3.000 visualizações por semana! Nada mal para um site de quase 25 anos!
“Por outro lado”, lembrou-me de uma história sobre Assis Chatobriand (ou Carlos Castelo Branco, a fonte está perdida no tempo e na memória), quando lia “via de regra” ou “por outro lado” em seus jornais. Ele detestava as expressões e tinha uma definição, que não dá pra escrever aqui, para cada uma delas.
Afinal, Quem Fez e Quem Faz o Planeta Buggy?
Tem duas respostas para isso, a curta e a longa.
A curta é simples. O PB é feito por um cara apaixonado por carros, especialmente por buggies, que vive na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
O Planeta Buggy é uma espécie de homenagem ao seu próprio buggy, o Velho’73
A resposta longa é tão longa que não é possível colocá-la aqui. O Planeta Buggy foi feito e ainda é, por centenas de aficionados, que dividem seu conhecimento com outros aficionados, sendo o Planeta apenas um catalisador destas conversas.
Em 2003
Há 20 anos, eu escrevia algo parecido. E o site tinha apenas quatro anos de estrada:
Quem Faz o Planeta Buggy?
O Planeta nasceu como uma brincadeira. Na verdade, ainda é… Procurando matérias sobre buggies na internet, notei que não havia nada em português, enquanto os norteamericanos tinham toneladas de sites. Inclusive na Inglaterra e em alguns países nórdicos, existiam sites sobre buggies.
O Brasil, tropical e com uma incrível quantidade de fábricas de buggies e praias, praticamente nada…
Achei que era um assunto que poderia interessar mais pessoas, além de mim, que tenho um buggy há mais de 30 anos. Não tinha idéia da quantidade de “malucos” que existem neste País. E não tinha idéia da quantidade de amigos que faria, através deste site.
De uma página hospedada na Geocities, até um domínio próprio e quase 200Mb de fotos e informações, alcançado somente com a ajuda de dezenas de parceiros de todo o Brasil. Alguns com uma participação muito expressiva, através do Fórum do Planeta. Outros, não menos importantes, contribuindo com fotos de seus buggies e com dicas diversas.
Este é o Planeta. Minha responsabilidade foi criá-lo e é mantê-lo. Mas não estou mais sozinho. Quem faz o Planeta são todos os que contribuem de qualquer maneira, inclusive somente visitando e aproveitando algumas das idéias que pululam por aí.
Sejam bem vindos!!!
Carlos “Buggyman” Vaz
Comentário em 2023
200Mb! Atualmente, estamos na volta dos 20Gb. Naquela época, era caro manter um site com grande volume de material, além do fato das conexões serem lentas.
Então, a economia no tamanho das fotos era necessária, o que nos deixa com alguns problemas no acervo atual, com fotos antigas, de baixa resolução. Mas são legíveis e isso é que importa!
Recados do Buggyman
Recados são postagens sem um assunto específico, podendo ser ou não sobre buggies. Como esta sobre quem faz o Planeta Buggy.
Clica na imagem a seguir para ver a lista dos “Recados” já publicados. Esta arte é do Maurício Morais, para meu Belair 54, também muito copiada, que tem um espaço para ele na web: Belair’54. Repara na assinatura, apagada pelos fraudadores que não podem alegar desconhecimento da autoria.
E se possível saber também que tipo de estepe era usado, pois não acho nenhum estepe que caiba na frente do carro. Nem aqueles estepes fininhos de carro importado cabem. A tampa não fecha.
Parabéns pelo site, sou reformador de veículos antigos, tenho um mp lafer TI vermelho exposto no site mplafer.com (na galeria brasil nome Sandro) reformado por mim e pelo meu saudoso pai que sempre encarava essas empreitadas comigo. Hoje sou um orgulhoso dono de um Look ano 67 e gostaria que me ajudasse com apenas um quesito. “qual palhetas de limpador saiu com esse carro de fabrica, ele atualmente esta com uma palheta pequena e que não ajuda muito”. Ele esta sendo reformado para ser um buggy de estrada e não vera areia de praia, será mesmo para uso em cidade e estrada pois é uma terapia dirigir esse carro. Todo o interior sera acarpetado e em breve postarei fotos aqui e a história triste que tem esse carro e que com o tempo converti em uma missão para honrar meu pai. Se me responderem por e-mail encaminho foto dele atualmente.
Quero fazer uma inconfidência. Nosso Buggymaster não conseguiu preservar os fios do bigode, na noite de ontem, e afundou na graxa de ovelha, em nosso encontro etílico festivo, em meu humilde recanto. Tenho provas fotográficas se ele ousar negar. Forte abraço, grande Beco!
Em um belíssimo espaço para receber os amigos, não tinha como evitar engraxar o bigode e jogar conversa fora. A minha defesa é que tinha cardiologista para garantir a integridade do gordo!
Valeu pelo tempo agradabilíssimo! E vamos às fotos:
Boa noite, a 7 anos adquiri um VW bugre GLASPAC, está em ótimo estado, preciso trocar os bancos e o assoalho, penso em por piso de ônibus em alumínio, terei q faze alguns ajustes para fazer essa troca. Penso q por ser um modelo todo original e possivelmente com pouquíssimas mudanças possa descaracteriza-lo com tais trocas. Gostaria de saber qual o modelo dos bancos dessa belezinha para q eu não compre errado, obrigado pela atenção.
MODELO 1967
1967 é o ano do carro doador. A Glaspac começou a fabricar no final de 1969, sendo a maioria deles da década de 70.
Sobre o assoalho de alumínio, pensa que vais ter que fazer uma adaptação para rebitar o alumínio nas caixas laterais e no túnel. Não vai ficar com a mesma resistência à torção que um assoalho soldado, mas deve ficar bom. Apenas atenta para o detalhe que ficar descalço na praia com este piso, pode ser desconfortável.
Os bancos “originais” do Glaspac eram bancos concha bem simples. O kit básico sequer vinha com os bancos, mas era possível comprar a concha, sem as ferragens (eram usadas as do Fusca) e sem cobertura. O kit do meu veio sem estes bancos e o montador colocou uns bancos de Dodge Polara (!!) recortados para caber ali. Alguns anos depois, comprei bancos conchas de fibra de vidro de uma carreteira Simca. Eram um pouco largos, mas serviram.
Em uma das reformas, eu estreitei eles e ficaram muito bons. Estes bancos concha tu podes encontrar com vários fornecedores. A diferença é que os vendidos pela Glaspac eram de encosto baixo e a maioria encontrada hoje tem encosto alto.
ok, obrigado. Por onde posso enviar uma foto para vc ver o modelo?
manda para meu email beco@planetabuggy.com.br
Vc já viu o protótipo do buggy elétrico da Empresa Selvagem?
https://www.youtube.com/watch?v=zs_bAZqhyac
Já tinha lido algumas informações, mas não tinha visto este vídeo. Obrigado por mostar!
Boa tarde! Comprei um pretty dakar 1976 aqui em Pernambuco e gostaria de entrar em contato com proprietário que possui o jipinho Dakar
Boa tarde!
Sou perito criminal e realizo exames em veículos. Vcs, ou alguém que tenha informações sobre a fabricação do Boggy Look, teriam um e-mail para contato?
Obrigado
Sei que o buggy Look foi fabricado em Porto Alegre, tem chassi tubular e carroceria de fibra inspirada no Emis. Tem alguma informação dele nesta página. Não sei se é suficiente, mas é o que temos. Se alguém tiver mais informações, entra em contato com o Rogério.
Claro, se quiser fazer contato direto comigo, podes mandar um mail para beco@planetabuggy.com.br. Mas o que sei está por ali.
Boa noite “Buggyman”, se me permite assim te chamar. Tenho 71 anos, moro em Goiânia. Tenho um Buggy Fiber 2012, motor AP. Passeando pelos sites com nome Buggy, cheguei até o Planeta Buggy. Muito interessante tua história com os Buggys. A propósito, tuas fotos do portal são anos 70 / anos 2023??? Curti muito essa época, cabelo grande, calça barra larga e sapatos plataforma, rsrs. Parabéns pela sua dedicação para com os visitantes do Planeta Buggy. Tem alguma forma de participar do Planeta, tipo sócio, assinante, etc? Se me permitir, gostaria de postar uma foto do meu Buggy. Sei que as rodas “Gaucha” são uriundas da tua região. Estou procurando um jogo dessas rodas para o meu Buggy. Alguém tem indicação? Abs
Olá, Wilson!
Em primeiro lugar, claro que podes me chamar de “Buggyman”. Este é um nome meio pretensioso que acabou ficando em desuso… Sim, as fotos são de 1973 e 2020. Era uma boa época, sem internet e sem as confusões desnecessárias que se criaram com ela.
Obrigado pelos elogios, mas a dedicação é de todos que contribuem para que o Planeta siga existindo e crescendo. Às vezes, dá vontade de parar, mas aí chega alguma mensagem como a tua e volta um pouco da vontade de mantê-lo.
Sobre como participar do Planeta, é simples: Manda fotos e detalhes do teu buggy, algumas dicas para compartilhar com a gurizada e por aí vai.
Sim as Rodas Gaúchas são daqui do sul. Não sei a origem do desenho, mas comprei as primeiras em 74 ou 75. Depois descobri que o dono da empresa faleceu e o funcionário que fazia as rodas seguiu trabalhando e melhorando as mesmas. Hoje elas podem receber pneus sem câmara e são de excelente qualidade. Vais achar ele no Alemão Rodas, de Bento Golçalves. Encontras ele no Facebook – https://www.facebook.com/alemaorodasepneus
As fotos podes mandar para beco@planetabuggy.com.br. Junto com a história do buggy, claro!
Bom dia a todos ! temos um buggy que no documento consta vw buggy 1978, porém não existe modelo.
Já estar em nossa família desde de 1980 antes mesmo de eu existir, já tivemos muitos momentos felizes nele e muito perengue.
gostaríamos de saber de alguém sabe algo sobre o modelo e historia de fabricação, apos ver esse site fiquei curiosa.
o dono hj se chama André ,meu pai e tem ele como xodó ,( diz que é de maroca nem se vende nem se troca kk).
Oi Andreia! Teu pai é um cara esperto, pois quem vende um buggy se arrepende depois!
Manda algumas fotos dele para nós para podermos ver que modelo é. Pode ser para o email beco@planetabuggy.com.br.
Obrigado por acompanhar o site!
mando sim!
bom dia, quais pneus colocar no Buggy Glaspac – rodas 15 traseira e 14 dianteira. Pouco uso 70,0% asfalto e 30% terra/areia
Eu uso o 11L15, dune buggy, mas é muito difícil de encontrar, atualmente. Um bom substituto seria o 255×60-15. Como o buggy é muito leve e vai ter uso mais no asfalto, não é interessante o uso dos pneus com grandes agarradeiras. Na dianteira, eu uso um pneu relativamente estreito, mas alto 185×70-14.
Tem alguma coisa sobre rodas e pneus nesta página> https://planetabuggy.com.br/rodas-pneus-estepes/
Como posso mandar meu buggy para saber informações?
Olá Renan, pela foto que mandastes para o email beco@planetabuggy.com.br, o modelo do teu buggy é uma espécie de Kadron encurtado. Temos dois destes modelos no Acervo Virtual do Planeta. Um deles está neste endereço:https://planetabuggy.com.br/buggy-menon-do-edson/ ou outro, aqui:https://planetabuggy.com.br/buggy-menon-do-amadeu/
Sinta-se livre para perguntar o que quiser, tanto aqui quanto por email. Não sabemos tudo, mas podemos ajudar!
Parabéns pelo Site!
Por favor: onde posso encontrar um kit do Fusca Baja Commander?
Um kit confiável e mais preciso para a montagem. Você poderia me indicar
uma empresa confiável? Teria um molde que pudesse me repassar? Obrigado.
bah, esta mensagem se perdeu por aqui e eu não tinha respondido! Não faço ideia de que empresa ainda fabrica kits baja no Brasil. Em último caso, é possível fazer um baja sem o kit.
Este site é muito importante para os amantes de Buggy, parabéns por esta criação.
Estou reformando meu MGK/83, em breve postarei algumas fotos para brilha neste site.
Abraço
Que legal, Jaime. Saber que alguma coisa do site pode ajudar alguém que está reformando ou restaurando um buggy é sempre muito bom. E esperamos as fotos do teu MGK para o site!
Olá Bom dia. Aqui Haroldo dos Santos de Miguel Pareira RJ. Tenho um buggy Belfusca há 11 anos e queria enviar algumas fotos para o PB. Pf me informem o email do site. Obrigado. Abr.
Oi Haroldo, pode mandar para beco@planetabuggy.com.br não esquece de mandar fotos do painel!
No aguardo
Meu nome é Robson Dias o bugre Cooper ( Maurício Eiras ) não pertence a ele a anos e hj de minha propriedade por uns 11 anos . Se encontra em perfeito estado como na foto ou ainda melhor . Tenho interesse em vender essa Reliquia
ok, Robson. Fiz a atualização da postagem. Se quiseres, podes colocar o link para aquela página quando fizer alguma divulgação da venda.
Parabéns por este site, para os amantes do Buggy ele é muito bom….
avcabei de adquirir meu buggy, irei começar uma grande reforma, comprei um Buggy Bird 1979 amarelo, irei reformá-lo para laranja e preto, mas como todo iniciante tenho algumas dúvidas…..
Qual seria o conjunto ideal de pneus para colocar nele? Atualmente esta assim; Dianteira 195 R14 + Traseira 31×10,5 R15, meu motor é 1600 carburação simples, mas percebo que este pneu traseiro para ele é MUITO pesado, ah detalhe, não ando com ele na areia….
Então Planeta Buggy, o que me sugerem?
Esperei um pouco para ver se os que realmente entendem de rodas e pneus respondessem…
bueno, 31 é um pneu muito grande para um buggy, principalmente se ele for enfrentar trilhas pesadas. A caixa pode não aguentar. Eu tenho um par de Dune Buggy da Firestone na traseira e funciona muito bem, não pesa muito. O equivalente seria um 295×60-15, mas um 255 já está de bom tamanho. Dá uma olhada nesta postagem sobre rodas e pneus:
https://planetabuggy.com.br/rodas-pneus-estepes/