Você está visualizando atualmente Recados do Buggyman #39 – Direitos de Imagem e Textos
Direitos de Imagem e Textos - Rocinante por Maurício Morais

Recados do Buggyman #39 – Direitos de Imagem e Textos

Direitos de Imagem e Textos

Desde o início do Planeta Buggy, tenho sido extremamente cuidadoso com os direitos de imagens e textos que não são de minha autoria ou que não foram enviados para mim com a finalidade de publicação.

Sempre que utilizo informações encontradas na internet, mesmo que não faça uma cópia literal, cito a fonte, para que qualquer pessoa interessada possa buscar mais informações na mesma fonte.

Quando isso não é possível, cito a fonte secundária, aquela que me apresentou a imagem ou a informação. Direitos de imagem e textos são complicados para um leigo. É preciso ter muito cuidado para não ter problemas futuros ou para não melindrar um autor/artista. 

Eu já cometi um erro grave ao colocar uma marca d’água em uma imagem que não era de minha propriedade – algo que atualmente eu não faço em minhas próprias imagens. Sem respeitar os direitos de imagem e textos, coloquei o nome do Planeta Buggy em um panfleto da Kadron, que me foi emprestado e que eu escaneei. Alguns anos depois, a filha de Anísio Campos me perguntou se eu tinha aquela imagem sem o nome. Senti-me muito mal pelo fato de não tê-la.

Direitos de Imagem e Textos do Planeta

No Planeta Buggy, não tenho problema algum com o uso de meus textos e imagens sem prévia autorização – contanto que o nome do Planeta seja citado corretamente.

Eventualmente, encontro alguma coisa na web, copiada do Planeta, sem nenhuma referência. Nestes casos, não faço contato com o autor. Por que faria?

Sabemos que os artistas enfrentam grandes dificuldades para proteger seus trabalhos. Dan Palatnik, Irmão do DécioMaurício Morais e até mesmo minha filhota Samanta Flôor já tiveram seus trabalhos usurpados, muitas vezes para o proveito próprio de outras pessoas – como na venda de imagens ou na disseminação de notícias falsas sobre o retorno da Kombi ou como era bom o Gordini. A arte do Dan é tão boa que a imagem do Gordini no meme, é colocada como se fosse uma foto do Gordini real.

No entanto, é importante ressaltar que a propriedade intelectual (os direitos de imagem e textos), deve ser respeitada em todas as suas formas, independentemente do campo de atuação. Afinal, todos merecem ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que realizam.

A Samanta resiste ao uso de marca d’água nos desenhos, já que isso não impede a cópia. A primeira imagem acho que deve ser a mais copiada dela. Tem até gente vendendo adesivo na Europa…

Recados do Buggyman

Recados são postagens sem um assunto específico, podendo ser ou não sobre buggies. Como esta sobre direitos de imagem e textos.

A arte abaixo é do Maurício Morais e foi feita para o blog do Belair’54. É uma imagem muito copiada e não podem alegar desconhecimento do autor, pois está assinada. Clica nela para ver a listagem dos “Recados” já publicados.

Direitos de Imagem e Textos - Rocinante - Arte de Maurício Morais
Direitos de Imagem e Textos - Rocinante por Maurício Morais

As Atualizações do PB

A seguir, os links para as atualizações mais recentes do Planeta Buggy. Ou clica em “novidades” no menu superior, para ver todas as publicações em ordem cronológica.

Visita as redes sociais do Planeta. Grupo e Página no Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.