Como Identificar o Motor Boxer do Fusca e Derivados?
Por curiosidade ou por necessidade, às vezes precisamos saber qual a origem do boxer que equipa o carro. A numeração do bloco tem números e letras que podem identificar o motor boxer, com o ano e o modelo originais.
O texto ainda está um pouco confuso, mas dá para iniciar uma pesquisa. O Planeta espera sugestões para melhorar estas informações para identificar o motor boxer.
A numeração do motor boxer, em fuscas e kombis, está na parte traseira do motor, entre as duas polias, exatamente na base da bomba de combustível.
Na Brasília este local foi alterado, pela diferença do acesso ao compartimento do motor. Nestes motores, a numeração está na parte superior, entre o alternador e a capelinha.
Identificar o motor boxer em buggies que usam motor de Brasília torna-se uma tarefa mais difícil, pois o acesso é mais complicado. Mas é bom saber disso para o caso de alguma blitz querer ver a numeração do motor e não encontrar. Hoje em dia, com um celular com flash, é fácil ver e fotografar esta numeração.
Saiba mais sobre o motor boxer, na apostila da fábrica que está neste link.
Como identificar o Motor Boxer do Fusca e derivados
TIPO: 1 E 2 – 1200 Fusca e Kombi um carburador
Prefixo: B, fabricação até dezembro de 1966
Diâmetro do pistão: 77mm, Curso do virabrequim: 64mm, Potência: 36cv@3700RPM (SAE) / 30cv@340RPM (DIN)
cilindrada: 1192CC, Taxa de compressão: 6,6
TIPO: 1 – 1300 Fusca
Prefixos: BF (é o que equipa o Velho’73, cujo carro doador foi fabricado em 1969), BJ, BY gasolina e BK, BM (Gol) álcool.
Fabricação de janeiro de 1967 até dezembro de 1983
Diâmetro do pistão: 77mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência:
46cv@4600RPM (SAE) / 38cv@4000RPM (DIN) – BF e BJ
49cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BK Fusca 1980-83 Alcool dois carburadores
50cv@4400RPM (SAE) / 42cv@4200RPM (DIN) – BM e BY
Cilindrada: 1285CC, Taxa de compressão: 6,6
TIPO: 1 E 2 – 1500 um carburador
Prefixo: BH
Fabricação de janeiro de janeiro de 1967 até outubro de 1975
Diâmetro do pistão: 83mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 52cv@4600RPM (SAE) / 42cv@4000RPM (DIN)
Cilindrada: 1493CC, Taxa de compressão: 6,6
TIPO: 1 – 1600 4 portas (Zé do Caixão) – um carburador
Prefixo: BB
Fabricação a partir de janeiro de 1969
60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN)
Cilindrada: 1584CC, Taxa de compressão: 7,2
TIPO: 1 – 1600 Brasília
Prefixo: BA
Fabricação a partir de junho de 1973
Diâmetro do pistão: 85,5mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN)
Cilindrada: 1584CC, Taxa de compressão: 7,2
TIPO: 1 – 1600 Fusca
Prefixo: BD
Fabricação de outubro de 1974 até maio de 1975
Diâmetro do pistão: 85,5mm, Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) : 1584CC
Taxa de compressão: 7,2
TIPO: 1 – 1600 Variant (dois carburadores)
Prefixo: BV
Fabricação de novembro de 1969 a dezembro de 1978
Potência: 67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV
Cilindrada: 1584CC Taxa de compressão: 7,2
TIPO: 1 – 1700 SP2 (dois carburadores)
Prefixo: BL
Fabricação a partir de junho de 1972
Cilindrada:1678cm3, Diâmetro do pistão: 88mm
Curso do Virabrequim: 69mm
Potência: 75cv@5000RPM (SAE) / 65cv@4600RPM (DIN)
Taxa de compressão: 7,5
TIPO: 2 – 1600 Kombi
Prefixo: BZ
FABRICAÇÃO: DESDE OUT/75
CILINDRADA: 1584CC
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2
TIPO: 2 – 1600 – Kombi dois carburadores
Prefixo: BG
FABRICAÇÃO: DESDE JUL/78
CILINDRADA: 1584CC
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2
TIPO: 10 – 1600
Prefixo: BN
FABRICAÇÃO: DESDE ABR/75
CILINDRADA: 1584CC
TAXA DE COMPRESSÃO:7,2
TIPO: 11 – 1300 gasolina
Prefixo: BJ
FABRICAÇÃO: DESDE DEZ/75
CILINDRADA: 1285CC
TAXA DE COMPRESSÃO:6,8
TIPO: 30 – 1600 Variant II (dois carburadores)
Prefixo: BV
Fabricação a partir de novembro de 1977 até 1980
Cilindrada: 1584cc Diâmetro do pistão: 85,5mm
Curso do Virabrequim: 69mm
67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN)
Taxa de compressão: 7,2
Mais Alguma Informação para Identificar o Motor Boxer
Os dados estão meio repetidos, mas ainda vou fazer uma página mais ajustada para identificar o motor boxer.
BA – 1600 – BRASILIA (1976)
BD – 1600 GAS FUSCA
BG – 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP
BJ – 1300 GAS FUSCA
BK – 1300 ALC FUSCA BRASILIA
BM – 1300 ALC GOL
BN – 1600 GAS BRASILIA
BV – 1600 GAS VARIANT
BX – 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP
BY – 1300 GAS GOL
BZ – 1600 GAS KOMBI
UF – 1600 GAS FUSCA
UG – 1600 GAS KOMBI
UJ – 1600 ALC FUSCA
UK – 1600 ALC KOMBI
UFA – 1600 GAS FUSCA
UJA – 1600 ALC FUSCA
UGA – 1600 GAS KOMBI CARAT
Onde Está o Número Para Identificar o Motor Boxer
Para identificar o Motor Boxer, este número, no Fusca, está na base do dínamo/alternador. Na Brasília, atrás da ventoinha (vou procurar uma imagem).
Interessado em Mecânica e Manutenção de Buggies?
Confere as páginas sobre o assunto, aqui no Planeta Buggy
Mão na Graxa – um apanhado de tudo que o Planeta recolheu entre parceiros e na internet, nos últimos 25 anos.
Boa noite
Meu gol 1983 álcool está com o motor com o seguinte número
BP 041151 gostaria de saber de qual carro é, pois os cabeçotes
São diferentes do 1600 álcool que vi
E no caso de motor que inicia com SP?
Muito bom, obrigado!
obrigado pelo suporte!
O da Brasília fica virado pra cima então? É o meu caso……