Nos antigos motores boxer 1.3, 1.5 e 1.6 dos buggys podemos e devemos utilizar gasolinas caras como Pódium e Premium, utilizar aditivada ou usar a gasolina comum mesmo? Por favor esqueçam o preço e vamos nos concentrar nos benefícios ou malefícios desses tipos de combustíveis em motores cansados.
Um cara tentando ser buggueiro.
Acredito que sim. Lembro bem que a gasolina premium fazia uma baita diferença no meu antigo e saudoso Chevette 91, principalmente no rendimento do motor, como se fosse álcool num carro moderno. Ele ficava mais "esperto", andava mais. Já nos carros mais modernos, injetados, não sinto quase nada de diferença entre comum, aditivada e premium. Mas considerando que na época do VW a ar não existiam esses tipos de gasolina (exceto a "azul") talvez seja mais adequado colocar a comum e de vez em quando uma premium ou aditivada para dar uma limpeza.
[]'s
Para quem usa pouco o Buggy pode seguir as dicas do Clube do Carro Antigo - foco na durabilidade da gasolina no tanque de combustível:
Pódium - gasolina envelhece lentamente (melhor alternativa)
Regular - porém aditivada (boa alternativa)
Premium - das três é a gasolina que mais oxida, estraga mais rápido
Um cara tentando ser buggueiro.
Tem algo errado. Existem 3 tipos de gasolina: comum, aditivada e premium. Podium é uma marca de gasolina tipo premium.
[]'s
Exatamente.
Segundo o professor Edu Polati da Escola de Restauração do Clube do Carro Antigo, existem:
Tipo A - da refinaria para a distribuidora (sem etanol)
Tipo C - com etanol adicionado pela refinaria
Existem dois tipos de gasolina tipo C
- comum (conhecida como regular)
- premium
Pódium é uma marca que se enquadra dentro da categoria tipo C premium
As gasolinas aditivadas podem ser:
- tipo C aditivada
- tipo C premium aditivada
- Pódium (que já é aditivada de "fábrica")
Aí ele segue com a aula explicando porque ele prefere uma ou outra. Segue o link. Vale a pena assistir.
Um cara tentando ser buggueiro.