o buggy look do mauricio está no site desde 2002
O Buggy Look do Maurício
Conheça o Buggy Look do Maurício, sabendo um pouco da “aventura” que é comprar um buggy e transformá-lo em algo de grande curtição:
Este danado já me consumiu uma grana danada e já me fez pensar em vendê-lo um punhado de vezes, porque a pressão em casa contra ele era grande.
Já troquei: carburador, filtro de ar passou a ser seco, instalei ignição eletrônica (junto, bailou distribuidor e bobina), rodas novas da Mangels, fiz toda a caixa (450 paus!), troquei calços de caixa e motor, amortecedor de direção, desmontei todo o eixo dianteiro, lavei o tanque, troquei parte da instalação elétrica, cabos de vela, tambores traseiros, lonas, pivô, pneus, ergui suspensão dianteira e traseira, baixei a fibra que tava alta demais, reformei o cambão e o pára-choques dianteiro para poder levá-lo pendurado junto, troquei a posição dos faróis, tapei buracos na fibra, fora o resto que eu já esqueci.
Bom, é uma novela. Só eu mesmo para fazer isso tudo, ainda mais que buggy não passa de um piscinão que não pode ser muito afrescurado. Mas, fazer o quê… e ainda falta o som, claro.
Depois de mexer em tudo, ficou tão bonzinho e econômico que o camarada que comprasse ele seria um felizardo. Faz em média 8 km/l com motor 1500 e andando em estradas ruins do interior e algumas picadas que vou descobrindo.
E no asfalto, por causa dos pneus grandes, que alongaram a transmissão, e do motor afinado, anda a 100km/h de velocidade de cruzeiro, e na estrada de chão acompanha as camionetes dando risada. Na areia, o protetor abaixo do motor está a 25cm do chão, então dá pra detonar em arroios, sem medo de apagar o motor.
Estou te devendo fotos atualizadas para figurarem no site. Até que não mudou muito a cara dele, mas aqueles faróis pendurados encima da fibra saíram dali ficando todos os quatro abaixo da aba do pára-lamas (ficou 10 vezes melhor) e as rodas deram uma cara mais parruda.
Mas, em resumo, no último feriado de 12/11 levei-o para a praia, tirei o teto de fibra, botei a loninha parcial branca/amarela e lá ficou, porque o verão espera.
É um show na praia! E finalmente família agradece, porque ponho tudo que é tralha, cadeira, guarda-sol, isopor, farofa, em cima e chego até na beira da água. Então eles lembram que antes tinham que carregar nas costas aquela bagulhada por uns 500 metros e no fundo passam a adorar o brinquedo.
É divertimento barato e ainda um passatempo para os mais doidos por mexer e remexer em meio a graxa e confusões em geral, tipo eu.
Fui mordido pelo bicho e acho que não tem cura. Ainda bem.
Saudações e melhores cumprimentos – o site é show! Do seu amigo torcedor do CAXIAS,
Mauricio Rizzotto
Em uma série de mails ficamos sabendo de mais detalhes do buggy Look do Maurício. Leia o relato dele:
O problema que eu tive com as rodas dianteiras, de liga, era o offset das mesmas, que deixava a linha de centro do pneu cerca de 40mm mais para fora que uma roda original fusca, aumentando muito a bitola e deixando o volante impreciso no asfalto, altamente desbalanceado e passarinheiro nas retas.
Nas curvas chegava a tremer a roda dianteira interna à mesma e, na terra, ao chocar com pedras o volante recebia uma resposta brutal, mesmo com o amortecedor de direção novo. Certamente o sistema de direção vai pro espaço muito rapidamente trabalhando assim.
Então comprei duas rodas de aço da Mangelsmodelo direcional (desenho é com triângulos deitados) asquais tem offset praticamente idêntico ao original. Dimensão 14″ x 6″ com 185/70 14, e o resultado de dirigibilidade é ótimo, e principalmente nas retas quando o volante fica bem “quieto” e o buggy parou de passarinhar em qualquer ondulação.
Estou tentando com o revendedor que o mesmo consiga para a traseira umas 15″ x 8″ ou 7″ para os pneus Firestone FSR 225×7515 ficarem bem instalados, pois as traseiras 15″ x 8″ que restaram estão tortas e também tem off-set exagerado
Nota do Planeta Buggy: este é um aspecto a ser considerado quando usado cambão para tracionar o buggy. Pode ser que o offset das rodas influencie neste serviço. Se alguém está enfrentando este tipo de problema, coloca umas rodas normais e testa novamente no cambão. Depois, conta pra gente!
E, caso tenha ficado em dúvida, “passarinhar” é quando um cavalo fica movendo a cabeça de um lado para o outro, e não deixa colocar os arreios. Transferindo para o contexto, é um buggy que se mexe demais, mesmo quando não queremos isso.
Infelizmente, não temos fotos do buggy Look do Mauricio com as alterações nos faróis e com as rodas de aço da Mangels.
O Planeta quer mais fotos do buggy Look do Maurício. Se conheces ele, avisa!
Conheça Outros Buggy Look no Planeta!
Clicando na imagem abaixo, vais para uma página só sobre os buggy Look que estão no Planeta Buggy, além do Buggy Look do Maurício.
Conhece Algum Detalhe do Buggy Look?
Se conheces algum detalhe interessante sobre o Buggy Look, coloca ali nos comentários, ou no fórum, ou no Grupo do Planeta Buggy no Facebook.
Aguardamos tua contribuição para continuar sendo referência de buggies no Brasil.