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Buggy Empi do Mauro Piazzetta - Uruguay

O Buggy EMPI IMP no Uruguay

O Buggy EMPI IMP no Uruguay

Quando comecei a colocar os antigos buggies uruguaios de volta ao site, um dos maiores conhecedores de buggies no Uruguay contou-me a história do Buggy EMPI IMP no mundo e, particularmente, no Uruguay. Uma história que passo a contar.

Buggy EMPI IMP – o Início

De acordo com o buggista e amigo Ulises Mastandrea, a maioria dos buggies uruguaios são feitos com carrocerias EMPI Imp fabricadas no Uruguay mesmo, a partir de uma dúzia que teriam sido importados dos EUA na década de 70.

No Uruguay parecem acreditar que buggy é uma invenção brasileira, o que Ulises contesta sempre que pode, pois conhece muito bem a história do buggy nos EUA e no Brasil.

Segundo o Ulises, O EMPI Imp foi fabricado inicialmente nos EUA (Califórnia) e se especula que tenha sido o produto de uma série de modificações de uma carroceria Meyers Manx original, como para evitar problemas com a patente. (O Planeta contou a história desta patente, nesta postagem). Esta carroceria se destacou pois apresentou um acabamento muito superior e refinado que as do Manx de Bruce Meyers.

A Carroceria EMPI Imp foi exportada para a Alemanha e ali foi comercializada como AHS Imp, pela firma Karmann e, nos EUA, pela EMPI e sua rede de distribuidores, com chassi, motores e demais elementos mecânicos VW zero km, produto de um acordo entre EMPI e Karmann. (nota do Planeta: a EMPI comercializou veículos montados mas também na forma de kits, tanto nos EUA como na Europa)

O êxito alcançado pelo EMPI Imp, segundo conta a história, incomodou a filial da VW nos EUA, que fez o possível para frear as vendas, chegando a ameaçar a rede de concessionárias VW, que continuavam a comercializar os EMPI Imp, que corriam risco de perderem a representação VW, o que acabou obrigando a EMPI a dar fim à produção.

Apesar de tudo isso, o modelo do Buggy EMPI Imp tem um lugar de destaque junto aos demais modelos VW clássicos, que utilizaram plataforma e mecânica VW zero km, no museu AUTOSTADT, em Wolfburg, Alemanha.

A imagem a seguir foi capturada em dezembro de 2020 no site Egzostive.

Ulises é um estudioso do assunto e sempre que tem oportunidade, difunde estas informações e detalhes para mostrar a identidade própria do buggy EMPI Imp e com a finalidade do reconhecimento como tal na comunidade air cooled.  

O EMPI não deve ser considerado um DERIVADO do Fusca, mas sim como Buggy EMPI IMP, pois é um modelo que foi comercializado com chassi e mecânica VW zero km, nos EUA e na Alemanha.

Video da Deutsche Welle sobre o buggy EMPI IMP: https://youtu.be/Lo-V0Qjx8I0.

No Volkswagen’s ZeitHaus museum

O texto a seguir e as fotos da próxima galeria são de autoria de Ronan Glon (exceto a última) e estão no site Digital Trends. Como o Ulises falou, lá está o EMPI em toda sua glória!

By Ronan Glon

O EMPI Imp não foi o primeiro buggy baseado na plataforma e mecânica Volkswagen; essa honra vai para o Meyers Manx.

No entanto, foi o primeiro buggy construído por um fornecedor oficial afiliado à Volkswagen.

O Imp obteve a certificação legal para circular nas ruas e estradas da Alemanha, o que foi mais fácil falar do que fazer, e foi produzido pela Karmann tanto como um kit quanto como um carro completo.

Como quase todos os buggies, o EMPI Imp usava um corpo leve de plástico reforçado com fibra de vidro, colocado sobre uma plataforma de Fusca.

Praticamente não houve modificações mecânicas para relatar, o que significa que o Imp foi equipado com o motor boxer de 1,5 litros refrigerado a ar do Fusca, ajustado para produzir 44 cavalos de potência.

Curiosamente, o tacômetro foi integrado ao capô.

O Buggy EMPI Imp no Uruguay

Segundo o Ulises, existem muitas oficinas que fazem cópias do modelo americano de 1970.

Os buggy EMPI uruguaios são réplicas que mantém, orgulhosamente, o mesmo desenho original e parecem ser a maioria dos buggies por lá. 

Uma diferença que percebi nas fotos, é que aquela modelagem dos bancos traseiros na própria fibra, no EMPI original, não existe nos modelos uruguaios.

Comentários do Planeta

Há uma grande diferença entre o Meyers Manx e o EMPI IMP: o espaço interno.

Isso foi conseguido pelo fato do entre-eixos ser maior que o Manx. Enquanto este tinha um corte de 37cm na plataforma do Fusca, o EMPI corta apenas 30cm.

Bruce fez seu projeto para duas pessoas. Sequer previa banco traseiro, diferentemente do projeto do EMPI, que foi feito para quatro pessoas, inclusive com os bancos traseiros moldados na própria carroceria (imagem da ACME, que ainda fabrica este modelo nos EUA).

Outra diferença é que não dá pra colocar uma latinha de cerveja sobre o paralama dianteiro o que, segundo Bruce, era uma das características do projeto do Manx.

Por fim, o retorne na linha lateral, bem mais baixo que o Manx, permite uma entrada e saída do buggy com facilidade. Confesso que pensei muito em recortar a lateral do meu Glaspac!

Diferenças entre o Empi Gringo e o Alemão

Provavelmente existam muitas diferenças para a adequação do buggy às exigentes leis alemãs.

Mas, visualmente, a grande diferença é a presença de um enorme protetor do motor, cobrindo as rodas traseiras. Além disso os paralamas dianteiros são também mais alongados.

Isso porque a lei alemã, na época, exigia rodas mais cobertas que o original americano.

A própria EMPI teve variações no seu modelo, incrementando algumas coisas para atender à legislação dos 50 estados americanos. Uma delas foi uma cobertura no motor, embora não tão bonita como a alemã.

ACME, que ainda fabrica o IMP nos EUA, adotou esta cobertura traseira (a que aparece no modelo alemão) como opcional.

Colaboradores

Colaborou na elaboração desta postagem, Ulises Mastandrea.

Conheça os Buggies Uruguaios

No Acervo Virtual do Planeta Buggy, estão alguns buggies uruguaios, todos (até dezembro de 22) são copias fiéis do EMPI Imp.

Sim, sabemos que existem outros modelos de buggies, inclusive alguns brasileiros, mas o EMPI reina por lá.

O Planeta espera receber mais fotos e história dos buggies hermanos

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