Buggy Bobby
Bobby Indústria de Carrocerias Ltda, empresa do Rio de Janeiro, fabricava este buggy na década de 80. E também um jipe muito parecido com o Tanger, uma cópia do MP Lafer e, incrível, um “Mercedes Benz” a partir do Monza.
O único exemplar que o Planeta conseguiu estava em Pelotas, há alguns anos, fazendo uma capota em um profissional. Foi lá que as fotos foram tiradas. Não tivemos contato com o proprietário.
As publicidades a seguir foram copiadas da Lexicar, que também não tinha muitas informações sobre a fábrica, além do fato de que ela sucedeu à Spaic.
Em Pelotas
Este buggy é o Bobby, que encontrei fazendo uma capota no Armando, aqui em Pelotas. Não temos muita informação sobre ele, ainda, pois não falei com o proprietário.
É uma carroceria de Baby com alguma modificação na traseira, como as sinaleiras, o pequeno capô, com o nome em relevo, um spoiler integrado (bem interessante, por sinal) e o santoantôno em fibra, com um desenho de encaixes que sugere uma capota de fibra, inexistente neste carro. Muito bem cuidado, merecia umas rodas de liga leve e maiores!
Ano de fabricação da carroceria: 83, sobre chassi de Brasília 1976.
A capota
Nas fotos abaixo, a capota, já finalizada, faltando apenas as sanefas (janelas) nas fotos à esquerda e ao centro, que são fechadas com ziper, como a grande maioria dos buggies. Na direita, a capota concluída, faltando apenas recolocar o espelho retrovisor. O Armando é muito rápido na elaboração de capotas e alerta que a melhor época para fazê-la é agora, na estação mais fria, de maneira a não ficar muito difícil de manipular no inverno. Quando feita no verão, o plástico expande um pouco, dificultando a colocação da capota no inverno. Pouca coisa, mas suficiente para dar trabalho… Esta capota ficou tão boa, que quase dá vontade de fazer uma para o Velho´73! (QUASE!!!).
Mestres!
Na primeira foto da galeria acima, a turma de mestres que cuidam dos buggies, aqui em Pelotas: à direita, o Armando, que faz capotas e forração; à esquerda, o Iran, que sabe tudo de pintura, desde pequenos retoques a pinturas completas (o pai dele ao lado, de chapéu). O magrão ao centro é o Flávio, que é o único que faz fibra no Velho´73!
Conheça outros Buggies Brasileiros
O Planeta Buggy está montando um Acervo Virtual com os buggies fabricados no Brasil. Claro, é uma tarefa impossível ter todos, mas vamos ampliando este acervo, com o apoio de buggistas e bugueiros de todo o Brasil.
Caso conheças algum detalhe do Buggy Bobby ou qualquer outro buggy brasileiro, coloca ali nos comentários ou no Grupo do Planeta no Facebook.
Conheça os outros buggies que estão no Acervo Virtual do Planeta Buggy, clicando na imagem a seguir.
Bobby….. lembro que era conhecido nós anos 80…..