Buggy Bobby
Bobby Indústria de Carrocerias Ltda, empresa do Rio de Janeiro, fabricava este buggy na década de 80. E também um jipe muito parecido com o Tanger, uma cópia do MP Lafer e, incrível, um “Mercedes Benz” a partir do Monza.
O único exemplar que o Planeta conseguiu estava em Pelotas, há alguns anos, fazendo uma capota em um profissional. Foi lá que as fotos foram tiradas. Não tivemos contato com o proprietário.
As publicidades a seguir foram copiadas da Lexicar, que também não tinha muitas informações sobre a fábrica, além do fato de que ela sucedeu à Spaic.
Em Pelotas
Este buggy é o Bobby, que encontrei fazendo uma capota no Armando, aqui em Pelotas. Não temos muita informação sobre ele, ainda, pois não falei com o proprietário.
É uma carroceria de Baby com alguma modificação na traseira, como as sinaleiras, o pequeno capô, com o nome em relevo, um spoiler integrado (bem interessante, por sinal) e o santoantôno em fibra, com um desenho de encaixes que sugere uma capota de fibra, inexistente neste carro. Muito bem cuidado, merecia umas rodas de liga leve e maiores!
Ano de fabricação da carroceria: 83, sobre chassi de Brasília 1976.
A capota
Nas fotos abaixo, a capota, já finalizada, faltando apenas as sanefas (janelas) nas fotos à esquerda e ao centro, que são fechadas com ziper, como a grande maioria dos buggies. Na direita, a capota concluída, faltando apenas recolocar o espelho retrovisor. O Armando é muito rápido na elaboração de capotas e alerta que a melhor época para fazê-la é agora, na estação mais fria, de maneira a não ficar muito difícil de manipular no inverno. Quando feita no verão, o plástico expande um pouco, dificultando a colocação da capota no inverno. Pouca coisa, mas suficiente para dar trabalho… Esta capota ficou tão boa, que quase dá vontade de fazer uma para o Velho´73! (QUASE!!!).
Mestres!
Na primeira foto da galeria acima, a turma de mestres que cuidam dos buggies, aqui em Pelotas: à direita, o Armando, que faz capotas e forração; à esquerda, o Iran, que sabe tudo de pintura, desde pequenos retoques a pinturas completas (o pai dele ao lado, de chapéu). O magrão ao centro é o Flávio, que é o único que faz fibra no Velho´73!
O Planeta Buggy se dedica a preservar a história dos Fiberglass Dune Buggies fabricados no Brasil. O que temos está nesta página e no site antigo, que está sendo transferido aos poucos para cá.
Conheça os Buggies Brasileiros
Visita a página dos Buggies Brasileiros, aqui no Planeta Buggy!
Comenta, ali embaixo, o que achou do Bobby. E se tens alguma informação desta fábrica ou deste modelo, manda para o Planeta!
Bobby….. lembro que era conhecido nós anos 80…..