Buggy AMX do Manoel Messias

Buggy AMX do Manoel Messias

  • Post author:
  • Post published:05/10/2020
  • Post category:Geral / AMX
  • Post comments:0 Comentários
  • Post last modified:19/10/2020
  • Reading time:4 mins read

O Buggy AMX do Manoel Messias

Como temos apenas um AMX no site do Planeta e quase nenhuma informação, é com ele que montamos esta página.

Quando aparecerem outros, a gente acomoda. Vamos ao relato do Manoel, enviado em Julho de 2003.

Parabéns Buggyman,

Esse site é excelente. Fala sobre todos os modelos, dá espaço aos proprietários de mostrar seus buggies e, pelo que percebo, virou o mais importante site do assunto no Brasil e, por que não, do planeta. Virou página inicial no meu navegador.

No início fiquei curioso, pois alguns modelos de buggies e/ou carros de fibra que já tive não faziam parte do planeta. Foram os seguintes modelos: EMIS, BIRD, TANGER, PUMA, LOOK (a picape de fibra estilo saveiro dupla ), PUMA e agora o AMX. Quando iniciei a passear pelo site só tinha o EMIS e PUMA. Hoje só falta o AMX e a picape LOOK (não obrigatório visto que não é um buggy ).

O AMX que estou enviando fotos, foi montado em 90 e utiliza carroceria 90 e chassis/motor 76 de Brasília 1.6.

O buggy foi montado por um grande amigo (Abelha), desde a compra da Brasília etc. Existiram duas montadoras do AMX em Salvador.

Agora em minhas mãos estou tendo o trabalho de revisá-lo do início. A mecânica já foi feita. Como pode ser visto nas fotos, a parte de chassi também. A carroceria está apenas sobre o chassi. Não está presa pois será necessário fazer um serviço de fibra na fixação dos quatro parafusos.

Por sinal, utilizei o e-grupo do planeta para receber dicas sobre serviços no chassi e fixação dos parafusos e agradeço a todos que enviaram dicas e lembrar que devemos continuar assim pois não podemos deixar nossos buggies em mau estado. Falo isso pois em Salvador é muito difícil hoje ver um buggy. Quando vemos geralmente necessita de reforma. É claro que existem dezenas de exemplares lindos, mas são raros nas ruas.

Quando terminar a parte de fibra, pintura, capotaria, pneus e mudança de placa, encaminharei novas fotos.

A propósito, o que achou desse buggy? Com sua experiência, parece com qual? é cópia de qual?

Depois da Reforma

Em novembro de 2003, o Manoel mandou uma foto da reforma do AMX:

É com satisfação que informo o meu retorno ao Planeta Buggy.

Agora estou com um buggy sem problema algum de chassi, segurança e documentação. Demorou, mas voltei. Não gostei dessa cor atual. Vou mudar de novo. Falta ainda a parte de acabamento de fibra, pintura, capotaria, pneu e rodas.

Vou detalhar depois, mas tive que mandar pelo menos uma foto para adiantar.

Comentários do Planeta Buggy

O Manuel perguntou em que buggy este se inspirava. Bem, o paralama traseiro está inspirado nos BRM, por conta daquela pequena aba lá atrás, simulando um spoiler.

O capô é criação única, já que é mais alto e tem uma formatação bem diferente dos outros, a começar pela sinaleira, um pouco fora do design, mas interessante ao mesmo tempo.

Os parachoques lembram os do Fusca antigo, em lâmina única, dando um ar muito simpático ao buggy.

O Manoel fala do egrupo do Planeta. Este foi um grupo bastante agitado nesta época, mas infelizmente hoje funciona apenas para troca de emails, não fica nada guardado no Yahoo.

Sabe algo sobre este buggy?

Manda pra gente, aí embaixo nos comentários! O Planeta só existe com a colaboração dos amigos.

Em 2005, o Manoel vendeu o buggy para um amigo e dedicou-se a modelos com mais conforto, já que estava enfrentando problemas na coluna. “Para entrar e sair tem espaço de sobra.” Sei bem o que é isso!

Conheça outros buggies extintos

O Planeta Buggy se dedica a preservar a história dos Fiberglass Dune Buggies fabricados no Brasil. O que temos está nesta página e no site antigo, que está sendo transferido aos poucos para cá.

Saiba um pouco mais e conheça outros Buggies AMX.

Visita a página dos Buggies Extintos, aqui no Planeta Buggy!

Deixe uma resposta