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Com o acabamento

Cinto de Segurança de 3 Pontos no Buggy

Cinto de Segurança em Buggy

Como qualquer veículo que trafegue em vias públicas, um buggy precisa ter cinto de segurança em igual número ao indicado de passageiros no documento dele.

Existem buggies com capacidade de 2, 4 e 5 passageiros. Então, precisam ter 2, 4 ou 5 cintos de segurança.

O Que Diz a Legislação

O Planeta Buggy já fez uma postagem sobre itens obrigatórios em buggies e com destaque para cinto de segurança e apoio para cabeça.

Se quiser saber mais um pouco, dá uma olhada naquele post, clicando na imagem abaixo, que tem muito mais que cintos de segurança.

A legislação sobre veículos automotores é feita através do Código de Trânsito Brasileiro e através de Resoluções do Contran e Portarias do Denatran. Pois sobre cintos de segurança, a que está valendo é a Resolução nº 518 de 29 de janeiro de 2015. Este link estava ativo em outubro de 2021. Mas é fácil de encontrar via Google, caso esteja (novamente) quebrado.

Segundo esta Resolução, os buggies fabricados a partir de 2020 terão que ter bancos com apoio para cabeça e cintos de três pontos. Os projetos precisarão ter certificação do Inmetro, seguindo várias regras de segurança.

Dito isso, dá para colocar cinto de segurança de três pontos em buggies que não têm este acessório?

Bem, já vimos várias adaptações e até tivemos uma publicada no site antigo, que colocamos lá no final desta postagem. No entanto, por tratar-se de segurança, o Planeta Buggy não recomenda esta adaptação.

Os Cuidados da Adaptação

O Planeta Buggy não recomenda este tipo de adaptação, pois envolve segurança.

Se, no entanto, quiser realmente fazer isso, tome alguns cuidados:

1. Verifique a integridade e a fixação do santoantônio, provavelmente o local onde será fixado o segundo ponto de apoio do cinto. Se ele for feito de tubo metálico de parede fina, nem pensar! Parece incrível, mas o Planeta já viu santoantônio feito com tubo de escapamento! É preciso que esteja fixado ao chassi em mais de um ponto, não só na base, para evitar que ele se dobre em caso de acidente.

Ao furar o santoantônio para fixar o cinto de segurança, obviamente, ele terá menor resistência neste ponto. Interessante colocar reforços internos para garantir que a resistência permaneça a mesma ou maior que o original, já que este é um ponto de estresse  em caso de acidente. Talvez um pedaço de tubo de parede grossa e diâmetro compatível seja interessante.

2. Apesar de ser possível comprar um cinto de segurança usado em algum desmanche, o Planeta Buggy recomenda o uso de cintos novos.

3. Como nos cintos de dois pontos, os apoios inferiores também precisam estar ancorados ao chassi e não presos na fibra, simplesmente.

4. Em buggies com santoantônio de fibra, é preciso ter cuidado, pois alguns são apenas fibra, sem reforço de aço e, consequentemente, sem condições de ser utilizado com segurança. Mesmo alguns que tenham este reforço não estão ancorados ao chassi. Se for fazer esta adaptação, é preciso fazer os reforços necessários na estrutura.

Exemplo de Adaptação do Cinto de Segurança de 3 Pontos em um Buggy

Em 2004, o Cláudio Resende mandou detalhes da adaptação que ele fez em seu buggy. Acompanhe:

O meu buggy tem capota fixa, mas a explicação serve para qualquer tipo. Utilizei cinto de segurança de Palio, que tem ótimo acabamento e preço razoável, em torno de R$ 100,00 o par (em 2004). Comprei zero, mas pode ser adquirido facilmente em um ferro velho. Vamos lá:

Primeiro passo: Furação para fixar parafuso da coluna

Você deve escolher a altura do furo de acordo com a sua altura. Se tiver dificuldade para medir, tenha como parâmetro a altura dos seus olhos. Não fure tão próximo ao ombro, pois como o santoantônio fica mais atrás, em uma freada brusca poderá te machucar no pescoço. Utilize uma broca de aço rápido fina como guia para a furação. Depois faça a furação no diâmetro do parafuso.

Repare que fixei com o parafuso invertido no meu carro. Fiz a furação no diâmetro da cabeça do parafuso e embuti o mesmo no santo antônio, utilizando resina autopolimerizável em pó de odontologia, mais resistente (resiste 80 newtons de força). Normalmente, acho que não compensa proceder desta forma. É melhor furar abrindo rosca no santoantônio e fixar o parafuso com a cabeça para fora. Utilize parafuso de aço. Já vi num Jeep CJ5 uma adaptação feita com uma espécie de braçadeira, que envolvia o santoantônio. Não sei se é tão seguro, mas evita furar o santoantônio.

Segundo passo: Fixação da caixa de retração (carretilha)

Essa dá um pouco mais de trabalho. Você tem duas opções: deixar a caixa exposta ou embuti-la na fibra. Aconselho embuti-la, pois evita que pisem ou chutem ela quando estiver levando passageiro no banco de trás.

A fixação do parafuso da caixa também deverá ser no santoantônio, próximo ao assoalho do carro. O procedimento para fixação do parafuso é o mesmo descrito anteriormente. Para fixar a caixa de retração ou carretilha, recorte a fibra de forma que a caixa encaixe e depois passe a fibra com manta. Utilize um pouco mais de catalizador para fixar a caixa no lugar. Depois passe a mistura normal com a manta.

No caso do meu carro, que é forrado com carpete, não precisei caprichar muito no acabamento, mas caso seu buggy seja somente pintado no interior, vale a pena lixar bem para um bom acabamento. Utilize lixa ferro 180 para começar e depois faça o acabamento com lixa d’água 360 ou 400.

Cinto de Segurança de 3 pontos no buggy
Carretilha embutida

Terceiro passo: Fixação do terceiro ponto

Esse é mais tranquilo. Mesmo esquema de furação (parafuso invertido ou não). Eu cortei as abas originais da peça com serra, pois não tem utilidade. Fure no túnel da caixa de marcha, ao lado do banco. Em bancos com estrutura metálica, essa peça pode ser fixada na própria estrutura do banco com parafuso e porca.

Cinto de Segurança de 3 pontos em buggy
O terceiro ponto de fixação.

Segurança em Primeiro Lugar

Mesmo que não seja você a fazer o serviço, acompanhe o profissional que fizer, atentando para os detalhes comentados acima.

Não aceite explicações do tipo “é claro que aguenta”. “Não precisa tanto reforço”…

Neste caso, o melhor a fazer é trocar de profissional.

Saiba mais Sobre Equipamentos em Buggies

Cintos de segurança, espelhos, estepes, santoantônio, estribos, e muito mais, visitando a página onde estes itens estão listados e informados em detalhes.

Aqui, no Planeta Buggy. Ou clica na imagem abaixo.

As Atualizações do PB

A seguir, os links para as atualizações mais recentes do Planeta Buggy. Ou clica em “novidades” no menu superior, para ver todas as publicações em ordem cronológica.

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Este post tem 2 comentários

  1. Isabela

    A fabricante Fyber em 2022 lançou o FyberX que vem com novo santo Antônio e cinto de 3 pontos para o motorista e os 3 passageiros.

    1. Beco

      Legal. Quando está no projeto, com as fixações adequadas e certificadas, acho muito bom.

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