Buggy Mais Alto
Muitos buggies não foram construídos para colocar os grandes pneus Dune ou similares. Eles não têm espaço nos pára-lamas e, para isso, existem algumas opções, como alterar o desenho dos paralamas (na própria fibra), levantar a suspensão ou levantar a carroceria, tudo para ter o buggy mais alto.
Levantar a suspensão traz consigo uma série de problemas, pois altera (a já alterada pelo encurtamento do chassi) configuração original do Fusca, principalmente os que não tem suspensão IRS (utilizada na Kombi e na Variant II), fazendo com que as rodas traseiras fiquem “fechadas”. Consequentemente, a melhor solução para isso é levantar a carroceria (“lift” em inglês), criando espaço para rodas maiores e, claro, levantando o carro com o uso de conjunto de rodas e pneus mais altos.
Claro que esta solução vai implicar em outras modificações, principalmente na caixa de marchas, que precisa ser mais reduzida e reforçada, pois rodas grandes vão alterar muita coisa.
E… Buggy Mais Baixo!
Interessante notar que este sistema também é adequado para quem quer rebaixar o buggy. Como cria mais espaço para as rodas, dá para rebaixar a suspensão sem raspar as rodas na carroceria! ou seja, levantamos a carroceria para poder ter um buggy rebaixado!
Estas fotos mostram um lift de carroceria feito com um tipo de madeira artificial, que pode ser serrada, colada, lixada, mas não apodrece nem sofre com cupins! Apenas para demonstrar que este tipo de trabalho pode ser feito com vários tipos de materiais. Estas foram encontradas no site The Samba.
E o Velho’73…
No Velho’73, este trabalho foi feito com tubos metalon, de secção retangular e a parte do torpedo (chapéu de Napoleão) com chapa de metal cortada. Pareceu mais fácil, já que estava em uma metalúrgica… Mas poderia ser feito tudo em tubo metalon ou até mesmo com perfil “U”. Na parte de trás, foi feito o fechamento com fibra de vidro. Levantou seis centímetros.
Pintura em epóxi pó, vemelho por baixo, branco por cima. Deu trabalho…
E se não for com Plataforma de Fusca?
Buggies nem sempre – atualmente, nunca – tem plataforma de Fusca então, como fazer um lift? Este é um trabalho até mais simples que sobre a plataforma, já que são alguns pontos de contato entre a carroceria e o chassi. Na foto a seguir, vemos como foi feito o lift em um Buggy Carrera, do Ari Martins. Os pontos marcados mostram onde a carroceria se liga ao chassi e onde estão os calços.
Este post tem 14 comentários
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rapaz, não tinha visto esta mensagem aqui! Não gosto de deixar coisas sem respostas… O Emis foi pensado e fabricado como um carro esportivo, daí a suspensão traseira ser mais adequada às ruas e estradas. Uma solução é trocar as molas por outras mais rígidas. Ou colocar aquelas molas de reforço externas para reforçá-las. Tem uma postagem sobre elas aqui https://planetabuggy.com.br/molas-de-reforco/
Tenho um buggy cheda , gostaria de levantar um pouco a traseira dele. Fiquei em dúvida agora se devo fazer.
tua dúvida é se levanta a carroceria ou a suspensão? Se for para caber pneus maiores, a melhor solução é levantar a carroceria. Se for para trilhas pesadas, talvez elevar a suspensão seja a melhor opção. Mas, neste caso, podes ter desgaste irregular dos pneus e menor estabilidade na estrada.
Carlos, como ficaram os pedais do seu buggy após o lift?
Ficaram muito baixos?
Meu buggy é um Glaspac montado sobre a plataforma do Fusca. O lift foi feito apenas na carroceria, com uma peça de metalon recortada na medida certa e apoiada na plataforma. Assim, o assoalho continuou o mesmo e a pedaleira, claro, também ficou na mesma altura original.
Em um buggy com chassi tubular, a coisa é um pouco diferente. A pedaleira tem posição fixa no túnel e também na frente. Assim, quando levantar a carroceria, vai ser necessário rebaixar aquele espaço da pedaleira. Vai ficar uma “bacia” ali. Tem que ser feita com cuidado para dar espaço aos pés e não atrapalhar em nada. Ou pode rebaixar todo o assoalho de fibra. Um pouco mais trabalhoso, mas fica perfeito, já que os bancos são (deveriam ser) fixados na estrutura do chassi e não da fibra.
Bom dia, gente
tem uns 10 anos que ando afastado do forum, entretanto meu velho emis está ativo ainda.
ele ainda ´peca na suspensão trazeira. pra mim, é frágil.
Estava com os pneus batendo na carroceria e pedimos uma mudança para um cara que trabalha com buggy na região, ele soltou a carroceria e passou um bastão de ponta a ponta, próximo aos amortecedores traseiros. ficou bem alto e não deu impressão de rodas para dentro não. Também não tive problema com o cambio das marchas. Acho que ele levantou uns 20 cm. Senti apenas uma falta de melhor calço na carroceria, mais nao tive problema até agora! já tem mais de um ano e fizemos testes com peso.
Oq pode acontecer é uma desestruturação da fibra
Eu não entendi o que foi feito. Se foi apenas solta a carroceria e levantada em 20cm (o que é muita coisa), sem apoios, a chance de acontecer a quebra dela é bem grande. No meu, e em outros que tenho visto, a carroceria tem pleno apoio em todo o perímetro, levantando por igual, sem forçar nada.
Os buggies antigos, que usam plataforma de fusca, usam a carroceria como estrutura do carro. Sem isso, a plataforma flexiona demais.
boa tarde
tenho uma polauto vw , gostaria tracionar voces tem algum kit .
Bom dia, o Planeta Buggy não comercializa produtos de qualquer natureza, somente comenta o que tem no mercado. E, para tracionar o buggy, não conhecemos nenhum tipo de kit adequado para isso. Obrigado pelo contato
bom dia . obrigado
Fabricio Rocha, como assim tracionar? Você fala em deixá-lo 4×4?
Puxa, eu entendi que era para tracionar, mesmo. Deixar o fusca 4×4. Mas é possível que a pergunta tenha sido para saber detalhes de como rebocar um buggy… Seria isso, Fabrício? Se for, pode ser resolvido com um cambão. E desculpa o mau entendimento da questão.