Tomara que essa quarentena acabe logo. Meu último passeio foi ia 14 de março. E as autoridades fecharam os acessos à praia, pelo que eu soube. Aparentemente só não nivelaram a areia nos acessos, de modo que talvez um buggy passe tranquilamente. Mas não sei se tem alguém cuidando...mesmo que eu vá de manhã bem cedo, quando provavelmente não tenha ninguém, na volta poderá ter alguém e eu tenha que dar explicações... 😕
[]'s
Buenas. Depois de muito tempo, hoje me animei com o tempo bom e dei uma voltinha, na cidade mesmo...Desde julho não virava o motor (quando levei na oficina pra ver as molas traseiras, vide aqui: http://planetabuggy.com.br/community/garagem/fercar-naja-one-sumaya/paged/13/#post-603 ), mas pegou bem. Deu uma leve engasgada (bateria) mas pegou em seguida. Fui encher os pneus e dei uma volta rápida na cidade:
Esta é a orla (do canal) da Avenida Henrique Pancada, em Rio Grande. Depois das obras, ficou um local muito bonito para passeios a pé ou bicicleta. E também para tirar fotos.
[]'s
Opa, bela foto! Faz tempos que não vou à Rio Grande, apesar de ser tão perto. desde que me aposentei, os únicos lugares que fui foi Santa Rosa e Porto Alegre. Tirando Chicago e Iowa, que não conta!
Mas este trabalho na orla ficou muito bom, mesmo. Pena que Porto Alegre não aprecie seu rio com os mesmos olhos, construindo aquele muro enorme e trancando a passagem do povo para o porto e seus arredores.
Então, Carlão, que tal vir amanhã? Feriado, o tempo promete... Só não sei ainda se a praia está aberta, mas dá pra passear em outros lugares...
[] 's
ainda estou me "resguardando", como diziam os antigos. Quem sabe, até o verão...
Em tempo: me disseram que a praia está aberta pra carros, sim. Amanhã, se eu me animar vou dar uma volta.
[] 's
Estava aberta, sim. Consegui dar uma volta:
Molhes:
Praia:
[]'s
Mais uma volta hoje de manhã cedo! Dia bonito, temperatura agradável, mas um pouco de vento. Seguem fotinhos...
Praia, próximo à Iemanjá, ao sul:
Agora ao norte. Reparem que a faixa de areia está bem larga, deve ter ocorrido uma ressaca nos últimos dias. Chegou até a erodir um pouco as dunas...
Vista de cima das dunas, com direito a buggy, mar e um pouco da vegetação local:
Tens uns mini-vídeos no tópico próprio:
[]'s
Buenas, passeio de hoje, com surpresas. Primeiro a parte boa, o dia estava bonito, mesmo com algumas nuvens. E uns 30 minutos na praia próximo aos molhes resultaram nessa quantidade de lixo. Hoje estava demais, não pude deixar de catar. Basicamente garrafas e latas de bebidas. E tinha muito mais, pelo menos tirei o que estava próximo à linha d'água onde parei. Que gente! Triste isso...
Aqui, uma foto mais agradável, uma vista dos molhes da Barra:
Agora a parte ruim. Primeiro, antes de sair de casa notei que vazou um pouco do fluido de arrefecimento durante essa noite, desta vez em outro local, no cavalete de distribuição. Já tinha vazado ali uma vez, mas foi pouco e parou. Desta vez também foi pouco.
Segundo, tomei um susto hoje. Resolvi ir para os molhes pela estrada do distrito industrial, passando pela refinaria de petróleo, as indústrias e o pólo naval, agora parado. É um outro caminho que eu e muita gente usa.
Pois bem, estava indo normalmente, mas quando passei por um "S", que é também passagem de nível, o buggy deu uma escorregada, e me pareceu "de frente"! Corrigi e segui, mas diminui a velocidade, mesmo não estando tão rápido assim e sendo reta a partir dali.
Local do "S" / passagem de nível (imagem do Google StreetView):
Chegando no terminal graneleiro, tem um pequeno trevo com 2 passagens de nível, uma atrás da outra. Depois de passar pela última, o buggy simplesmente derrapou e eu fiquei atravessado no meio da pista, como se tivesse dado um cavalo de pau! Na hora eu tentei corrigir com o volante e freio, mas não adiantou nada, parecia que estava sem barra de direção ou com óleo na pista. Sorte que era cedo e não tinha movimento. Não estava rápido, ali tem que parar nos trevos e diminuir nos trilhos. Depois dessa última passagem de nível é que ele derrapou.
Local da derrapagem, logo em seguida dos trilhos (imagem do Google StreetView)::
Parei no acostamento e dei uma olhada na suspensão e direção. Sempre tive um certo receio da adaptação da caixa de direção, mas não vi nada de errado. Fiz testes de direção e frenagem no asfalto, tudo normal. Segui até os molhes mais devagar. Depois da praia, vim pra casa, mas não pelo mesmo caminho, e sim pelo trevo, rota que eu faço mais. Cheguei na cidade, andei em várias ruas de asfalto e calçamento, tudo normal.
A conclusão que eu cheguei é que aquela parte da estrada estava suja (sempre tem pó, cascas de arroz, farelo de soja e resíduos das fábricas de fertilizante) com alguma coisa que deixou a pista e os pneus escorregadios. Os trilhos e o peso do buggy também devem ter influenciado. Sendo muito leve, ele perde aderência facilmente. Na verdade ainda estou em dúvida quanto à causa do incidente, pois isso nunca tinha me acontecido, mas acho que não foram problemas mecânicos. Os pneus estão perfeitos, a suspensão foi verificada em julho/agosto e também foi feito balanceamento.
Outra coisa que notei nos testes que fiz é que os freios traseiros não freiam muito bem sozinhos. Isso me fez pensar em colocar discos atrás assim que possível. Vou começar a pesquisar.
Enfim, quando forem para os molhes por ali, tomem cuidado.
[]'s
Como o uso do meu buggy é muito esporádico, nunca cogitei colocar freios a disco mas, se fizesse, seria na traseira. Explico, o baixo peso da frente e a desproporção entre as superfícies de contato dos pneus dianteiros e traseiros, faz com que seja muito fácil arrastar as rodas dianteiras em uma frenagem. Ora, para quê alguém iria querer ampliar a capacidade de frenagem na dianteira, onde já é demais com os freios normais?
Os buggies gringos que são usados apenas nas dunas normalmente não têm freios na dianteira. Usam pneus bem estreitos apenas para dar direção, não para frear.
E o lixo... não entendo este povo que faz isso. Obviamente, gostam da praia, pois estão indo lá. Mas, ao mesmo tempo, não se importam em emporcalhar o local onde se divertem. É realmente muito triste.
Pensei em uma campanha a ser feita pelos clubes de buggies. Algo como esta, mas com o logo de cada clube.
Voltinha de hoje, até os molhes. Foi mais pra testar a primeira parte das alterações que estou fazendo. Primeira impressão satisfatória, mas como ainda faltam coisas, só comunicarei o resultado no final.
Indo pela estrada da Barra, onde aconteceu a minha derrapagem na outra vez. Como estava passando o trem e tinha muitos carros esperando, passei bem devagar nas passagens de nível que ocasionaram aquele "incidente":
Molhes:
E é por isso que fecham a praia...aglomeração, bagunça e som alto. 😠
[]'s
infelizmente, o povo não sabe se comportar nesta situação. E aí, o poder público tem que tomar uma atitude, nem sempre simpática, que atinge a todos.
Aqui em Pelotas, a situação tá meio crítica em termos de ocupação de UTI... mais de 90%.
Passeio de hoje, pra testar os amortecedores novos, indo pela estrada Rio Grande-Cassino. Dia muito bonito, um pouco de vento (normal), água limpa e várias pessoas na praia mesmo e manhã cedo, apesar das fotos não mostrarem. Fiquei um pouco ao sul da Iemanjá:
[]'s