Como tirar boas fotos

Como tirar boas fotos

  • Post author:
  • Post published:07/09/2019
  • Post category:Garagem
  • Post comments:11 Comentários
  • Post last modified:27/06/2020
  • Reading time:4 min(s) read

O que é uma boa foto?

O Planeta não pretende ensinar ninguém a como tirar boas fotos, apenas registrar que tipos de fotos ficam melhores no site, já que nossos modelos, os buggies, não sorriem para a câmara, embora sejam veículos felizes. Mas, se a intenção é tirar fotos como um “amador profissional”, o Planeta indica “Foto Dicas Brasil“, com a fotógrafa Simxer, que tem uma didática muito boa. O canal do Youtube dela é fantástico, vale a pena conhecer, para saber como tirar boas fotos (claro, se tu não fores um profissional!).

Então, a seguir, algumas informações sobre a foto ideal para aparecer no Planeta. Mas não te inibas, manda as fotos, mesmo que elas não se enquadrem!

Algumas dicas importantes para saber como tirar boas fotos:

Sempre que possível, tire suas fotos em ambiente aberto. Buggies e natureza combinam muito… Escolha um dia agradável, que pode até estar nublado (as melhores fotos podem ser em dias nublados, sem altos contrastes). Evite o sol do meio dia, preferindo o final da tarde ou início da manhã. Escolha bons ângulos para fotografar.

Agache-se para ter tomadas mais “dramáticas” e procure enquadrar o melhor possível.  Evite fotografar embaixo de árvores, pois a sombra vai rivalizar com a pintura do buggy. A não ser que a sombra seja total sobre o carro, mas aí tem que cuidar para não “estourar” o fundo iluminado.

Na foto de destaque, de um Bugre II, a foto acabou estourando um pouco, em função da cor do buggy. Um cuidado em regular corretamente a máquina pode resultar em uma foto com mais detalhes. Mesmo nos celulares, este controle é possível.

Celulares são ferramentas fantásticas para fotos, mas vá com cuidado. Sem usar efeitos (pelo menos não exagerar) e sempre na horizontal.

Entim, tirar boas fotos é questão de enquadramento e boa iluminação. Portanto, dias ensolarados, desde que não seja ao meio dia e não existam sombras fortes sobre o buggy, com um bom enquadramento, teremos boas fotos, mesmo que tirando com um celular antigo.

O enquadramento é importante

Pois o buggy precisa ser mostrado integralmente, a não ser que tu queiras mostrar detalhes importantes da caranga, como painel, farol, rodas, motor, essas coisas. Mas mande fotos de “corpo inteiro”, lateral, dianteira e traseira, quem sabe uma lateral 3/4, que é um ângulo muito bom. Um vídeo no Canal do Planeta Buggy, mostra como tirar boas fotos, em relação ao enquadramento. Dá uma olhada por lá!

O tamanho também é importante

Para que as fotos tenham boa visualização, principalmente nos computadores, é importante que tenham um tamanho mínimo, que o Planeta acredita estar em torno de 1280×720 (O popular HD) ou 1920×1080 (FHD). Pode ser menor, claro e se vier maior, o Planeta ajusta, sem problemas, assim como tira as placas que aparecerem.

No antigo site do Planeta, como as conexões eram muito lentas, havia uma necessidade de manter as fotos em tamanhos muito pequenos, no máximo 640p na largura. Também por este motivo, o Planeta não vai importar muitas das páginas que estão por lá. Mas vão ficar, como registro de uma época.

Angulos mais atraentes para tirar boas fotos

Observe alguns ângulos nas fotos a seguir. As fotos de lateral ou traseira, pegando um pouco das duas visões (3/4), ficam bem melhores que as de lateral e dianteira ou traseira, sem nenhum ângulo. A não ser como na primeira e na segunda foto, onde a composição geral deu o tom para uma foto muito bonita. Na segunda foto, Lilian Capriolli e seu BRM, em foto que venceu no “Foto do Mês”, no verão de 2015. Repare que, mesmo sendo uma foto de frontal absoluto, ficou muito boa, em função da presença da Lilian e o mar no fundo. Da mesma maneira, na primeira foto, a composição ficou absolutamente fantástica. Lembre-se sempre, buggy e natureza, uma dupla imbatível!

O Canal do Planeta no Youtube

O Planeta também tem seu canal no Youtube, para mostrar algumas coisas que julga interessante aos planetários. Um dos primeiros vídeos, é exatamente sobre como tirar boas fotos, com destaque para o enquadramento.

Dá uma olhada por lá, te inscreve se achar interessante e vamos ver se conseguimos manter alguma  regularidade nestes vídeos.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

Visitar a Garagem do Planeta é ótimo para ver fotos de boa qualidade e mandar as do teu buggy para a Garagem! Vai logo!

Roberto Lee

Meu Buggy BRM 2003 – VW1700 – “Febre Amarela” chegou agora da oficina de pintura. Foi feito uns retoques na fibra e mandei pintar a capota de fibra de preto vinílico. (Era a bandeira do Brasil, mal feita). Logo menos postarei foto aqui. As dicas foram muito boas. Parabéns “Chefe”!

O primeiro calendário do Planeta Buggy mostra algumas fotos que se encontram no site. Para o próximo, vamos usar fotos do Concurso de Fotografia Verão 2020. Manda a tua logo! Olha o link aí embaixo…

Novo concurso de fotografia do Planeta Buggy – Foto Verão 2020!

[…] Como tirar boas fotos […]

[…] Como tirar boas fotos […]

trackback

[…] Como tirar boas fotos […]

[…] Como tirar boas fotos […]

[…] Como tirar boas fotos […]

[…] Como tirar boas fotos […]

[…] Como tirar boas fotos […]