Reforma do Bugre SS do Luiz Mendes
Todo buggista ou bugueiro gosta de ver reformas de buggies. Este tipo de postagem é uma das preferidas aqui no Planeta Buggy.
Servem de inspiração para muitos que sonham entrar no mundo da graxa e reformar um buggy do zero!
Mas quando uma reforma não é apenas uma reforma e fala da restauração de um buggy clássico, a coisa fica ainda mais interessante. E saber que o Bugre SS do Luiz teve apenas um dono antes dele torna a coisa ainda mais interessante.
Nesta postagem, mostramos a restauração do raro Bugre SS do Luiz. Um dos 86 fabricados pela Bugre, a mais longeva fábrica de buggies do Brasil.
O Relato do Luiz Mendes
Adquiri o carro em 2005, quando ainda cursava Engenharia Mecânica em Petrópolis/RJ. O carro pertencia à filha da dona da pensão onde eu morava e estava sob vários entulhos, no fundo da garagem.
De acordo com ela, no início dos anos 90 eles encostaram o carro devido ao motor ter travado (o que pude constatar anos mais tarde 🙂 ).
Tratava-se de um Bugre SS único dono montado sobre um chassis de Fusca ano 1966, ainda com o motor original 1200cc.
Pela história que ela me contou, na época eles tinham esse fusca, que sofreu um acidente, colidindo na traseira de um ônibus.
Como a parte mecânica permanecia íntegra e eles eram amigos da família do Francisco Cavalcanti, o mesmo sugeriu que montassem a fibra do SS sobre o carro, sendo este meu exemplar um dos primeiros feitos, dentre os 86 produzidos pela Bugre até dar lugar a produção do Bugre M150.
Consegui comprar o carro com o dinheiro do meu estágio na época. Junto com o carro, além do recibo de transferência assinado e autenticado, recebi uma pasta com todo o histórico de manutenções e recibos de pagamentos do carro, desde 0km! e detalhe: veio também a chave reserva…
Desde 2005 até 2022, o carro permaneceu guardado nas garagens da minha família em Teresópolis/RJ. De lá pra cá muita coisa aconteceu, eu me formei, me mudei pra MG, casei e certamente outras prioridades foram surgindo, até que no ano passado eu decidi que era a hora de restaurar o carro.
A urgência surgiu também em função do decreto das placas amarelas (posteriormente cassado), onde previa que carros com com mais de 15 anos sem atualização documental seriam retirados do sistema do DETRAN, tornando-os impossíveis de regularização a posteriori…
Iniciando a Restauração
Iniciei o processo de restauração em Abril do ano passado (2022) e, dada a raridade do carro, optei por fazer absolutamente tudo o que pudesse ser feito para deixar o carro como novo.
O motor 1200 foi completamente refeito, com toda a parte interna substituída.
O chassis foi restaurado do zero, mantendo a originalidade, exceto pelas suspensões, onde optei por colocar coilovers ajustáveis.
As rodas precisaram ser trocadas, mas mantive as medidas originais de época (tala 6″ na frente com pneus 195 e tala 8″ na traseira, com pneus 225).
A fibra foi totalmente restaurada também, mantendo a cor original da época (branco lótus). Como acessórios adicionais, mandei fazer bancos de couro sob medida pro carro, adicionei ao painel mais 2 relógios VDO (pressão de óleo e relógio), encomendei um volante de madeira da Henkel sob medida pro carro, substituí o retrovisor original que era de fusca 1971, por um cromado de Karmann Ghia conversível de época e coloquei buzinas Bosch importadas, fixas no braço da suspensão.
Neste exato dia (25/05/2023) posso dizer que estamos concluindo a restauração do carro, tendo a sua vistoria de troca de placas sido aprovada. Em breve o carro receberá as placas Mercosul para poder transitar livremente!
Uma grata surpresa pra mim foi ter tido o acompanhamento e apoio da própria fábrica, através do filho do fundador, e atual proprietário, Paulo Cavalcanti, que acompanhou de perto essa restauração através das redes sociais. Em breve eu descerei a serra com o Bugre para encontrá-lo na fábrica.
Encaminho algumas fotos da época em que o carro foi restaurado e do início da restauração, além das foto mais recente do carro finalizado.
Outras fotos tiradas durante a restauração podem ser vistas na minha página no Instagram (@bugress)
Grande abraço,
Luiz
Comentário do Planeta
Uma história incrível, com uma espera de décadas para voltar a brilhar nas ruas.
Além da paciência do Luiz, a participação da própria fábrica Bugre, na figura do Paulo Cavalcante, filho do fabricante do Bugre SS do Luiz e atual proprietário da marca.
Eu poderia pegar mais fotos do Bugre SS do Luiz, mas fiquem com estas quatro e visitem o perfil dele no Instagram para dar visibilidade e mais visitas para este incrível exemplo de restauração.
Além disso, lá está mostrado cada pequeno detalhe deste raro Bugre SS do Luiz.
Curiosidade
Durante suas pesquisas, Luiz percebeu que existe uma diferença entre parabrisas de algumas unidades.
Segundo o Paulo Cavalcante, as primeiras unidades foram fabricadas com o parabrisa da Simca. Depois, foram utilizados os da VW Variant. A foto a seguir está no Instagram do Luiz
Mais Bugres e Mais Reformas
O Acervo Virtual do Planeta tem muita informação sobre a fábrica Bugre.
Além da reforma do Bugre SS do Luiz Mendes, temos muitos outros Bugres e uma Análise do Bugre II, um dos Clássicos do Planeta.
Clica nas imagens a seguir para visitar cada uma destas postagens.