A Criação do “Old Red”
A Biblioteca do Congresso Americano tem muito material para pesquisa da indústria automotiva gringa.
Entre os mais icônicos carros daquele país, o Meyers Manx tem destaque especial.
Um artigo em pdf mostra esta história, incluindo todas as alterações que o Old Red sofreu durante todo este tempo. Desde os tanques de oxigênio adaptados para serem tanques suplementares de combustível, até a troca do motor por um 1.600cc. Está em inglês, claro, mas pode ser facilmente traduzido pelo Google.
Dá uma olhada neste documento histórico para a nação buggista!
Detalhes do Old Red
Nas fotos a seguir, da Biblioteca do Congresso Americano, dá para ver os detalhes do Old Red, que era um monobloco de fibra muito grossa, com tubos incorporados nela para fixar a suspensão dianteira do Fusca e o conjunto traseiro também do Fusca.
Repara que o capô abre e tem um espaço para o estepe. Também nota-se os faróis presos ao capô e não à carroceria, como no modelo seguinte.
O tanque pode ser visto atrás dos bancos dianteiros, pois este foi um modelo feito para duas pessoas. Daí, o espaço para o estepe e o capô bem mais baixo que o modelo posterior.
Neste modelo, o capô abria para dar acesso a um compartimento para guardar coisas, inclusive o estepe. Os faróis eram presos neste capô e erguiam-se com ele.
Nas últimas fotos, uma caixa de direção bem estranha… e detalhes da fixação dos agregados na carroceria monobloco. Na última foto, detalhe do motor e seu escapamento 4×1 e o exagerado protetor de carter.
Havia a intenção de aproveitar o máximo dos componentes do carro doador, desde volante, até os botões e instrumentos, lanternas, rodas, etc.
Um design genial em todos os aspectos. Bruce construiu direto com formas de compensado naval, Não teve desenhos esquemáticos, blueprints e coisas do gênero. Apenas um modelo feito em argila serviu como referência.
A experiência de Bruce na fabricação de barcos, pranchas de surf e até de banheiras, levou a este resultado incrível.

Por Que Este Modelo Não Vingou?
Depois de apenas 11 unidades fabricadas, Bruce percebeu que o valor estava muito alto e que precisava simplificar o sistema de produção.
Estas unidades eram monoblocos de fiberglass, com reforços metálicos, onde eram fixados os trens de suspensão dianteiro e traseiro (onde também era suportado o conjunto motor/câmbio.
Dentro da ideia de aproveitar o máximo do carro doador, Bruce desenvolveu uma carroceria para ser acoplada à plataforma do VW Fusca, devidamente encurtada. Mas isso foi assunto de outra postagem!
Curiosidades do Planeta Buggy
Curiosidades do Planeta são postagens interessantes sobre o universo buggista.
Esta é a Curiosidades do Planeta #19, com detalhes do “Old Red”, que estão na Biblioteca do Congresso Americano, como destaque na indústria automobilística gringa. Não é pouca coisa!
Conheça as outras “Curiosidades do Planeta”, clicando na imagem a seguir.