No momento, você está visualizando Troca da Bomba de Combustível no Boxer
Troca da Bomba de Combustível no Boxer

Troca da Bomba de Combustível no Boxer

Troca da Bomba de Combustível no Boxer

Alguns serviços podem parecer simples mas escondem peculiaridades que precisam ser conhecidas para se evitar dores de cabeça.

Este é o caso da troca da bomba de combustível no boxer. Kleyton Maia deu uma aula no forum do Planeta sobre este serviço, que pode ser feito em pouco tempo, economizando com mecânico, conhecendo mais sobre seu motor e podendo dizer, ao final: eu que fiz!

Vamos começar com a aula:

Na foto 1, você vê os dois parafusos da base da bomba de combustível que deverão ser retirados. Afrouxe-os um pouco cada um, para que não empene a peça. Retire os parafusos. Para isso, uma chave “L” ou catraca de 13mm é o ideal para conseguir acessar os dois.

Na foto 2, desconecte os tubos da linha de combustível. É um bom momento para trocá-los se estiverem endurecidos ou até quebradiços. Logo, não te preocupas em tentar tirar sem estragar. Se não tiver braçadeiras neste ponto, é bom providenciar novas, juntamente com a tubulação.

Na foto 3, a nova bomba Brosol. Acompanha a junta para colocação. É preciso engraxar a base onde se faz o contato com o acionamento interno.

Na foto 4, Removida a bomba e a junta, coloque a junta nova também que vem junto na caixa. Repare que a base de baquelite não foi retirada, por não ser preciso. Cuidado para não quebrar esta peça e deixar cair algum pedaço dentro do motor! E não deixe de colocar graxa no pé da bomba. Uma providência interessante é movimentar o virabrequim até um ponto em que o ressalto que aciona a bomba fique mais baixo e facilite o serviço.

Na foto 5, a bomba nova e pontei os parafusos com a mão, cuidado para não amassar a junta ao posicioná-la no local. Ao apertar os parafusos com a chave 13, tome cuidado para fazer apertos alternados, um pouco de aperto em cada parafuso, assim, reduz as chances de empenamento da base da bomba.

Na foto 6, reconecte as linhas de combustível, não esquecendo de colocar braçadeiras para segurança e ligue o motor para ver se está funcionando corretamente.

Concluindo

A Troca da Bomba de Combustível no Boxer é um serviço bem simples de ser executado e com poucas ferramentas. 

Encontrou algum erro ou informação incompleta? Coloca ali embaixo nos comentários ou lá no Grupo do Planeta no Facebook.

Mais “Mão na Graxa”?

Tem bastante coisa interessante no site do Planeta sobre mecânica. Como costumo dizer, mesmo que não queiras mexer em nada, é um bom assunto para mesa de bar em encontros de buggies.

Clica na imagem abaixo para ver o que temos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.