“LIFT” – Levantando a carroceria do Buggy

Buggy Mais Alto

Muitos buggies não foram construídos para colocar os grandes pneus Dune ou similares. Eles não têm espaço nos pára-lamas e, para isso, existem algumas opções, como alterar o desenho dos paralamas (na própria fibra), levantar a suspensão ou levantar a carroceria.

Levantar a suspensão traz consigo uma série de problemas, pois altera (a já alterada pelo encurtamento do chassi) configuração original do Fusca, principalmente os que não tem suspensão IRS (utilizada na Kombi e na Variant II), fazendo com que as rodas traseiras fiquem “fechadas”. Consequentemente, a melhor solução para isso é levantar a carroceria (“lift” em inglês), criando espaço para rodas maiores e, claro, levantando o carro com o uso de conjunto de rodas e pneus mais altos.

Claro que esta solução vai implicar em outras modificações, principalmente na caixa de marchas, que precisa ser mais reduzida e reforçada, pois rodas grandes vão alterar muita coisa.

E… Buggy Mais Baixo!

Interessante notar que este sistema também é adequado para quem quer rebaixar o buggy. Como cria mais espaço para as rodas, dá para rebaixar sem raspar as rodas na carroceria!

 
 

Estas fotos mostram um lift de carroceria feito com um tipo de madeira artificial, que pode ser serrada, colada, lixada, mas não apodrece nem sofre com cupins! Apenas para demonstrar que este tipo de trabalho pode ser feito com vários tipos de materiais. Estas foram encontradas no site The Samba.

E o Velho’73…

No Velho’73, este trabalho foi feito com tubos metalon, de secção retangular e a parte do torpedo (chapéu de Napoleão) com chapa de metal cortada. Pareceu mais fácil, já que estava em uma metalúrgica… Mas poderia ser feito tudo em tubo metalon ou até mesmo com perfil “U”. Na parte de trás, foi feito o fechamento com fibra de vidro. Levantou 6cm.

Pintura em epóxi pó, vemelho por baixo, branco por cima. Deu trabalho…

E se não for com Plataforma de Fusca?

Buggies nem sempre – atualmente, nunca – tem plataforma de Fusca então, como fazer um lift? Este é um trabalho até mais simples que sobre a plataforma, já que são alguns pontos de contato entre a carroceria e o chassi. Na foto a seguir, vemos como foi feito o lift em um Buggy Carrera, do Ari Martins. Os pontos marcados mostram onde a carroceria se liga ao chassi e onde estão os calços.

Lift em um buggy Carrera

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Becofabricio rocha Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
fabricio rocha
Visitante
fabricio rocha

boa tarde
tenho uma polauto vw , gostaria tracionar voces tem algum kit .