O motor VW boxer é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.

Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.

Que peças precisamos?

Em primeiro lugar, claro, uma bomba com circulação externa. Existem alguns modelos importados (Empi) e nacionais (Schadek). Não importa a origem, o resultado é o mesmo. Estas bombas têm um tamanho de engrenagem um pouco maior, para dar mais pressão e compensar o trajeto maior do óleo.

Instalando a bomba dupla, com circulação externa

Depois, precisamos de um suporte para o filtro de óleo. Existem modelos no Mercado Livre e é possível até instalar algum de outros carros. Questão de ver se as conexões são iguais e se tem como fixar em algum ponto do buggy.

Após escolher o espaço onde ficará o filtro (o mais próximo possível da bomba), é só medir e colocar as mangueiras de alta pressão para permitir a circulação do óleo.

Verificar quanto a vazamentos e pronto!

Quer ver um pouco mais sobre mecânica e outras coisinhas para fazer no buggy? Clica aqui!

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Eu recomendo mangueiras tipo aeroquip. Já usei as normais, sem proteção e ressecaram com o tempo. Como o trajeto da bomba até o filtro é curto não custa muito mais que as tradicionais.

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como faço para anexar fotos?

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