Tropi Kadron
Tropi Kadron - Clássico Brasileiro

Tropi Kadron

Tropi Kadron – Nota do Planeta

Esta matéria está no site da Revista Quatro Rodas, mostrando um pouco deste clássico. No antigo site do Planeta, tem muita informação e fotos do buggy Tropi Kadron.

O Planeta Buggy fez uma classificação de buggies clássicos brasileiros e um dos primeiros a serem escolhidos foi justamente o Kadron, pelo estilo próprio, pela produção industrial e pelo apelo que o design do genial designer brasileiro, Anísio Campos, apresentou na época. Revolucionário.

Tropi Kadron – Revista Quatro Rodas

Primeiro bugue feito em série no Brasil, o Kadron marcou época pelo estilo e pelos cuidados na execução do projeto

Tropi Kadron - 4Rodas
Tropi Kadron - Clássico Brasileiro

Clássicos Brasileiros

Na virada dos anos 60 para os 70, o Brasil entrava de cabeça na influência cultural americana. Era época em que os jovens mais abonados ouviam rock n’roll e sonhavam com ondas havaianas e uma nova mania importada da Califórnia: o bugue, nascido em 1964 quando Bruce Meyers idealizou o Manx, formado por um chassi VW encurtado coberto por uma carroceria de fibra de vidro. No Brasil, o primeiro bugue registrado no Geia (Grupo Executivo da Indústria Automotora) foi o Tropi, em 1969, desenhado por Anisio Campos e construído pela Kadron, tradicional fabricante de escapamentos e acessórios.


A personalidade dos traços de Anisio ficou evidente nos detalhes, como o santantônio integrado à carroceria e os faróis dianteiros, inspirados no inglês Triumph TR5. Em matéria de estilo, dava um banho nos rivais: o Glaspac era uma cópia do Manx americano e o Bugato tinha o estilo controverso da Gurgel. Outro destaque era a qualidade: a carroceria de plástico reforçado com fibra era fabricada pela Puma e depois enviada à Kadron, que reduzia o chassi VW em 35 cm. Do Fusca também vinha o velho quatro-cilindros boxer – o favorito era o 1.3 -, oferecido a partir de 1967. A redução do peso para apenas 520 kg favorecia as frenagens e o baixo centro de gravidade proporcionava boa estabilidade, garantida também pelos enormes pneus traseiros.

A lista de personalização contava com mais de 30 itens, possibilitando que cada exemplar fosse único: instrumentação exclusiva, bancos concha, para-choque tubular pintado ou cromado, entre outros. Os primeiros usavam as lanternas do Fusca e o motor era protegido só pela placa traseira, num suporte basculante. Como isso dificultava a manutenção e inviabilizava a dupla carburação, Anisio redesenhou a traseira, adotando tampa articulada, para-lamas mais retos e lanternas da Variant. Na dianteira, só um retoque: os piscas inseridos nos para-lamas.

O exemplar das fotos foi fabricado em 1971 e pertence a Waldeney Vaz de Moura, que há mais de 20 anos o usa em passeios e viagens. De tão original, ganhou a placa preta. “A maior dificuldade em obtê-la foi convencer o delegado de trânsito de que ele havia sido fabricado em série”, diz Moura.

Nascido para as praias, o Kadron surfou nas ondas da juventude: foi homenageado na canção Dune Buggy, dos Mutantes, que usavam um Tropi com as cores da bandeira americana. Sua popularidade só foi afetada pela crise do petróleo de 1973 e pelo número de concorrentes, muitos fabricados em fundo de quintal. Em pouco tempo, bugue virou sinônimo de carro mal construído e perigoso.

A Kadron encerrou a produção em 1977. No entanto, a categoria mantém a fibra, especialmente no Nordeste, onde os bugues proporcionam passeios por praias e dunas. Com e sem emoção.

TESTE – Quatro Rodas – Novembro de 1971

Aceleração: 0 a 100km/h 18,5 s
Velocidade máxima:
117,69 km/h
Frenagem 80km/h a 0:
24,1 m
Consumo:
10,4 km/l (médio), 7,4 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada, vazio)
PREÇO
Outubro de 1971 Cr$: 4700 (kit básico, sem a mecânica)
Atualizado:

R$ 14 340 (IPC-SP, Fipe)

FICHA TÉCNICA
Motor longitudinal, 4 cilindros opostos, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no bloco, dupla carburação Kadron (Solex 32)
Cilindrada 1493 cm3

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Fernando Kops

Bom dia. Vi no site antigo do PlanetaBuggy o Kadron do Ecio Enio, e gostaria de fazer contato com ele. Grato

Fernando Kops

Ok, muito obrigado pelo retorno.
Sempre vejo o site dos senhores, Buggy’s, novidades, dicas, fotos e tudo mais. Quando vi um determinado anúncio de maio de 2018, lembrei que este buggy estava lá, ou que seria outro muito parecido. Consultando novamente pela placa, tive a certeza de ser o mesmo, já com outro proprietário, lógico. Tentei comprar naquela época e não deu certo. Em 2019, setembro-outubro novamente a pessoa tornou a anunciar, então tentei saber mais dele para obter informações com os senhores e também pesquisando pela internet, mas não consegui contacta-lo para obter informações sobre o Buggy Kadron quando ainda era dele.
A boa nova é que desta última vez, finalizamos a transação e que aquele buggy atualmente está comigo
Muito obrigado novamente, pelo retorno
Um forte abraço

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