Regular válvulas no motor do Fusca

Regular válvulas no motor do Fusca

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  • Post published:11/10/2019
  • Post category:Mecânica
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  • Post last modified:03/11/2019
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Todos sabem que precisamos trocar o óleo do motor de fusca a cada 5.000km, independente do tipo utilizado, pois o fusca, além de ter pouco óleo circulando no motor, não tem filtro! O que poucos sabem, no entanto, é que esta é a mesma freqüência deve ser utilizada para regular as válvulas no motor do Fusca.

Outro “pequeno” detalhe, é que esta operação deve ser feita com o motor absolutamente frio – pelo menos três horas com ele desligado. Ou seja, levar o carro a um mecânico e pedir para fazer a regulagem, sem que esfrie totalmente o motor, não vai ser um bom negócio. Portanto, o melhor é fazer você mesmo este trabalho, em uma manhã de sábado ou domingo chuvosa, quando o buggy não vai sair, mesmo…

Ferramentas necessárias para regular válvulas no motor do Fusca

O primeiro passo é ter as ferramentas necessárias, que são poucas e simples: uma chave de fenda, uma chave 13mm (15mm se for motor Tork) e um calibre 0,004” ou 0,10mm. Esta é uma regulagem, digamos, oficial para o motor boxer. No entanto, nos manuais dos fuscas mexicanos, há uma alteração, a partir de 1971, para um calibre de 0,006″ ou 0,15mm. O Planeta não sabe porque esta diferença nos motores mais antigos e nos motores brasileiros. De qualquer maneira, para as primeiras tentativas de regulagem, talvez seja mais interessante usar o 0,15mm para não correr o risco de deixar alguma válvula “enforcada”. Depois, ouvir o barulho e andar um pouco com o carro, vai dar para sentir se está correto ou precisa de algum ajuste.

Na apostila do motor boxer, elaborada pela VW do Brasil e disponível aqui no site do Planeta Buggy, a indicação é para 0,10mm.

Adicionalmente, um macaco para elevar o carro e um suporte para mantê-lo no ar… isto para ficar mais confortável, pois não é imprescindível, principalmente em um buggy com motor à mostra. Quanto às “preguiças”, cavaletes para sustentar o carro elevado, é um aspecto de segurança que deve ser respeitado: NUNCA trabalhe sob o carro, somente apoiado no macaco. Cavaletes metálicos (preguiças) são muito mais baratos que um ortopedista ou um funeral…

Também é preciso um novo jogo de juntas para as tampas de válvulas.

Começando o trabalho

Uma observação inicial: este sistema foi encontrado em uma revista gringa e é bem mais simples que os normalmente utilizados pelos mecânicos, que movimentam o motor quatro vezes para ir fazendo um por um. Mas este sistema, além de ser mais simples, também é funcional.

Vamos lá: em primeiro lugar, encontre o Ponto Morto Superior (PMS) do cilindro 3 (lado do motorista, na frente do motor, isto é, do lado oposto à polia). Isto é feito tirando a tampa do distribuirdor e girando-se a polia do motor com a mão (chave desligada – câmbio em ponto morto), enquanto observa-se a posição do rotor do distribuidor. Quando este estiver virado para o cilindro 3 E a marca de ponto na polia (pequeno corte em forma de “V”) estiver exatamente sobre a emenda da carcaça, o motor estará no PMS para o cilindro 3. Neste ponto, as válvulas do cilindro 3 estarão fechadas e a mistura de combustível comprimida, pronta para ser iniciada para a explosão.

Não esqueça de papelões do chão!

Vamos tirar as tampas de válvulas, com o auxílio da chave de fenda. As juntas dificilmente poderão ser reaproveitadas, mas custam barato e é melhor trocá-las. Se as peças dentro das tampas (balancins e parafusos de regulagem) estiverem muito impregnadas com carvão ou borra de óleo, vale uma boa limpeza com um pincel e gasolina ou querosene – prepare-se para “alguma” sujeira… (daí, a necessidade dos papelões no chão).

Explicando um pouco o PMS

Bem, vamos explicar um pouco o que significa o tal PMS, Ponto Morto Superior. Quando um cilindro está no PMS, as válvulas estão fechadas por força das molas e obviamente, os balancins apresentam uma pequena folga. Balancins são aquelas peças que ficam martelando as válvulas, acionados pelos tuchos que, por sua vez, são acionados pelo comando de válvulas, que fica lá no meio do motor e é acionado pelo virabrequim. Ao pressionar a válvula, ela abre-se para a entrada da mistura ar-combustível (válvula de admissão), ou para a saída dos gases queimados (válvula de descarga).

Os balancins estão soltos e há uma pequena folga entre eles e as hastes das válvulas. Complicado? Não, apenas mexa com os balancins para saber quais válvulas podem ser reguladas – olhando-se o motor do lado do motorista, as três primeiras válvulas podem ser reguladas (da frente para trás) e no lado oposto, a válvula que está atrás no motor.

Feita a regulagem destas válvulas, rotacione 360 graus a polia, colocando-se o motor no PMS do cilindro 1, e o rotor do distribuidor na posição de faísca do cilindro 1. Agora, as últimas quatro válvulas podem ser reguladas.

Regular as válvulas no motor do Fusca não é complicado

Opa, como se regulam as válvulas? Muito simples: verifica-se a folga com o calibre, que deve passar livre entre o parafuso de regulagem e a haste da válvula, mas não folgado.

Caso seja necessário o ajuste, firma-se o parafuso de regulagem com a chave de fenda, afrouxa-se a porca com a chave 13mm e procede-se o ajuste até ficar perfeito, apertando-se a porca quando finalizar, mantendo o parafuso fixo com a chave de fenda.

Verifique novamente a folga com o calibre, para certificar-se que está correto. Repete-se o procedimento nas demais válvulas (oito ao todo), limpe as tampas, coloque  as novas juntas e coloque as tampas, prendendo a trava com a chave de fenda. Verifique o nível do óleo e pronto!

Algumas dicas extras

Mantenha a tampa de válvulas sob o motor para recolher alguma gota de óleo que possa pingar no chão. Ou use jornais, mas nunca deixe cair óleo no piso da garagem! Se isto acontecer, a patroa poderá impedi-lo de trabalhar no seu buggy por muito tempo… 😛

Utilize cola somente entre a junta e a tampa e não entre a junta e o cabeçote, pois na próxima regulagem você terá trabalho para retirar os pedaços de juntas. Pode ser colocada uma fina camada de graxa nas juntas, no lado do cabeçote, para melhorar a vedação.

Aproveite para checar o estado das velas e regule a abertura dos eletrodos e coloque o motor “no ponto”.

Se algum dos parafusos de regulagem apresentar-se espanado ou gasto, é só comprar um conjunto novo – parafuso e porca. Aliás, quando comprar as juntas novas, já compre um ou dois conjuntos de parafusos de regulagem, que custam muito baratos.

Mantenha uma caderneta de regulagens, onde deve anotar o que está sendo feito em seu buggy, no caso, quais as válvulas precisaram ser reguladas. Se após três ou quatro regulagens seguidas, as mesmas válvulas precisarem de apertos, há problemas há vista! Provavelmente, a haste da válvula está desgastando-se rapidamente e poderá quebrar-se. Pense em uma troca…

Fácil, não? E o prazer de ter feito algo em seu buggy, não tem preço…

Outro sistema de regulagem

Existe um sistema um pouco mais complicado, mas muito mais preciso para a regulagem das válvulas. No vídeo deste link, o canal Fuscas Gambiarras mostra como fazer. O cara mostra, em detalhes, como fazer a regulagem neste sistema, que é muito utilizado pelos preparadores de motores. Com vídeo é sempre melhor para aprender!

Fotos?

Ok, quando for feita a próxima regulagem das válvulas do Velho’73, o Planeta Buggy fará algumas fotos! A imagem desta postagem é da apostila do motor boxer, divulgada pela VW do Brasil.

Explicação do sistema de admissão e escape

Neste vídeo, uma excelente explicação sobre o funcionamento das válvulas de um motor boxer. Luciano Calenzani Simões mostra a importância da regulagem de válvulas e porque fazê-la.

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