Recados do Buggyman #3

Ócio produtivo

Neste final de semana, a preguiça venceu e resolvi ficar em casa, atualizando algumas coisinhas no site, fazendo alguns transplantes de conteúdo e acompanhando as redes do Planeta.

Resultado prático

Além de pequenos ajustes no site e no novo forum, coloquei mais duas páginas, que devem ser do agrado dos bugguistas. Uma que fala sobre capotas e outra que dá dicas para a restauração da pedaleira do Fusca (buggy).

Estatísticas

Também acompanhei as estatísticas do site e vi que temos um longo caminho pela frente para chegar perto do que o Planeta já foi. Acho que não chegaremos lá, pois os tempos são outros e as redes sociais são mais interessantes que sites estáticos.

Mas fiquei impressionado com um dado, fornecido pelo Google: 70% dos acessos ao novo site se dão através de celulares. E fui ver como o Planeta se comporta em uma tela pequena. O sistema WordPress é extremamente amigável para este tipo de acesso e as páginas são claras e fáceis de ler. 

Os links

As páginas que colocamos no site estão nos links a seguir e também no menu principal, lá em cima de todas as páginas. Ao passar com o cursor sobre ele, cai um mini menu com as opções, se for o caso. Em celulares, aparecem linhas horizontais em cima da página. Clicando nelas, o menu aparece.

Capota em buggy

Restaurando a pedaleira

Buggies na Imprensa

Encontro com a liberdade! Buggy na Imprensa

Buggies na Imprensa – Quatro Rodas de 1983

O Planeta tem uma boa coleção de revistas que falam sobre buggies. O transplante de matérias continua! E, para começar, uma excelente matéria da 4Rodas de dezembro de 1983, falando sobre os buggies que ainda estariam no mercado em 1984. Uma matéria que tem algumas informações interessantes e chamava os buggies de “bug”. Leia toda a matéria, neste link.

Tens alguma revista guardada no baú?

Se tiveres alguma revista que fale sobre buggies, escaneia e manda para o Planeta!

Apostila Do Motor Boxer

Continuando com as atualizações do site, colocamos a apostila da VW sobre o motor boxer no novo site. Desta vez, conseguimos colocar todas as páginas em um único arquivo pdf, para ficar mais fácil de baixar e até imprimir, para levar para a garagem!

A VW apagou estes arquivos de sua rede, provavelmente por ser bem antigo. Mas, para bugguistas, ainda é material de primeira!

Visite a página de Mecânica, Manutenção, etc, pelo link do menu superior. Ou clica aqui.

Use sem moderação!

Lift de Carroceria de Buggy

O que é lift de carroceria?

Levantar a carroceria para acomodar melhor pneus de grande diâmetro ou simplesmente arrumar espaço para as rodas atuais em um rebaixamento da suspensão é o que chamamos de lift. Existem várias maneiras de fazer isto e o Planeta vai mostrar as mais simples e corretas.

Como fazer?

Acompanha nesta página como fazer um lift em um buggy com plataforma de Fusca e uma pequena dica sobre outros tipos de chassi.

Mais detalhes, clica aqui

Recados do Buggyman #2

Buggy Glaspac 1972

 

No inverno dá para fazer muita coisa com um buggy. Participar de um rallye, por exemplo!

Foto em Santa Maria-RS, no inverno de 1975.

Buggy no inverno…

Para a grande maioria dos buguistas do Sul, está chegando a hora de parar com o buggy e deixá-lo descansando até o próximo verão. E, como qualquer equipamento mecânico, o buggy exige alguns cuidados para chegar até lá inteiro e pronto para mais diversão.

Limpeza geral

Em primeiro lugar, uma lavagem completa, incluindo engraxar a suspensão dianteira. Se tiver algo para fazer na instalação elétrica ou na mecânica, este é o momento certo. E uma camadinha de cera ajuda bastante a não deixar o pó grudar na carroceria. Aliás, se vai ficar sem capota, talvez seja interessante colocar uma toalha de praia ou um lençol velho sobre os bancos.

Troca de óleo e filtros

O óleo se degrada, acumula sujeira (é o trabalho dele) e também é consumido. Trocar o óleo neste momento é uma boa opção, pois vai permitir uma melhor conservação do motor enquanto ele está parado. A inspeção dos filtros de ar e combustível é importante. Durante a lavagem, verifica a parte inferior do buggy quanto à vazamentos e corrosão. Coifas da caixa de marchas, pivôs, conexão da direção (“bolacha”), tubos de freios, estas coisas básicas.

Combustível

Neste tópico, há muita controvérsia. Gasolina apodrece, então muitos dizem para não deixar o tanque cheio. Mas, tanque vazio favorece a corrosão (se não for de plástico, claro), mas em pouco mais de seis meses, não vai acontecer nada de ruim. Particularmente, não deixo o tanque cheio, mas não sei realmente o que é melhor. Além disso, tens que ligar o buggy algumas vezes durante este período de hibernação, pelo menos uma vez por mês.

Pneus

O melhor seria colocar o buggy sobre suportes (preguiças), mas a tecnologia de hoje não é tão ruim e os pneus aguentam estes nove meses sem problemas. Mas convém colocar uma pressão bem maior que o usual. 32 psi são suficientes. O pneu vai ficar “redondinho” e não vai se deformar. E, naquelas ligadas eventuais do motor, movimenta ele um pouco para frente e para trás.

Na garagem

Feito tudo isso, encosta o buggy na garagem. ATENÇÃO: Não aciona o freio de mão! Mas o trabalho ainda não terminou! Um pequeno calço sob os limpadores de parabrisa (papelão, isopor), para afastá-los um pouco do vidro. Isso vai impedir a deformação da borracha. Se tiver capota de lona (“de inverno”) coloca, que vai permitir uma melhor conservação dela, além de deixar o buggy pronto para alguma saidinha em um dia invernal… Se for colocar uma capa sobre o buggy, prefira uma de tecido não impermeável, para não acumular umidade. Claro, se o buggy ficar em uma garagem fechada, ao abrigo do tempo. Se ficar na rua, convém retirar esta capa em dias de sol, para arejar.

Desligar a bateria

Se não tens uma chave geral (se não tiver, providencia!), retira o capo positivo da bateria. Se houver algum problema na parte elétrica, fica protegido. Se tiver crianças na casa ou condomínio, não vai esgotar tua bateria, depois que uma destas gracinhas deixar os faróis ligados. É interessante a colocação de um terminal tipo “quick release”, que pode ser retirado sem auxílio de chaves.

Pensamentos finais

Bem, isto não é um “credo”, apenas sugestões para ter seu buggy em forma, sem passar muito trabalho quando o verão chegar. Eu mesmo não faço isso sempre. Mas sempre que não faço, me arrependo! Tem mais alguma sugestão interessante? Coloca aí nos comentários!

 

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Um Pouco de História

Bruce Meyers modelando o Manx I
Bruce e seu original Manx I

Estamos elaborando uma página sobre a história do buggy. Claro que tinha que começar pela história do Manx, que foi quem inaugurou todo este estilo bugguista de ser. A página já está no site, mas ainda tem muita coisa para colocar por lá, inclusive a história do buggy brasileiro. É frustrante saber que vai ficar incompleta, já que a informação brasileira é bastante truncada. Mas vamos tentar fazer o melhor. Se souberes alguma coisa sobre a história do buggy no Brasil, será bem vinda a contribuição! Usa o espaço dos comentários, aí embaixo, para contribuir, criticar ou apenas prosear!

Por enquanto, visita página!

Foto do Mês

Foto do Mês de Maio de 2019

A “Foto do Mês” está de volta. Em maio vamos ter, novamente, o concurso de fotos de buggies. Aproveita as fotos do verão e participe! Está valendo adesivos exclusivos do Planeta Buggy. 

Mas, para ter sua foto entre as que irão competir, alguns pontos devem ser observados. Saiba mais, clicando aqui. Mas não deixe de participar!

Recados do Buggyman #1

Um Novo Planeta Buggy

O antigo site do Planeta, que vai continuar existindo para consultas, era bem complicado de atualizar. Montado em cima de templates e com a administração através do antigo DreamWeaver, era um pesadelo para fazer qualquer coisa. Com as atualizações do DW, as coisas ficaram melhores para os profissionais, mas muito piores para os pseudos webdesigners.

Felizmente, as coisas evoluem constantemente e inventaram o WordPress… Nesta plataforma, é muito simples (bem, quase simples) implantar e atualizar um site. Vai demorar um pouco até tudo estar totalmente dentro desta nova plataforma e, enquanto isso, os links remeterão para páginas antigas. Apreciem o Novo Planeta Buggy, mas não critiquem demais o webmaster, que ele é qualquer coisa, menos um webmaster!

Um Novo Forum

Aproveitem o novo forum do Planeta (o link está lá em cima), que é bem mais interativo que o antigo. Mas, claro, o antigo vai continuar por lá, como consulta e até para coisas novas. E, eventualmente, vamos manter abertas áreas de comentários nestes posts, para que a buggueirada possa interagir um pouco. Facebook não é tudo, gente!

O Planeta está trabalhando duro para fazer um site que orgulhe a buggueirada!

Casa Nova!

logotipo antigo
Este era o logotipo do Planeta, em 2002

Em 1999, fiz a primeira página do Planeta Buggy, em html direto no bloco de notas do Windows. Fiquei orgulhoso de ter conseguido, embora tenha sido uma página bem simples. Na mesma época, comecei a fazer uma lista de emails que pretendia unir bugguistas de todo canto para compor a página com mais informações. Deu certo! Vários buggistas mandaram contribuições importantes que ainda estão no site.

Agora, nesta nova fase, queremos um site mais limpo, fácil de atualizar e, quem sabe, mais interativo. Isso ainda vou ver como consigo fazer… Enfim, a participação dos parceiros de todo o Brasil ainda é muito importante, pois sozinho ninguém faz nada. Nem trilha!

Estamos em novo host, utilizando o WordPress e querendo acertar rapidamente. Mas, claro, isso não vai ser fácil e vão aparecer muitos erros e inconsistências, para os quais conto com o apoio de sempre.

Então… Bem Vindos ao novo Planeta Buggy!

Beco