Glaspac – Clássico #1

O Buggy Glaspac é considerado pelo Planeta como o “Clássico dos Clássicos“. Foi o primeiro buggy construído no Brasil e utilizou, mesmo que copiando, o design revolucionário de Bruce Meyers, que é cultuado em todo o mundo. 

A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, como uma das pioneiras na produção de artigos de fiberglass. Donald é um paulistano que viveu algum tempo na Inglaterra, onde conheceu de perto a utilização deste novo material. Nos primeiros tempos, a Glaspac fabricou peças para onibus e caminhões da Mercedes Benz.

 A história da Glaspac nos buggies, ocorreu em 1968, quando um amigo de infância de Donald, Gerry Cunningham chegou da Inglaterra com a idéia de produzir buggies sobre plataforma de fusca, que já haviam desembarcado na ilha bretanha, depois de um grande sucesso na Califórnia, com a criação genial de Bruce Meyers.

Existem algumas informações desencontradas sobre a licença que a Glaspac teria tido para copiar o Manx, aqui no Brasil. A Enciclopédia do Automóvel (Editora Abril) fala que houve esta autorização. O Manx Club, em contato através de email, diz que Bruce Meyers não se lembra de ter dado tal autorização e uma reportagem da 4Rodas fala que eles fizeram as formas a partir de um modelo em escala do Manx. É interessante notar que eles modificaram os paralamas traseiros para cobrir as rodas maiores e fizeram pequenas alterações no capô.

Planeta Buggy - Publicidade Glaspac

Um dos primeiros anúncios da Glaspac, mostrava as sinaleiras de fusca sobre os paralamas dianteiros. opcionalmente, estas sinaleiras eram substituídas pelas do Karman Ghia (ou do jipe, mais barata), à frente dos paralamas.

A lateral esculpida, que aparece nos anúncio ao lado, somente apareceria em 1972. Até então, a lateral acompanhava o “estilo Manx”, sendo uma peça de fibra próxima da carroceria, com grandes abas nos para-lamas e o nome Glaspac (enorme) em alto-relevo, como mostra o folder anterior.

Observe que o anúncio abaixo já mostra o buggy sendo fabricado pela Tander Car, com a alteração nos anúncios da Glaspac, o que demonstra que o negócio foi fechado com todos os ativos. A Tander Car também tentou a fabricação de uma picape baseada no buggy, mas não encontrou muito sucesso. Enquanto isso, a Glaspac entrou em mais algumas idéias no ramo automobilístico, com a construção de uma réplica do AC Cobra, considerada uma das melhores feitas no mundo! Mas isto não é assunto para o Planeta…
Planeta Buggy - Publicidade buggy Glaspac anos 70

No antigo site do Planeta, tem vários Glaspac, inclusive o “Velho’73”. Confere por lá!

Arquivos

Categorias