Filtro de óleo no boxer do Fusca

O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.

Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.

 

Filtro de óleo no Fusca - Bomba dupla com saída para filtro de ar ou radiador
Bomba de óleo com circulação externa - Empi

Filtro de óleo no boxer do Fusca

O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.

Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.

Que peças precisamos para o filtro de óleo no boxer, com montagem externa?

Em primeiro lugar, claro, uma bomba de circulação externa. Existem alguns modelos importados (Empi) e nacionais (Schadek). Não importa a origem, o resultado é o mesmo. Estas bombas têm um tamanho de engrenagem um pouco maior, para dar mais pressão e compensar o trajeto maior do óleo.

Depois, precisamos de um suporte para o filtro de óleo. Existem modelos no Mercado Livre e é possível até instalar algum de outros carros. Questão de ver se as conexões são iguais e se tem como fixar em algum ponto do buggy.

Após escolher o espaço onde ficará o filtro (o mais próximo possível da bomba), é só medir e colocar as mangueiras de alta pressão para permitir a circulação do óleo.

Verificar quanto a vazamentos e pronto!

Quer ver um pouco mais sobre mecânica e outras coisinhas para fazer no buggy? Clica aqui!

A galeria a seguir mostra o local onde será instalada a bomba dupla e o suporte do filtro de óleo, a ser fixado em alguma parte da carroceria, o mais próximo possível da bomba, para reduzir o tamanho das mangueiras.

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jairo person

Eu recomendo mangueiras tipo aeroquip. Já usei as normais, sem proteção e ressecaram com o tempo. Como o trajeto da bomba até o filtro é curto não custa muito mais que as tradicionais.

jairo person

Mangueiras prensadas, faz na propria revenda das mangueiras. vou tirar fotos.

jairo person

como faço para anexar fotos?