Recados do Buggyman #7 – Buggy deve ter motor traseiro?
Dune Buggy dos anos 50

Recados do Buggyman #7 – Buggy deve ter motor traseiro?

Buggy deve ter motor traseiro?

Alô Buggistas!

Buggy deve ter motor traseiro? Esta semana rolou uma pesquisa no grupo do Facebook, sobre qual deveria ser o estilo da motorização de um bugue. Nada sobre qual motor, mas a posição do motor e o tipo de tração adequado para um veículo ser chamado de buggy. Até o momento, 70 participaram e apenas três divergiram do resto dos participantes. Portanto, de acordo com os buggistas do Planeta, um buggy deve ter motor traseiro e, obviamente, tração traseira.

Não é surpresa, claro, mas é uma definição necessária, pois muitas novidades se apresentam como buggies sem ter esta configuração. E o Planeta Buggy não é um purista, pois admite até motores de refrigeração líquida mas nunca, nunca mesmo, um motor dianteiro!

A primeira parte da definição de buggy, na opinião dos planetários, portanto, está concluída. Buggies devem ter motor e tração traseiros. Eventualmente, até podem ser admitidos tração 4×4, mas sempre com motor traseiro.

Você discorda desta definição? Coloca nos comentários abaixo tua ideia e vamos discutir um pouco mais sobre isto. O Planeta considera motor central como traseiro também. Quer dizer, aquela montagem com o motor à frente do eixo traseiro, como nos carros da Fórmula Vee, pode ser considerado motor traseiro.

Por que buggy deve ter motor traseiro?

A explicação para isso é óbvia. Para transitar nas dunas, a concentração do peso deve estar na traseira, para proporcionar tração suficiente. Nos primórdios da diversão automotiva em dunas, na década de 50 do século passado, os americanos divertiam-se com chassis encurtados, enormes motores, uma suspensão dianteira avançada e os bancos sobre o eixo traseiro. Era a primeira tentativa de colocar mais peso na parte traseira e aliviar o peso da dianteira.

Não existiam pneus para areia? Usa-se aros duplos! Estes eram os buggies que fascinaram Bruce Meyers e o levaram a criar um ícone da época e um conceito existente até hoje.

A foto a seguir está em um site muito interessante, que reúne buggistas que curtem este tipo de Dune Buggy. Trata-se do Old School Buggies, que não é um clube, mas uma organização que promove eventos e diverte-se com estilo!

Buggy deve ter motor traseiro? Os buggistas dos anos 50 tentavam chegar no equilíbrio perfeito.
Dune Buggy dos anos 50

O Planeta Buggy também não é um clube, mas tem um agitado grupo no Facebook, para que os buggistas brasileiros sintam-se à vontade para saber das novidades. Entre no grupo e participe! Assim, você poderá votar na próxima pesquista e participar da montagem da definição do Dune Buggy perfeito.

O Planeta Buggy também tem uma página no Facebook, com alertas para as atualizações daqui e com alguma coisa inédita, que não vai estar por aqui. Até o momento, tem pouco mais de 1.300 seguidores. Para incentivar o webmaster a continuar trazendo novos conteúdos sobre bugues, aparece por lá e curte a página!

Por que o Planeta Buggy varia a grafia do termo, usando Buggy e Bugue?

Ficou curioso com a variação dos termos “Buggy” e “Bugue”? Esta foi outra pesquisa que o Planeta Buggy fez no Facebook, que acabou empatada. O termo Dune Buggy é o termo original e também está presente na língua portuguesa, assim como Bugue. Então, respeitando o desejo dos planetários, o Planeta Buggy vai usando os dois termos, alternadamente, embora prefira o termo original “Buggy”. Afinal, “Planeta Bugue” ficaria bem estranho, não é mesmo?

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments