Buggies Brasileiros

O Brasil, com a imensa costa que possui, deveria ser um local de carros abertos mas, por algum estranho motivo, as montadoras brasileiras muito pouco investiram em carros conversíveis e, menos ainda, em carros divertidos.

Mas alguns empreendedores teimosos fizeram a história do buggy ser especialmente forte. Digo teimosos, pois sempre foi muito complicado ser um empresário neste país, com dificuldades de toda ordem, desde o desenvolvimento do produto até seu registro e comercialização. Nos últimos tempos, estas dificuldades aumentaram ainda mais, mas ainda temos gente trabalhando duro no setor. Parabéns a estes abnegados!

Para começar a falar dos buggies brasileiros, foi montada uma estrutura de tópicos, os Clássicos, os Extintos e os Atuais.

A história do buggy brasileiro começou com modelos no estilo californiano, tradicional. Mas, logo em seguida, um dos maiores designers brasileiro, Anisio Campos, desenhou um dos mais clássicos, o Kadron Tropi, que inovou no estilo e foi montado na fábrica da Puma, em São Paulo.

Banner Planeta Buggy

Clássicos do Planeta

O Planeta fez esta classificação de maneira muito empírica. Aparentemente, foi aceita pela maioria dos bugguistas. Em um primeiro momento, apenas foram considerados os de estilo californiano, como o Glaspac, mas o Brasil tem suas peculiaridades e depois foram incluídos os mais importantes na história bugguista nesta categoria. Quer conhecer os Clássicos do Planeta? Clica na imagem!​

Banner Planeta Buggy

Buggies Atuais

Por incrível que pareça, ainda existem fabricantes de buggies no Brasil. Com uma feroz burocracia que apenas privilegia grandes montadoras, ser um empresário neste setor é algo que impressiona.​ Para conhecer quem está no mercado, clica na imagem acima.

Banner Planeta Buggy

Buggies Extintos

Nas décadas de 70 e 80, existiram muitos fabricantes de buggies no Brasil. A impossibilidade de importar carros, a relativa facildade de registrar veículos artesanais (ou quase) e um mercado sedento por veículos interessantes, fizeram uma grande festa no mercado nacional. Esta é uma a listagem que nunca ficará completa, pois existiram fabricantes que fizeram menos de uma dezena de unidades. Nesta listagem, está o que chegou até o Planeta​. Conheça os buggies que já fizeram - e ainda fazem - a alegria de muitos. Clica na imagem acima.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Arquivos

Categorias