Bomba de combustível manual
Bomba utilizada para a linha de combustível

Bomba de combustível manual

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  • Post published:22/06/2019
  • Post category:Mecânica
  • Post comments:5 Comentários
  • Post last modified:18/09/2019
  • Reading time:3 min(s) read

O problema – O motor do buggy parou.

Esta semana, pifou a bomba de combustível do Velho’73. Carro que fica parado muito tempo, acaba tendo problemas de toda ordem. Quando foi sair, funcionou um pouco e apagou o motor, dando sinais de falta de gasolina. Mas estava com meio tanque. Logo, deveria ser a bomba. Em situação normal, é fácil saber se foi a bomba. É só tirar o cainho do carburador, virar o motor de arranque e observar. Se sair combustível, a bomba está boa, caso contrário, ela é o problema, desde que tenha combustível no tanque.

A Solução – Uma bomba de combustível manual

Felizmente, desta vez foi ainda mais fácil identificar o problema. Ano passado, foi instalada uma bomba manual de borracha na linha de combustível do boxer. A coisa funciona apenas em um sentido (a flexa indica) e não oferece resistência à passagem do combustível quando não é acionada. Este tipo de bomba é também chamado de “pera” ou”bulbo” e é utilizada em barcos com motor de popa. Esta foi comprada no AliExpress e é de 6mm.

O que se faz normalmente, em um motor parado muito tempo?

Acontece que, com o buggy parado muito tempo, a cuba do carburador acaba ficando vazia e a linha de combustível também. Então, para ligar o buggy, era preciso tirar o filtro de ar e colocar um pouco de gasolina no carburador (o célebre “traguinho”). Uma mão de obra grande, que acabava fazendo com que ele ficasse ainda mais tempo parado! Claro que nunca tinha gasolina em uma garrafa por perto, então tinha que retirar do tanque…

Então, com esta bomba de borracha – facilmente encontrada em lojas náuticas – o problema está superado. É só bombear até a cuba ficar cheia, até encontrar resistência. Desta forma, foi possível bombear o suficiente para manobrar dentro da garagem, depois de arrastá-lo com outro carro. E confirmar que o problema era mesma a bomba de combustível (a “oficial”).

Fica a dica para os que não fazem uso diário do buggy. Antes disso, a ideia era colocar um reservatório com bomba elétrica, do tipo que é usado em veículos flex. Um investimento maior e uma instalação bem mais complicada que esta. Por enquanto, está bem, sem demonstrar ressecamento ou dificuldades de operar.

A propósito, foi trocada a tal bomba de combustível (a oficial) e foi um serviço muito simples, já que ela é presa apenas por dois parafusos. Único cuidado que o Planeta recomenda em qualquer troca de peça que exige a retirada de parafusos, é que tanto no soltar quanto no apertar, a coisa seja feita de maneira gradativa, alternada, para não causar empenamentos na peça. E sempre troque a junta.

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Filipe

Bom dia. Como faço pra adquirir este produto. Meu wpp 32 984888383

Carlos Kadron Seixas

Excelente dica, obrigado!

[…] Esta bomba é excelente para buggies que ficam muito tempo parados. Veja esta página! […]

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