Adeus, amigo Bugólatra

José Evilásio Gomes Chaves, Bugólatra nos foruns do Planeta dos quais era moderador, Vila para muitos, amigo e parceiro para todos.

Vila deixou-nos hoje, depois de um tempo hospitalizado. Os que o conheciam pessoalmente, atestam que era um cara de opiniões fortes, mas equilibrado e um grande parceiro. Acompanhou o Planeta Buggy praticamente desde o início, sempre contribuindo muito com qualquer um que manifestasse dúvidas sobre buggies e motores. E, no Planeta, sempre foi muito benquisto e amigo, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente.

A lição que ele nos deixa, é: aproveitem a vida. É curta, é fugaz e deve ser vivida com muito amor, empatia e diversão.

O lema do Planeta, desde muito tempo, tem sido Carpe diem, quam minimum credula postero (aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã).

O Planeta presta esta singela homenagem a um legítimo Planetário, um buggista de qualidade, um parceiro de verdade.

Recados do Buggyman #5

Estou em uma “Missão Impossível”, fazer com que o Planeta seja – novamente – um ponto de referência no mundo buggista brasileiro, como já foi.

“Sua missão, Beco, caso decida aceitá-la… vai ser trabalhar duro para que isso se torne realidade”. E é o que tenho feito desde que coloquei a página neste novo formato. Mas não é um “sprint”, é uma maratona, temos que ter fôlego para chegar a, digamos, umas 200 visitas diárias, bem menos do que o Planeta já teve em outros tempos, muito mais do que temos atualmente. A vida mudou, a internet mudou e as redes sociais apropriaram-se do tempo das pessoas. Mas, mesmo assim, acredito na importância dos sites, que mostram, através das suas páginas, coisas que não encontramos – ou são bem difíceis de encontrar – nas redes sociais, efêmeras e ágeis…

Enquanto isso, vamos explorando também as redes, para trazer movimento para cá. Mas… será que está valendo a pena? Será que esta página ainda tem público que justifique o esforço? Talvez sim, talvez não. Por enquanto, eu gosto de fazer isso. Vamos ver como estaremos até o final do ano. Teremos as 200 visitas diárias por lá?

Bomba de combustível manual

Esta semana, pifou a bomba de combustível do Velho’73. Carro que fica parado muito tempo, acaba tendo problemas de toda ordem. Paciência…

Mas desta vez, pelo menos, foi fácil identificar o problema. Ano passado, instalei uma bomba manual de borracha na linha de combustível do boxer. A coisa funciona apenas em um sentido (a flexa indica) e não oferece resistência à passagem do combustível quando não é acionada.

Com o buggy parado muito tempo, a cuba do carburador acaba ficando vazia e a linha de combustível também. Então, para ligar o buggy, era preciso tirar o filtro de ar e colocar um pouco de gasolina no carburador. Uma mão de obra grande, o que acabava fazendo com que ele ficasse ainda mais tempo parado!

Então, com esta bomba de borracha – facilmente encontrada em lojas náuticas – o problema está superado. É só bombear até a cuba ficar cheia, até encontrar resistência. Desta forma, foi possível bombear o suficiente para manobrar dentro da garagem, depois de arrastá-lo com outro carro. E confirmar que o problema era mesma a bomba de combustível (a “oficial”).

Fica a dica para os que não fazem uso diário do buggy. Antes disso, a ideia era colocar um reservatório com bomba elétrica, do tipo que é usado em veículos flex. Um investimento maior e uma instalação bem mais complicada que esta. Por enquanto, está bem, sem demonstrar ressecamento ou dificuldades de operar.

Este pobre motor está sujo!

Buggueiro ou buggista?

Durante muitos anos, o Planeta referiu-se aos que gostam, curtem e têm buggies, como “buggueiros”.

Mas, como há uma categoria de profissionais que são os “buggueiros”, gente que sobrevive trabalhando com buggies, o Planeta começou a chamar os aficionados de “bugguistas”, um termo quase igual ao utilizado nos EUA, mas com o “u” para dar o som correto. O duplo “g” é para referir ao termo correto, “buggy”. Mas, mais recentemente, o Planeta percebeu que a melhor opção é “buggista” mesmo, já que o som de “buggy” é universal, ninguém irá confundir.

Ok, mas esta é uma ideia do Planeta ou tem algum respaldo na comunidade?

Como deve ser chamado um apaixonado por buggies?
  • Buggueiro 50%, 19 votes
    19 votes 50%
    19 votes - 50% of all votes
  • Buggista 50%, 19 votes
    19 votes 50%
    19 votes - 50% of all votes
Total Votes: 38
04/05/2019 - 23/06/2019
Voting is closed
© Kama

Recados do Buggyman #4

Estou para começar a página dos buggies atuais. Mas não tenho certeza de quais empresas ainda estão operando e quais modelos estão em comercialização. Então, por favor, informem dados de contato e que tipo de serviço cada empresa faz, quais são os planos para o futuro e qualquer outra informação que julgar importante. E fotos! Boas fotos, por favor! hehehe

Desde que comecei a fazer esta página, que no final do ano completa 20 anos, tenho percebido que o buggy ainda tem espaço no mercado, mas os empreendedores sofrem bastante com a burocracia e as demandas legais. Ok, todo veículo tem que cumprir as regras determinadas, mas os pequenos fabricantes são tolhidos em muitas coisas, enquanto as grandes montadoras estão sempre com algumas vantagens à frente. O Planeta reconhece o trabalho destes fabricantes e abre este espaço para divulgação dos produtos e serviços. 

O Planeta também sabe das dificuldades que muitos clientes acabam enfrentando quando da compra de seus veículos, mas este não é o espaço adequado para esta discussão. O Planeta Buggy é um site de entretenimento e não representa nenhum destes fabricantes, não se responsabilizando pelas informações ou negócios entre as partes.

Concluindo, um final de semana é muito melhor aproveitado dentro de um buggy!

Cambão – usos e tipos

Buggy acoplado com segurança
Buggy acoplado com segurança - Fotos Amadeu

Em 2001 o Planeta elaborou uma página sobre cambão, como usar, como dirigir com um, as leis que existiam à época e tudo mais. De lá para cá, muita coisa acabou acontecendo. O que era quase um desconhecido, passou a ser um parceiro de aventuras e até um parachoque definitivo em vários modelos de buggies.

Mas tudo evolui e o Planeta, em sua nova casa, montou uma página sobre cambão, mostrando o que a lei permite, o que a lei proibe, quais os tipos de cambão mais utilizados atualmente. Claro que todas as páginas do Planeta são suscetíveis a mudanças, principalmente se alguém encontrar algo errado ou se pode ser melhorada.

Então, nos comentários abaixo, podes colocar tuas dúvidas e tuas contribuições, caso deseje. Como sempre, sugestões acatadas terão a fonte registrada!

Ao trabalho, planetários!!!!

Veja como a página ficou: https://planetabuggy.com.br/wp/cambao-tipos-e-usos/ e volte aqui para dar sugestões!

Visita a página antiga http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/cambao.htm

Foto do Mês – Maio de 2019

As cinco fotos que foram apresentadas pelos planetários para concorrer à Foto do Mês encontram-se a seguir. Todas muito boas e merecedoras da distinção, mas apenas uma foi a escolhida!

O resultado da votação, que teve 69 votos, foi o seguinte:

Foto 1 – 41 votos

Foto 5 – 10 votos

Foto 3 – 7 votos

Foto 4 – 6 votos

Foto 2 – 5 votos

Bugre II para reforma
Foto do Mês - Maio de 2019 - "À espera de um milagre" - Tiago Barba

Forum

Os fóruns do Planeta Buggy

Forumeiros

Este foi um forum que durou bastante tempo. Mas tem dois problemas sérios. O primeiro deles, é que as fotos desaparecem depois de algum tempo e, pior, tivemos tópicos inteiros que sumiram. O outro problema é que o sistema não permite migrar para outro provedor, pois eles não disponibilizam o banco de dados. 

Forum do Planeta Buggy

Este que estamos inaugurando, é hospedado no mesmo provedor do Planeta, de maneira que temos maior controle sobre ele. Ainda está sendo ajustado, mas parece que vai suprir nossas necessidades. Isso, se este tipo de mídia social ainda consegue sobreviver…

Então, vamos permanecer com os dois, para que o primeiro sirva de fonte de consulta eventual e o novo seja… o novo! Os links estão ali em cima (foruns) e também nos títulos deste post.

Bom divertimento

Beco

Itens obrigatórios

Hoje colocamos no site uma página com uma compilação das portarias que dizem respeito aos equipamentos obrigatórios em veículos e, claro, em buggies. Com algumas sugestões de como fazer. A página foi toda montada com o auxílio de muitos parceiros do grupo e da página do Facebook do Planeta Buggy.

Dá uma olhada. E, se tiver algo que não esteja de acordo ou faltando, coloca nos comentários!

Clica aqui ou vai no menu ali em cima em Mecânica, Manutenção…

As várias faces do Planeta

Nestes quase 20 anos de estrada, o Planeta já teve muitas caras. Algumas delas estão aí a seguir, mostrando que estamos sempre renovando!

Para os saudosistas se lembrarem.