Suspensão IRS no Buggy/Fusca – como pode ser feita?

O que é uma suspensão IRS?IRS é a sigla para "Independent Rear Suspension" ou, em português, "Suspensão Traseira Independente", que foi utilizada no Brasil pela Variant II e pela Kombi. Claro que a suspensão tradicional dos nossos buggies (derivados de Fuscas) é a "Swing Axle", que significa algo como "Eixo em Balanço" ou eixo flutuante. O diferencial é fixo e os semi-eixos flutuam. Também é independente, mas como tem articulação apenas no lado da caixa, as rodas acompanham o movimento "swing", que faz com que elas se mostrem "abertas" ou "fechadas", de acordo com a posição do sistema. Se você quiser um buggy alto, com o sistema "swing axle", vai ficar com…

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Suspensão de Kombi no Buggy/Baja

Suspensão de Kombi no Buggy ou no Baja Bug?Esta é uma discussão constante no fórum do Planeta Buggy e nas redes sociais. Existem prós e contras este tipo de adaptação. Vamos ver um pouco sobre isso.Uma das características da suspensão original do Fusca e, consequentemente, da maioria dos buggies brasileiros, é que as rodas acompanham o eixo em seu trabalho. Ou seja, Buggy elevado, rodas "fechadas". Buggy rebaixado, rodas "abertas".O câmber altera-se de acordo com a altura da roda em relação à caixa de mudanças. O sistema do Fusca "swing axle" tem articulação apenas no lado da caixa.Alguns modelos air cooled da VW, como as Kombis mais novas e a Variant II,…

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Tanger Cabriolé 1991 – Um carro de uso! – André Luiz

Tanger Cabriolé do André Luiz R. Filho de Araruama/RJ A Garagem do Planeta apresenta o Tanger Cabriolé do André. Apesar do estilo jipe, é um buggy, pois tem todas as características de um buggy, começando com a mecânica do Fusca. A Tanger foi uma empresa que desenvolveu alguns produtos bem interessantes, sendo este modelo um dos mais característicos e interessantes. Mas também fabricaram um "calhambeque" e outros modelos. Para saber um pouco mais sobre a Tanger, visita a página da Lexicar. Folheto da Tanger - Jipe Redaj A Tanger fabricou um mini carro com nome de Redaj, seguindo uma tendência da época, quando vários fabricantes de buggies fizeram seus "utilitários". Tanger Cabriolet…

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Reforma do Buggy Abais – Fantástico!

Reformas de Buggies O Planeta Buggy inaugura - neste novo espaço - uma área para mostrar reformas de buggies. Esta primeira intervenção veio do Ricardo Torres, com a reforma do Buggy Abais que está na Garagem do Planeta. O Ricardo é um dos mais antigos planetários e sempre contribuiu com sugestões, fotos e informações sobre buggies em geral. Acompanhe a segunda reforma do Buggy Abais do Ricardo e inspire-se para reformar o teu! Tem detalhes da primeira reforma no site antigo do Planeta (o "museu" do Planeta Buggy!) O Ricardo apresentou esta reforma em 2013 e autorizou o uso pelo Planeta Buggy naquela época. Demorou, mas aqui está! Valeu, Ricardo! Texto e fotos -…

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Cáster do Buggy – Conhecendo e regulando em casa.
foto: Arquivo BRM Buggy - BRMs no Caribe

Cáster do Buggy – Conhecendo e regulando em casa.

Caster do Buggy - o que é? Caster é o ângulo formado pelo pino mestre da roda dianteira em relação ao solo. Nos Fuscas, este ângulo é bem próximo de zero e o projeto explica isso. É um carro projetado para andar em baixas velocidades, ter uma direção relativamente leve e nunca pensaram que poderia ser rebocado com um cambão... Com estas características, ao ser encurtado, ter suspensões com diferentes alturas, rodas enormes na traseira, o projeto original deixou de ser atendido e os problemas começam a acontecer. Estamos falando dos buggies tradicionais, feitos com chassi do Fusca, claro. Estes problemas de caster foram percebidos há bastante tempo e corrigidos nos chassis…

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Buggy Abais – Ricardo Torres
Com uma equipe dessas, é barbada!

Buggy Abais – Ricardo Torres

A Garagem do Planeta apresenta o Buggy Abais do Ricardo TorresA Garagem do Planeta apresenta o Buggy Abais do Ricardo Torres.  O Buggy Abais foi fabricado em Sergipe e tem um estilo mais suave que os tradicionais nordestinos e usa o chassi VW. Mas vamos deixar o Ricardo falar do buggy dele.Aproveita e visita a Garagem do Planeta para conhecer, em detalhes, outros belos buggies!Como Nasceu o Amor por Buggies Quando garoto eu tive a oportunidade de, por várias vezes, ajudar meu tio a cuidar de seu buggy Toy, vermelho Grená, comprado em forma de kit e montado por ele mesmo com todo capricho. As imagens daquele carrinho ficaram sempre em minha…

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Análise do EMIS
Emis cearense do Evilásio, nosso eterno "Bugólatra". Faróis de Fiat 147.

Análise do EMIS

Um pouco de história Nossa análise do Emis começa em 1980, no Rio de Janeiro, quando o empresário Eduardo MIranda dos Santos resolveu desenvolver seu projeto de buggy. Paulo Renha, o engenheiro que desenvolveu o triciclo Renha e o "Formigão", projetou o chassi do Emis, completamente diferente do que existia até aquele momento, mas mantendo o mesmo estilo do chassi do Fusca, em forma de túnel. No logo original do Emis, o pingo do "i" é o logo da Renha. Logo original do Emis O Triciclo Renha, projetado e fabricado por Paulo Renha, tem linhas que lembram a carroceria do Emis, principalmente na traseira. E ali está o logo dele, no encosto.…

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Emis Carioca – Márcio Glielmo

A Garagem do PlanetaA Garagem do Planeta apresenta o primeiro Emis a ocupar um de seus boxes virtuais. E um Emis tradicional, feito pela fábrica carioca, em 1984. Acompanha a história deste belo buggy, nas palavras do próprio Márcio.Buggy Emis Carioca 1971/84Sim, 1971/1984. Explico. A Emis foi uma fábrica de buggy no Rio de Janeiro da década de 80 que produzia um buggy diferente, mais baixo, mais esportivo.O feliz futuro proprietário podia escolher duas formas de encomendar seu brinquedo, completo com chassi tubular fabricado pela própria Emis ou levar qualquer VW com mecânica “a ar” para transformação. Pois foi essa a opção escolhida pelo primeiro dono do meu buggy. A partir de…

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Análise do BRM M3
Pequeno capô do motor

Análise do BRM M3

Os Buggies Clássicos do PlanetaA Análise do BRM M3 está sendo apresentada pelo Planeta Buggy, porque ele é um dos Clássicos do Planeta.O Planeta Buggy tem uma classificação muito própria de quais são os buggies clássicos brasileiros. É uma classificação que está sujeita a alterações ao longo do tempo, sempre que houver convencimento de que existem mais buggies que merecem ser considerados como Clássicos do Planeta. A BRM - Um Pouco de História Em 1969, quando os buggies apareceram no Brasil, Roberto Oscar Martini e outro sócio, montaram a BRM Buggy Rodas e Motores Ltda. Instalava-se em São Paulo uma das mais tradicionais empresas de buggies no Brasil, inicialmente  para montar buggies a partir…

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Anti-Furto no Buggy
Esquema da trava Veronezzi

Anti-Furto no Buggy

Anti-Furto no BuggyUma das situações que mais apavora um buggista ou bugueiro, é o furto de seu buggy. O Buggyman já passou por esta situação e só foi salvo por um dispositivo que deixava a alavanca de mudanças presa na primeira marcha. Depois de algumas quadras, o ladrão desistiu de andar com um carro gritando em primeira marcha...Como evitar um furto?É muito difícil evitar o furto de um carro, qualquer carro. O que podemos, é dificultar a vida do vago, o máximo possível. Carros com mecânica Fusca são visados para desmanches e, portanto, não são exatamente muito valorizados. Logo, os vagos que furtam este tipo de carro são menos profissionais que aqueles…

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