Buggy Eqqus de Fortaleza-CE

Buggy Eqqus de Fortaleza-CE

O Buggy Eqqus

O Equus foi fabricado em Fortaleza-CE, por uma empresa chamada Vendetta, de 86 até 96. Tinha dois modelos: o Maxxis e o Future II, sendo o primeiro mais caro e com uma característica interessante. Na dianteira, um suporte diferenciado para o quadro da suspensão, fazia a montagem do tanque entrar um pouco no habitáculo, roubando um pouco do espaço ali.  O Planeta gostaria de ter fotos do chassi mostrando esta característica.

A Empresa também fabricou um modelo específico para o mercado do Rio Grande do Norte, o Uniko, muito parecido com o Selvagem.

Em novembro de 2003, o proprietário da empresa, Sr. Jovino nos informou que ainda comercializava os kits de buggies para quem estivesse interessado. Fez isso porque constava nos “buggies extintos” da antiga página do Planeta Buggy.

A comunicação dele: “há afirmação que o buggy “Equus” não mais se fabrica, não é verdade. O que acontece, atualmente, é que o buggy está muito caro para se fabricar, não encontrando mercado suficiente a pagar o preço, visto que se encontra buggy ao preço de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em excelentes condições, enquanto que só o “kit” pintado custa R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), porém em havendo interessado, nós continuamos a fabricação, mais detalhe Fone 0xx852799009, com Jovino, abraço”.

Infelizmente, o Sr. Jovino faleceu e não temos mais informações sobre a fabricação destes kits. Deixamos os preços ali, só para comparação e para ver o quanto a inflação nos bateu neste período.

O Nil também deu alguma informação sobre o Eqqus: “O Equus foi um dos buggys mais vendidos no começo da década de 90, tinha até propaganda na revista 4rodas. Infelizmente, perdeu prestígio pelo simples fato de vender muitos kits a revendas de automóveis que, por sua vez, compravam uma Brasília velha com motor kengado, montavam os buggies e vendiam como carro do ano (isto também aconteceu com o Buggy Marinas). Era comum se ver um buggy desses 0k no prego pelas ruas de Fortaleza. Isso contribuiu ainda mais para valorizar a marca Fyber que só vendia o carro 0k”.

A publicidade a seguir estava no site da Lexicar em novembro de 2020.

Buggy Equus, de Fortaleza-CE - Publicidade de época

Equus Maxxi, Equus Future e Equus Uniko

Os três modelos de Buggy Equus, da empresa Vendetta, eram o Future II, o Maxis e o Uniko. Destes, os dois primeiros eram para o mercado cearense, enquanto o Uniko era para o mercado potiguar.

Como já foi dito, a preferência era pela venda de kits e não veículos prontos. Alguns foram feitos pela própria Vendetta, mas sempre com mecânica usada.

No folder a seguir, uma mala direta que a empresa enviava para seus prováveis clientes, mostrando seus kits de montagem.

publicidade3

Alguns Equus que o pessoal colocou na página do grupo no Facebook.

Os buggy Equus que estão no Planeta Buggy

A seguir, mostramos os que estavam no site antigo e mais os que chegarem depois. Se tens um Buggy Equus, manda detalhes pra gente, lá embaixo, nos comentários!

Buggy Equus Maxxi do Heyland

Montado sobre o chassi de uma Brasília, este Maxxi 1995 está na família do Heyland desde novo. O Heyland aprendeu a dirigir nele e depois ganhou-o do pai. Mas, como estava meio detonado, precisou reviver o carrinho, inclusive com novo motor AP.

Conheça os Buggies Brasileiros

O Planeta Buggy se dedica a preservar a história dos Fiberglass Dune Buggies fabricados no Brasil. O que temos está nesta página e no site antigo, que está sendo transferido aos poucos para cá.

Visita a página dos Buggies Brasileiros, aqui no Planeta Buggy!

Comenta, ali embaixo, o que achou deste modelo. E manda o teu para o Planeta!

Deixe uma resposta