mecânica - um pouco de tudo

Todo buggueiro gosta (ou deveria gostar) de mecânica. E uma mecânica como esta, com mais de 70 anos de projeto, é muito boa de se mexer, pois é extremamente básica e sem frescuras. Nada de complicadas "caixas pretas" e outras coisas. Vamos colocar no site, algumas tarefas que o buggueiro pode fazer em sua própria garagem, com ferramentas simples e que farão a diferença no desempenho de seu brinquedo. Ou, pelo menos, vai poder passar um pouco do tempo ocioso fazendo uma atividade anti-stress!

os assuntos

1 NUMERAÇÃO DE MOTOR BOXER - Billy Billy mandou para o Planeta uma tabela com as numerações do boxer e os anos/modelos de fabricação. Ficou fácil identificar a origem de teu motor!  
 
 
 
2 LUBRIFICANDO O CUBO DIANTEIRO - TROCA DE ROLAMENTOS E RETENTOR - esta "receita" foi colocada pelo Luizinho no Forum do Planeta. É bem elucidativa para os que querem - literalmente - "meter a mão na graxa"!  
     
3 REGULAGEM DE VÁLVULAS - aprenda a fazer você mesmo, um serviço que deve ser feito com cuidado, com o motor frio e com maior freqüência do que você imagina...  
     
4 REGULAGEM DO PONTO - um motor "no ponto" é muito mais econômico, potente e prazeiroso de conduzir. Leve seu buggy ao mecânico, ou faça em casa, mesmo! É simples!  
     
5 MARCHA LENTA EM CARBURADORES SOLEX - Boas dicas do Armando (Kadron), para regulagem de carburadores Solex, simples e dupla. Confira!  
     
6 Adaptação de um Weber 450 Miniprogressivo no motor boxer. Tutorial elaborado pelo Márcio SPO, com muitas fotos e tudo que é necessário para um serviço limpo e eficiente.  
     
7 FLUXO DE AR DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO - você sabia que o sistema de refrigeração do motor do fusca deve direcionar o fluxo de ar para os cilindros, não? o que talvez você não saiba, é que exitem alguns pontos onde este ar pode ser desviado de seu roteiro preferencial. Fique esperto!  
     
8 TROCA DA COIFA DA CAIXA - Vinícius conta como foi trocar em casa, mesmo, as coifas da caixa de seu Buggy. Passou um pouco de trabalho, mas conta as manhas para outros que queiram fazer este trabalho, economizando e curtindo um pouco mais seu carro.  
     
9 ELETRICIDADE EM BUGGIES - Este é um dos cuidados mais importantes no buggy: a eletricidade em carros de fibra sempre causam efeitos inesperados, quando algo está errado. Nesta página, mostramos um pouco de como pode ser feito o esquema elétrico de seu buggy.  
     
10 FREIO A DISCO NA TRASEIRA - Uma adaptação muito bem vinda e que custa um pouco em termos de materia, mas vale a pena! veja como foi feito este trabalho, clicando aqui, ou na foto. Atualizamos esta página em fev/2005, com informações e fotos mandadas pelo José Carlos. Confira as novidades! Em março de 2006, mais algumas fotos de freios a disco, desta vez remetidas pelo Zé, com um sistema interessante de controle seletivo.  
     
11 SUPORTE PARA MOTOR AP - esta página não pretende ensinar como colocar um motor AP em um buggy, mas mostrar um suporte que apoia o motor em seus coxins originais e dá uma melhor firmeza ao conjunto. Trabalho feito pelo Fábio, o mesmo dos freios a disco, acima.  
     
12 CONVERSÃO DE SWING AXLE PARA IRS - traduzimos um site norteamericano (com a devida autorização), sobre como fazer esta transformação: colocar uma suspensão do tipo da Variant II, em uma plataforma de Fusca. Detalhes da construção de um gabarito para conseguir locar corretamente os pivôs da suspensão IRS.  
     
13 DESCARGA 4X1 - A descarga do Velho´73, é baseada em um sistema desenvolvido pela Truck, de São Paulo, especialmente para os fuscas "speed", de corridas. Veja mais detalhes, clicando na foto ao lado...  
     
14 TABELA DE REGULAGEM DE CARBURADORES - Esta tabela é bem completa e foi remetida pelo Armando. Dá uma olhada!  
     
15 Mais uma dica importante, remetida pelo Armando (Kadron´70), para acertar o tamanho do cabo de embreagem, grande problema dos buggueiros.  
     
16 Cabio Jet - um acessório relativamente barato, que faz com que o curso da alavanca de mudanças fique bem mais curto. É aquela peça que está sob a base da alavanca (cor cinza). Custou-me R$ 50,00 e é fabricada pela BugPack (USA), vendida pela Black Flag, em Porto Alegre e Ancona em SP. A instalação é simples: tira-se o conjunto da alavanca, coloca-se uma peça auxiliar sobre a calota da alavanca e este espaçador. Daí, é só colocar os novos parafusos (mais compridos) e pronto! Clica na foto, para ver a embalagem da peça.  
     
17 Levantar, abaixar, alargar... nossos colaboradores estão preparando vários textos explicativos de como alterar a suspensão dos buggies, bajas e fuscas. Clica aqui, para ver o que já tem por lá... Colocamos um tutorial sobre a colocação da suspensão catracada no quadro do fusca.  
     
18 Um verdadeiro manual do motor boxer, de autoria da própria VW! São 14 páginas mostrando todo o motor, desmontagem, montagem, regulagens, especificações...  
     
19 Uma reportagem que tem um pouco de tudo para consertos emergenciais em motores de fusca. Vale a pena ler e imprimir! Revista Automotor, remetida pelo parceiro Ivan, de Itajaí/SC  
     
20 FREIO SELETIVO - Jorge Vila ensina como fazer o freio seletivo mecânico e o hidráulico. Substitui o bloqueio de diferencial, tão badalado das 4x4!  
     
21 FREIO SELETIVO 2 - Bráulio (Gurgel X12), mostra mais um pouco do sistema seletivo hidráulico. Muito bom! (faltam fotos, mas o texto é muito claro.  
     
22 EMBREAGEM TREPIDANDO? - Jorge Vila manda mais uma dica importante para buggueiros e fusqueiros em geral: o flexível da embreagem, que pode dar muita dor de cabeça...  
     
23 VÁLVULA SELENÓIDE - Esta adaptação vai impedir a entrada de gasolina no carburador, quando se corta a ignição.  
     
24 FERRAMENTAS ARTESANAIS - Uma ferramenta importante para o mecânico que gosta de saber como está seu motor: um relógio comparador de compressão dos cilindros! Esperamos que mais contribuições cheguem, para colocar mais ferramentas à disposição dos buggueiros.  
     
25 FILTRO DE ÓLEO NO BOXER! - Esta adaptação, feita e divulgada pelo Fabrinic, é uma excelente opção para melhorar o velho boxer. Veja os detalhes e fotos.  
     
26 Além do belo visual, esta caixa, do Baja do Fabrício, tem peças internas do Gol BX. Confira os detalhes!  
     
27 José Carlos, de Maceió, mandou-nos mais algumas informações sobre filtro de óleo no Boxer.  
     
28 ROUBOS/FURTOS Dificultando a vida dos ladrões. Alarmes, trancas e truques para evitar que seu buggy seja levado.  
     
29 Regulando a dupla carburação. Esquema simples e, aparentemente, eficiente. Contribuição do Lubisomem 01  
     
30 Trocando a bomba de combustível do boxer. Artigo de Kleytom Maia, com todas as dicas necessárias para fazer este serviço em pouco tempo, na tua própria garagem.  
     
31 Instalando um instrumento para controle da temperatura do óleo no boxer. Tutorial com muitas fotos e explicações, de autoria do Kleyton Maia.