De volta para casa...
Levantando a carroceria - "lift"
atualizado em 07/12/2003

Muitos buggies não foram construídos para colocar os grandes pneus Dune ou similares. Eles não têm espaço nos pára-lamas para isto existem algumas opções, como alterar o desenho dos paralamas (na própria fibra), levantar a suspensão ou levantar a carroceria.

Quase sempre os baja bug precisam um tipo de trabalho como este, porque ainda utilizam pára-lamas de fusca, mesmo que cortados. As fotos abaixo, mostram um levantamento radical de um Manx.

A foto auto-explicativa do "Cascão" do Ari, mostra como foi feito este serviço, em um buggy que não tem a plataforma de um fusca e sim um chassi próprio:
 

E buggies (ou bajas) com plataforma de fusca podem ser levantados com esta técnica:

Vinicius Cruz está fazendo um lift em um Kadron, para enfrentar trilhas. Repare nos detalhes desta técnica, utilizando-se de aço em perfil "U", com cortes para acompanhar o desenho do chassi do fusca. Este perfil está aparafusado nas laterais do assoalho, devendo ser aparafusado na carroceria. Como o fusca tem apoios na suspensão dianteira e traseira, deverão ser feitos suportes adequados para estes locais. Quando estiver montado, deverá mandar fotos do carro pronto.
Outra técnica, também utilizada pelo Vinicius Cruz, é uma estranha composição com blocos de madeira! Dá uma olhada nas fotos a seguir de depois, se quiser, visite a página do Baja dele, aqui no Planeta (clique aqui...)
A sequência abaixo, mostra o levantamento da carroceria do Velho´73, um Glaspac. A primeira foto mostra a carroceria sendo retirada do chassi. Após, como eu queria fazer uma pintura epóxi no chassi e alguns reforços, foi retirada toda a parte mecânica, o que não é necessário, se for feito apenas o lift. A terceira foto mostra o trabalho realizado na metalúrgica, para a colocação dos calços.
Esta outra sequência de fotos, mostra o trabalho já feito, antes de colocar a carroceria no lugar. Observe as setas mostrando onde foi feito o reparo. Na dianteira, sobre o "chapéu de napoleão" ou torpedo, foi feito uma peça em chapa de ferro, com o contorno exato e com 60mm de altura, que foi soldada no chassi. Nas laterais, um tubo de metalon com 60mm de altura foi colocado, para fazer o levantamento. Este tubo foi dobrado em uma dobradeira, sem fazer cortes. Na parte posterior do chassi, não foi colocado nenhum tipo de calço, pois não há sequer um parafuso por ali. Na reforma, foi fechado com fibra de vidro. (veja como...)
 
 
As fotos a seguir, mostram o trabalho quase finalizado. A frente ficou um pouco levantada demais, por causa do pequeno pneu aro 13 da dianteira. Enquanto o "caixa" não permite a compra de novas rodas e pneus, fiz um pequeno rebaixamento da suspensão dianteira - ela tem um sistema regulador tipo "Puma", com catraca. Todos os parafusos utilizados para a fixação da carroceria, são de aço inox, para melhor conservação - e são mais bonitos, com as cabeças polidas...
     
Eis o resultado final:
"Antes"
"Depois"
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